Iniciante

Agricultura familiar e seus desafios no Brasil

  • 0

Na Pré-história, ocorreu a descoberta da agricultura, mais precisamente no período neolítico, fato que mudou o modo de vida das pessoas que antes eram nômades e passaram a ser sedentárias, já que não precisavam mais se deslocar em busca de alimentos. Atualmente, um dos pilares de sustentação da economia brasileira é a agricultura, seja ela de exportação ou familiar, porém a última vem passando por inúmeras dificuldades ao longo dos anos, como a falta de incentivo dos governos e a a busca de novas fontes de renda pelos jovens, que estão deixando de cultivar a terra.
Em primeiro plano, com o aumento das taxas de urbanização muitas pessoas se deslocaram para as cidades em busca de melhores condições de vida, e assim, poucos indivíduos ainda encontram-se no campo. Os agricultores familiares enfrentam diversas dificuldades para cultivar o solo, e a principal é a falta de incentivos por parte dos governantes. Além disso, os insumos e mão de obra estão se tornando cada vez mais caros e escassos, respectivamente.
Ademais, os jovens, filhos de agricultores, estão deixando de seguir os passos de seus genitores e buscando no estudo uma nova fonte de renda, que seja mais lucrativa, afinal com o baixíssimo investimento na agricultura familiar, consequentemente, a vida no campo vem se tornando cada vez mais complexa.
Diante dos elementos supracitados, verifica-se a falta de estímulo por parte do governo para com a agricultura familiar, responsável pelo sustento de muitas famílias em todo o território brasileiro e também importantíssima para a economia do país. O Ministério da Agricultura, juntamente com o Estado, deve trazer maiores incentivos, como a isenção de alguns impostos para estas famílias que produzem alimentos e matéria-prima de que a população necessita. Além do mais, devem ser criados programas que estimulem a carreira dos jovens como agricultores e, também o governo em conjunto com os canais de mídia, podem criar campanhas que valorizem o trabalho árduo desta classe de trabalhadores.

Compartilhar

1 Correção

  1. Dá pra perceber que você entende sobre o gênero dissertativo argumentativo.
    Mas ainda lhe falta respertório para desenvolver melhor seus parágrafos. Não vi nenhum argumento de autoridade em seus desenvolvimento.
    Sua conclusão também não está completa. Para um conclusão detalhada é preciso responder as perguntas: quem? o que? como? para que? Você só apresentou as duas primeiras.
    C1: 200
    C2: 120
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 120
    Nota: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.