Adolescentes em conflito com a lei no Brasil

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Na obra “Jojo:Golden Wind”, do autor Hirohiko Araki, o personagem Narancia, um adolescente, abandona a escola em decorrência da negligência paterna e entra numa facção criminosa, iludido pela possibilidade de uma melhor condição de vida, mas acaba morrendo num conflito. Fora da ficção, é comum a existência de adolescentes em conflito com a lei no Brasil, conjuntura que reverbera devido a ausência parental na formação cognitiva e social do indivíduo e a evasão escolar. Logo, é indispensável o início de debates a fim de resolucionar tal entrave social.
Numa primeira instância, é válido postular o conceito de família na Sociologia(ciência que estuda o comportamento do ser humano na socieade), a qual a analisa como o primeiro contrato social de um indivíduo social, ou seja, é pioneira no quesito de construção do caráter e uma forte influência. Dito isso, o mal funcionamento de uma relação familiar afeta diretamente a formação de uma pessoa, pois interfere no seu discernimento social e cognitivo. Dessa forma, é possível relacionar a figura do adolescente infrator com a discussão, já que na ausência de uma estrutura familiar saudável, ele não possui alguém que o ensine a concepção de certo ou errado, situação que facilita a entrada desse grupo social no denominado popularmente “Mundo do Crime”.
Sob esse viés, a evasão escolar também é causa da infração legislativa juvenil. Ademais, vale citar a perspectiva do renomado Aristóteles sobre a educação. De acordo com a visão aristotiana, é ela que constrói o caminho para a formação da vida pública, além da manutenção do bem-estar social. Com isso, a evasão escolar interfere no convívio em sociedade, pois adolescentes infratores desviam lamentavelmente do caminho da vida pública dita por Aristóteles. Dessa maneira, o bem-estar social encontra-se ameaçado, uma sociedade formadada por indivíduos carentes de educação está fadada ao declínio.
Portanto,cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e o poder midiático brasileiro, induzir os adolescentes que já desistiram do ramo acadêmico voltarem à estudar, proposta realizada através da divulgação de progamas como o Supletivo( promove o término do ensino fundamental e médio para quem não teve a oportunidade de concluir) nas redes sociais e televisivas, com o objetivo de informar a população, em especial, os adolescentes. Além disso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem de propiciar campanhas educativas, as quais conteriam palestras sobre o papel da família na formação do adolescente, e instruir o acompanhamento familiar nos estudos. Desse modo, haverá a diminuição de casos semelhantes ao personagem Narancia, da ficção “Jojo:Golden Wind”.

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5 Correções

  1. Não sou Especialista!!

    1º parágrafo: repetição do termo ‘adolescentes’
    (você pode substituir por jovens, juventude ou menores de idade); a parte “[…] mas acaba morrendo em conflito” poderia ter sido excluída; num(a) é linguagem informal, favor trocar por “em um(a)”;

    2º parágrafo: erro de digitação socieade – sociedade; “[…] contrato social de um indivíduo social”
    “[…] e uma forte influência” poderia ter sido cortado;
    “já que na ausência de uma estrutura familiar saudável […]” – Ficou meio confuso! Poderia ter colocado: “Dessa forma, é possível relacionar a figura do adolescente infrator com a discussão, haja visto que/tendo em conta, na ausência de uma estrutura familiar saudável, não possui alguém que o ensine a concepção de certo ou errado, situação que facilita a entrada desse grupo social no denominado popularmente “Mundo do Crime”.”

    ([…] figura do adolescente infrator com a discussão, já que não havendo quem o ensine a ética social, sua entrada no mundo do crime é facilitada);

    3º parágrafo: “renomado (filósofo) Aristóteles”; “é ela que constrói” ambiguidade, substitua “a visão aristotiana” por “o pensador”; “da manutenção” de manter; “(visto que) uma sociedade formada por indivíduos carentes de educação está fadada ao declínio.”

    4º parágrafo: não há crase antes de verbo; “proposta realizada através […]” por meio de.
    ATENÇÃO: Cuidado com a crase antes do verbo!

    Cuidado com os pequenos erros, podem fazer você pontos atoa.
    Muito bom! Continue assim, espero ter ajudado. ;)

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  2. 1º parágrafo: repetição desnecessária do termo ‘adolescentes’ (você pode substituir por jovens, juventude ou menores de idade); a parte “[…] mas acaba morrendo em conflito” poderia ter sido excluída; num(a) é linguagem informal, favor trocar por “em um(a)”;
    2º parágrafo: erro de digitação socieade -> sociedade; “[…] contrato social de um indivíduo social” dois ‘social’ em uma mesma linha, você poderia ter retirado o último; “[…] e uma forte influência” poderia ter sido cortado; “já que na ausência de uma estrutura familiar saudável […]” essa parte ficou confusa… ([…] figura do adolescente infrator com a discussão, já que não havendo quem o ensine a ética social, sua entrada no mundo do crime é facilitada);
    3º parágrafo: “renomado (filósofo) Aristóteles”; “é ela que constrói” ambiguidade, substitua “a visão aristotiana” por “o pensador”; “da manutenção” de manter; “(visto que) uma sociedade formada por indivíduos carentes de educação está fadada ao declínio.”
    4º parágrafo: não há crase antes de verbo; “proposta realizada através […]” por meio de.

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  3. Não sou tão experiente ou especialista ainda, mas em uma breve análise vi que teve alguns erros de digitação (acontece, mas é bom evitar)
    A cráse antes do verbo, é uma regra proibitiva, no entanto foram erros mais técnicos, a história é bem bacana e seu texto prende a atenção bem, ficou ótimo. Espero ter ajudado.

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  4. 1º parágrafo: repetição desnecessária do termo ‘adolescentes’ (você pode substituir por jovens, juventude ou menores de idade); a parte “[…] mas acaba morrendo em conflito” poderia ter sido excluída; num(a) é linguagem informal, favor trocar por “em um(a)”;
    2º parágrafo: erro de digitação socieade -> sociedade; “[…] contrato social de um indivíduo social” dois ‘social’ em uma mesma linha, você poderia ter retirado o último; “[…] e uma forte influência” poderia ter sido cortado; “já que na ausência de uma estrutura familiar saudável […]” essa parte ficou confusa… ([…] figura do adolescente infrator com a discussão, já que não havendo quem o ensine a ética social, sua entrada no mundo do crime é facilitada);
    3º parágrafo: “renomado (filósofo) Aristóteles”; “é ela que constrói” ambiguidade, substitua “a visão aristotiana” por “o pensador”; “da manutenção” de manter; “(visto que) uma sociedade formada por indivíduos carentes de educação está fadada ao declínio.”
    4º parágrafo: não há crase antes de verbo; “proposta realizada através […]” por meio de.

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  5. Oi Natália. Tudo bem? Amei a sua redação, a forma como a introduziu e principalmente a sua criatividade ao utilizar uma ficção em um texto dissertativo -argumentativo. Além disso, conseguiu desenvolver e concluir a redação de forma objetiva, o que é muito importante para o ENEM. Gostei tanto da sua redação que vou usá-la como inspiração para as minhas. Tenho certeza que se continuar assim, conseguirá ser aprovada em breve. Um abraço, Mariana.

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