ADOLESCÊNCIA E O DESPERTAR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

  • 0

Na série estadunidense “The Fosters”, a adolescente Callie depois de ser adotada passa a lutar pelos direitos das crianças no sistema de adoção. Fora da ficção, apesar de muitos jovens estarem se envolvendo cada vez mais nas questões sociais, a maioria não se importa ou não sabe como exercer sua cidadania. Nesse contexto, fica lícito citar a falta de educação sobre seus direitos e deveres, bem como o crescimento em ambientes que não valorização estes como principal causa desse problema.

  A priori, muitos jovens não participam de atividades políticas como manifestações por não entenderem seus direitos e deveres ou acreditarem que tal ação não tem importância. De acordo com filósofo Kant, o ser humana seria o que a educação faz dele, seguindo o pensamento do autor, a falta de educação desses adolescentes sobre esse assunto os impede de entendê-lo e valorizá-lo. Assim, a educação seria o caminho para despertar a população na adolescência para o exercício de sua cidadania.

  Outrossim, de acordo com o sociólogo Durkheim, o fato social é uma maneira de agir e pensar influenciado pelo ambiente onde está inserido. Portanto, a falta de atenção dos jovens para as práticas cidadãs encaixa-se na teoria do autor, pois se uma criança cresce em um ambiente onde a cidadania não é valorizada, esta tende a repetir tal comportamento. Dessa maneira, o ambiente onde o indivíduo desenvolve-se teria influência sobre seus comportamentos, repetindo ações comum à seu convívio.

   Diante de tais aspectos, fica imperativo ao Ministério da Educação, junto ao Governo Federal, promover programas de ensino sobre política e cidadania que seriam oferecidos nas escolas por meio de palestras e aulas de sociologia, história e filosofia, tanto para os alunos quanto para seus responsáveis a fim de educá-los para o exercício de seus direitos e deveres na sociedade. Desse modo, tornando os adultos, adolescentes e crianças do Brasil mais conscientes assim como a personagem Callie.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Sua redação está muito boa, parabéns!

    O primeiro parágrafo está ótimo, porém não acho que ficou tão evidente sua tese. Apesar disso, sua redação foi muito bem redigida, com ótimos argumentos, citações, uso constante de conectivos e boa proposta de intervenção.

    Continue praticando, parabéns pelo esforço e dedicação.

    • 1
  2. Competência 1: 190 pontos
    Competência 2: 200 pontos (compreendeu muito bem a proposta de redação e aplicou varias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, com citação de série, filosófica e sociológica, respeitando a modalidade dissertativo-argumentativo)
    Competência 3: 200 (você conseguiu selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos de modo aproveitável em defesa de um ponto de vista)
    Competência 4: 200 (apresentou muito bem conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.)
    Competência 5: 200 (você apresentou o agente, a ação, o meio, e a finalidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Sua redação ficou excelente, parabéns, continue assim que você consegue a tão sonhada nota 1000 na redação hahah, abraço e boa sorte ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.