Iniciante

Adolescencia e o despertar para o exercício da cidadania

  • 0

meu parágrafo de educação havia ficado muito curto perto do outro então adicionei outro ponto de vista, não consegui expressar o que penso em relação a cultura, espero que me ajudem. Não fiz a conclusão porque acho mais fácil e também porque é melhor fazer depois que eu tenho definido qual é a minha tese, que ainda estou em processo na questão de expressar e organizar.

No livro 1984 de George Orwell, é retratado um futuro distópico em que o Estado totalitário contrata e manipula toda forma de registro histórico contemporâneo, a fim de moldar o pensamento  do público a favor dos governantes. Fora da ficção, o plano para moldar o ponto de vista das pessoas  ou deixar que ela não existe é realidade e afeta diretamente na educação de um todo mas principalmente dos adolescentes, em que não só a educação mas a cultura moldam adolescentes sem posicionamento, sem opnião.

A cultura deste século diz que quando criança se deve brincar, quando adolescente se divertir e estudar, para assim ser um bom profissional quando adulto. Em casa, política é coisa de adulto, a pergunta que fica é – a onde entra a adolescência e o exercício da cidadania na sociedade? O ato de refletir e defender pontos de vistas para que assim haja diferença nos diversos problemas deste mundo? Sim, o molde em os adolescentes foi colocado não inclui isso. É importante ressalta que ser um cidadão ativo, não se restringe a votar ou a buscar um cargo político, mas é fazer valer a sua voz dentro do Estado democrático de  Direito, ser um cidadão ativo é olhar  para sociedade e buscar solução para os problemas nela encontrados, estes são a criminalidade, a ausência de educação em alguns lugares do mundo, observar o que leva aquilo, é a pobreza? De que forma se pode ser soluncionado?

Por conseguinte, outro influenciador é a educação, afinal segundo Emmanuel Kant, a educação é a melhor arma para mudar o mundo, muda-lo para melhor, porém a falta dela apenas o destrói. Desse modo, sem a educação necessária acaba-se criando pessoas cômodas, cegas, sem opnião e consequentemente submissas a problemas que são necessários resolver na sociedade. Dessa forma, as escolas como portadores da educação, em geral, não influenciam a participação e posição dos adolescentes, um exemplo é a participação destes na política que segundo os dados do ano de 2018, do tribunal Superior Eleitoral, os jovens de 16 e 17 anos representam 0,95% do eleitorado brasileiro. Ademais, o instituto de ensino ensina a cerca de manifestações mas não ensina o valor de cada cidadão, que os adolescentes tem capacidade para se posicionar sobre questões, de que é necessário a introdução destes a cerca de problemas do mundo todo, problemas de economia, corrupção, saúde, criminalidade e consequentemente, a educação.

Por favor mostre os erros e maneira como eu devia pensar para resolver esses problemas pois estou tentando aprender… obrigada!

Compartilhar

2 Correções

  1. Tente evitar de repetir varias vezes a mesma palavra, use mais sinônimos, preste mais atenção ao sentido das frases, e aos erros de concordância.

    • 1
  2. C1: Procure estudar mais a gramática, você erra aspectos importantes, bem como vírgula, crase e concordância.

    C5 -você precisa deixar claro: o AGENTE, a AÇÃO interventiva e os MEIOS para isso. Faça o detalhamento da proposta de solução.

    Para uma melhor argumentação, tente utilizar 4 parágrafos, 1°apresente sua tese e em seguida o desenvolvimento 1 e 2, utilize mais dados estatísticos, não repita tantas palavras, OQUE VOCÊ DEFENDE PRECISA SER COERENTE E COMPROVADO.

    Utilize a conclusão de forma coerente, deixe claro o agente a a ação interventivas e os meios para isso!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.