Aprendiz

Adoção tardia no Brasil

  • 3

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) 40 mil famílias querem adotar, enquanto 5 mil das crianças que moram em abrigos no Brasil estão prontas para o processo de adoção. No entanto, a conta não fecha haja vista que questões de incompatibilidade de perfis e de ordem burocrática diminuem mais ainda o número de adoções.

Em primeira análise, é válido reconhecer como esse panorama supracitado é capaz de limitar o direito à convivência familiar e comunitária em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral, garantido pela Constituição Federal de 1988. Uma vez que, segundo o CNA, menos de 6% das crianças se encaixam no perfil desejado por 80% dos pais – bebês do sexo feminino de até 2 anos de idade, brancos, saudáveis e sem irmãos -, a maior parte dos menores não são adotados e chegam a maioridade com seu psicológico afetado após todas as rejeições sofridas em sua infância.

Em segunda análise, vale ressaltar que a complexidade e lentidão das causas judiciais de adoção demoram anos. Segundo o Senador Magno Malta, a morosidade nos processos de adoção acaba contribuindo para que as vidas sejam desperdiçadas. Nesse sentido, mesmo após consideráveis mudanças, como a sanção da nova lei pelo ex-presidente Michel Temer em 2018 que determina novos prazos para o processo de adoção, a legislação ainda procrastina essa ação que implica uma infância perdida.

É necessário, portanto, que medidas sejam efetivadas para resolver esse impasse. Cabe ao Estado juntamente com ONGs, Centros de Apoio à Criança e ao Adolescente  e a mídia incentivem, por meio de palestras e campanhas anuais mediadas por psicólogos, a perfilhação, principalmente, de perfis menos aceitos, a fim de elucidar aos pais uma quantidade ainda maior de possíveis filhos. Além disso, faz-se crucial analisar as causas judiciais de forma mais rápida e objetiva com a contratação de mais profissionais e um sistema digital mais eficiente.

Compartilhar

6 Correções

  1. ✔️ Achei a introdução muito enquadrada e mecanizada, além de ir muito direto ao tema, não apresentado uma boa contextualização até chegar a menção da temática propriamente dita.
    ✔️Senti pouca análise critica sua em seus parágrafos de desenvolvimento. Você faz uma ótima retomada ao que quer defender (os ditos tópicos frasais), seguido de embasamento em dados estáticos , mas não se prossegue com a sua análise crítica acerca do seus dados. O que eles querem dizer conforme você se posiciona ? A análise crítica, ou exposição de autoria deixa isso mais nítido. Isso é benéfico para os corretores, alavancando ainda mais sua nota. Trabalhe este aspecto da sua escrita.
    ✔️ Sua proposta de intervenção é feita baseando-se em 2 possíveis medidas. Entretanto, é muito notável a ausência de detalhamentos de ambas. A estrutura está legal, mas falta detalhar mais as ações.

    • 2
  2. sua redação é bem informativa, mas sinto que você poderia ter explorado mais sua introdução
    gostei bastante dos seus desenvolvimentos porém você poderia ter usado mais conectivos, teve uns errinhos ortográficos mas acredito ter sido na hora de digitar. A estrutura do seu texto esta muito bom e sua proposta de intervenção esta ótimo. Continue assim que você chegará em nota máxima.

    Parabéns

    • 1
  3. sua redação é bem informativa, mas sinto que você poderia ter explorado mais sua introdução
    gostei bastante dos seus desenvolvimentos porém você poderia ter usado mais conectivos, teve uns errinhos ortográficos mas acredito ter sido na hora de digitar.

    • 1
  4. Olá, Sheila! Tudo bem?
    Parabéns pela escolha do tema.
    Sobre o texto:

    Competência I- demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160

    – Sua redação está muito bem escrita e possui poucos erros ortográficos (talvez seja até na hora da digitação);

    Competência II-compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 120

    – Senti pouca análise critica em seus parágrafos de desenvolvimento. Acho que você deveria problematizar um pouco mais;

    Competência III-selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160

    Competência IV-demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação : 120

    Competência V-elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200

    -Sua conclusão esta muito boa. Parabens!

    total: 760

    • 1
  5. Olá , tudo bem ? Sua redação é regular, você poderia deixar sua introdução mais explicativa por que além de curta ela ficou meio desorganizada , em algumas partes do seu texto você deixa informal ,como por exemplo na parte em que você usa o termo ”mais ainda” e isso pode afetar sua pontuação, pode optar por colocar mais conectivos no seu texto , em uma parte do seu texto você trunca uma frase quando separou o período ”uma vez que… ” do resto da frase e isso também é prejudicial , procure usar mais termos dissertativos para deixar seu texto menos expositivo , seu desenvolvimento dois possui muita informação e pouco argumentação , sua conclusão está boa , no mais acho que você escreve bem só precisa deixar sua redação mais ”forte” , espero ter ajudado , bons estudos

    • 1
  6. Bom dia, Sheila!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pela sua redação. Está realmente muito bem escrita.
    Há poucos erros de escrita ( por exemplo, no trecho :”a conta não fecha haja vista que…”, deveria haver uma vírgula após “fecha”, além de não entender sua flexão de gênero de “vista” — não deveria ser “visto que”? — mas posso estar errada quanto a isso.)
    Tirando isso, redação perfeita. Não há muita coisa a argumentar, exceto pelo fato de elogiar sua conclusão e sua argumentação.
    Continue escrevendo textos maravilhosos assim, e bons estudos. ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.