Administração do que está sob alcance

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Tema: Resiliência

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a elas. Sob tal ótica, diante da ausência de resiliência, capacidade de se recuperar após situações de desconforto, no país é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de investimentos no aspecto emocional da população e, como efeito, emergem pessoas obrigadas a desenvolver essa habilidade por necessidade. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura a fim de promulgar reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático como a não aplicação de recursos para o emocional colabora à perenização desse quadro deletério. Consoante às ideologias de Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias. De maneira análoga, é perceptível o contexto de desequilíbrio do país, aonde de um lado se encontra um Estado o qual não despende esforços nesse âmbito, ao passo que no outro se encontra cidadãos não orientados desde a tenra idade a como lidar, por exemplo, com a concorrência e o fato de executar tarefas mesmo com o emocional abalado. Destarte, nota-se que uma realidade que prepare realmente o estudante não está presente.

Em segundo lugar, torna-se irrefutável a íntima relação do surgimento da necessidade da criação de resiliência com a causa supracitada. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apenas 10% da população concentra 40% da renda do Brasil. Neste viés, infelizmente, percebe-se a obrigatoriedade dessa habilidade a fim de resistir, mesmo com esse péssimo panorama o qual promove a veracidade da existência de estímulos externos que influenciam negativamente o habitante. À luz dessa perspectiva, é imperiosa a necessidade de ações que visem liquidar esse despreparo dos estudantes.

Portanto, depreende-se que há a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adicionar a disciplina de Educação Emocional, a qual visará lecionar a importância de trabalhar contextos negativos e como se preocupar com apenas com o que está sob seu controle. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, de modo a desenvolver cidadãos mais resilientes e adentrados à harmonia de Pitágoras, fazendo “jus”, positivamente, àquilo que fora apregoado por Bauman.

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2 Correções

  1. Oii Felipe, Vamos corrigir?
    Primeiramente eu gostei da sua introdução. Não ficou exageradamente complexa. Ficou clara e coesa. Quanto aos argumentos, creio que você poderia mesmo na introdução trazer algum fato que te ajude a provar que o Brasil reage negativamente à situações de desconforto. Era preciso apenas citar algum fato histórico ou mesmo atual, mas pertinente.
    No 2°Paragr. o termo axiomatico ficou meio deslocado, como te falei antes, tente simplificar um pouco a escrita, para obter mais clareza no texto. Aliás, sua argumentação está firme, mas n fundamentada. Apesar de citar Pitágoras, não houve nenhum dado fato ou exemplo que provasse que vc estava certo do que esta argumentando. o3°paragr. eu gostei, ficou bom, só vamos trabalhar a simplificação é ficará perfeito. A proposta ficou boa, mas senti falta do “a fim de” sei que tem um objetivo, mas ele ficou meio perdido. E como dica, a palavra jus não deve ser colocada entre aspas, creio que vc poderia até usar algum sinônimo, uma corretora minha me aconselhou isso uma vez. Enfim, espero ter ajudado. continue escrevendo…
    1-200
    2-160
    3-160
    4-200
    5-160
    880.

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  2. Primeiramente meus parabéns Por não ter facilitado minha avaliação a respeito da sua coerência textual 😂. Muitos termos complicados. Mas bem arriscado!
    1parágrafo:
    Ótima introdução com teses bem definidas em causa e efeito✔. Apresentação de repertório.✔
    Contextualização ✔
    2paragrafo :
    Reafirmação de tese✔
    ✖(aonde)termo incorreto. Seria ideal que você utilizasse (em que )assim reduziria as possibilidades de erros gramaticais.
    ✖.(.. se encontra cidadãos ) encontram ✔(concordância verbal )
    ✔uso de conectivos para uma boa coerência.
    ✔repertório e argumentação equilibrada.
    3parágrafo :
    ✔reafirmação de tese
    ✔termos de juízo de valor (importantíssimos, pois torna sua redação mais autoral ).. péssimo, irrefutável, infelizmente… 😙
    ✔argumentação e dados estatistico em harmonia.😞 (Não entendi muito bem ja que você coloca na tese que há uma necessidade de desenvolver a resiliência e no último período do parágrafo você diz que há um despreparo. )
    Conclusão.
    ✔tópico frasal
    ✔agente (mec)
    ✔modo (adicionar a disciplina…
    ✔meio(alteração na bncc..
    ✔finalidade (visará lecionar… (talvez seja apenas por minha ótica mas esse termo
    . [.. com apenas com o que ] não precisaria colocar a conjunção (com) duas vezes.
    ✖senti falta de um detalhamento.
    Finalização top, fazendo um ciclo 😉.

    Espero que tenha sido satisfatória. Obs:não sou uma especialista, erro até mais que você kkkk.

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