Tema: Resiliência
Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a elas. Sob tal ótica, diante da ausência de resiliência, capacidade de se recuperar após situações de desconforto, no país é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a falta de investimentos no aspecto emocional da população e, como efeito, emergem pessoas obrigadas a desenvolver essa habilidade por necessidade. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura a fim de promulgar reações positivas defronte à problemática.
Em primeiro plano, é axiomático como a não aplicação de recursos para o emocional colabora à perenização desse quadro deletério. Consoante às ideologias de Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias. De maneira análoga, é perceptível o contexto de desequilíbrio do país, aonde de um lado se encontra um Estado o qual não despende esforços nesse âmbito, ao passo que no outro se encontra cidadãos não orientados desde a tenra idade a como lidar, por exemplo, com a concorrência e o fato de executar tarefas mesmo com o emocional abalado. Destarte, nota-se que uma realidade que prepare realmente o estudante não está presente.
Em segundo lugar, torna-se irrefutável a íntima relação do surgimento da necessidade da criação de resiliência com a causa supracitada. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apenas 10% da população concentra 40% da renda do Brasil. Neste viés, infelizmente, percebe-se a obrigatoriedade dessa habilidade a fim de resistir, mesmo com esse péssimo panorama o qual promove a veracidade da existência de estímulos externos que influenciam negativamente o habitante. À luz dessa perspectiva, é imperiosa a necessidade de ações que visem liquidar esse despreparo dos estudantes.
Portanto, depreende-se que há a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adicionar a disciplina de Educação Emocional, a qual visará lecionar a importância de trabalhar contextos negativos e como se preocupar com apenas com o que está sob seu controle. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, de modo a desenvolver cidadãos mais resilientes e adentrados à harmonia de Pitágoras, fazendo “jus”, positivamente, àquilo que fora apregoado por Bauman.
jullia cardoso Fernandes
Oii Felipe, Vamos corrigir?
Primeiramente eu gostei da sua introdução. Não ficou exageradamente complexa. Ficou clara e coesa. Quanto aos argumentos, creio que você poderia mesmo na introdução trazer algum fato que te ajude a provar que o Brasil reage negativamente à situações de desconforto. Era preciso apenas citar algum fato histórico ou mesmo atual, mas pertinente.
No 2°Paragr. o termo axiomatico ficou meio deslocado, como te falei antes, tente simplificar um pouco a escrita, para obter mais clareza no texto. Aliás, sua argumentação está firme, mas n fundamentada. Apesar de citar Pitágoras, não houve nenhum dado fato ou exemplo que provasse que vc estava certo do que esta argumentando. o3°paragr. eu gostei, ficou bom, só vamos trabalhar a simplificação é ficará perfeito. A proposta ficou boa, mas senti falta do “a fim de” sei que tem um objetivo, mas ele ficou meio perdido. E como dica, a palavra jus não deve ser colocada entre aspas, creio que vc poderia até usar algum sinônimo, uma corretora minha me aconselhou isso uma vez. Enfim, espero ter ajudado. continue escrevendo…
1-200
2-160
3-160
4-200
5-160
880.
Geliquin
Primeiramente meus parabéns Por não ter facilitado minha avaliação a respeito da sua coerência textual 😂. Muitos termos complicados. Mas bem arriscado!
1parágrafo:
Ótima introdução com teses bem definidas em causa e efeito✔. Apresentação de repertório.✔
Contextualização ✔
2paragrafo :
Reafirmação de tese✔
✖(aonde)termo incorreto. Seria ideal que você utilizasse (em que )assim reduziria as possibilidades de erros gramaticais.
✖.(.. se encontra cidadãos ) encontram ✔(concordância verbal )
✔uso de conectivos para uma boa coerência.
✔repertório e argumentação equilibrada.
3parágrafo :
✔reafirmação de tese
✔termos de juízo de valor (importantíssimos, pois torna sua redação mais autoral ).. péssimo, irrefutável, infelizmente… 😙
✔argumentação e dados estatistico em harmonia.😞 (Não entendi muito bem ja que você coloca na tese que há uma necessidade de desenvolver a resiliência e no último período do parágrafo você diz que há um despreparo. )
Conclusão.
✔tópico frasal
✔agente (mec)
✔modo (adicionar a disciplina…
✔meio(alteração na bncc..
✔finalidade (visará lecionar… (talvez seja apenas por minha ótica mas esse termo
. [.. com apenas com o que ] não precisaria colocar a conjunção (com) duas vezes.
✖senti falta de um detalhamento.
Finalização top, fazendo um ciclo 😉.
Espero que tenha sido satisfatória. Obs:não sou uma especialista, erro até mais que você kkkk.