Adia ENEM, a desigualdade educacional provada.

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O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que foi criada tanto para testar a qualidade de ensino do país quanto para dar a oportunidade de toda a população ter acesso a uma faculdade, essa prova chega aos lugares mais remotos do país. O Brasil, encontra-se em quarentena, os estudantes não podem ir à escola, e aqueles que não tem acesso a internet acabam não tendo acesso à informação, em geral, as populações mais pobres. Diante desse cenário, deve-se analisar porque o ENEM deve ser e adiado, pelos aspectos desiguais sociais-educacionais.

Primeiramente, o Brasil é um país extremamente desigual com o índice de GINI muito próximo a um; para entrar em uma faculdade não basta se esforçar, é necessário que haja condições propícias para que se possa estudar. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos mostrou que, em 2018, apenas 9% das famílias das classes D e E possuíam computador em casa. Na classe A, o número é de 98%. Logo, em uma situação pandêmica, a classe A tem amplo acesso à informação, enquanto que as classes D e E seriam mais uma vez marginalizadas pelo sistema educacional (informacional).

Outrossim, o ENEM que é a única chance de muitos para terem acesso ao ensino superior, essa prova apenas ressalta as desigualdades no ensino. Os estados têm tentado minimizar o impacto da paralisação por programas de ensino remoto direcionado aos alunos da rede pública, no qual os alunos tem acessos a videoaulas que muitas vezes não se adequam as suas bases de conhecimento. Porém, nas escolas particulares os alunos gozam de professores e materiais de alta qualidade. É utópico desejar que ambos os alunos possam concorrer com igualdade, um tem todas as dificuldades, enquanto o outro tem todas as ferramentas necessárias para uma aprovação.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para superar o quadro atual. Para que as desigualdades socias possam se amenizadas, urge que o Ministério da educação, prorrogue o ENEM até o efetivo reestabelecimento das aulas presenciais. Vale salientar que, para que o fim da desigualdade educacional seja obtido, urge que o Estado invista amplamente na educação pública. Por meio de empíricos investimentos será possível diminuir o índice de GINI no brasil e um efetivo desenvolvimento populacional.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da sua redação. Parabéns! !
    Ela ta bem estruturada, com dados e fatos que comprovam seu ponto e vista diante da problemática.
    Erro ortográfico na minha opinião não encontrei.
    Vc mostrou que tem bastante conhecimento no assunto, usou conectivos ótimos par desenvolveu seu texto de forma coerente.
    Parabéns.
    Competências
    1-190
    2- 200
    3- 200
    4- 200
    5- 180
    Nota: 970

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  2. Você demonstrou um bom domínio da Língua Portuguesa, usando de palavras simples porém diretas e seguras. No entanto, na introdução poderia ter optado por não usar a frase “essa prova chega aos lugares mais remotos do país”, assim se tornaria menos redundante. Os desenvolvimentos demonstraram de forma correta a realidade que impera no país. Na conclusão poderia ter explicitado de forma mais veemente, a função que o Ministério da Educação e os órgãos que o rodeiam tem em garantir o bem-estar de todos os estudantes.
    Bom…
    No geral ficou muito top mano

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  3. Em primeiro plano, a sua redação ficou muito bem estruturada.
    você utilizou bem os conectivos… Argumentou bem…
    Bem, apenas tenho a te dizer que tem alguns erros gramaticais (eu também erro muito nisso).
    Gostaria de comentar sobre a conclusão, por exemplo, você não detalhou muito bem, apenas jogou o que poderia ser feito sem impor um modo.
    Você logo, logo terá uma redação nota mil.
    Parabéns e boa sorte. :)

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