Desde a Revolução Industrial, com o surgimento das fábricas e indústrias e com o aumento do uso dos recursos naturais, o meio ambiente tem sido cada vez mais degradado. No Brasil hodierno, esse cenário é agravado pelas queimadas, principalmente, no Pantanal. Desde modo, a má aplicação das leis e o uso intencional do fogo pelo homem corrobora essa problemática.
Em primeiro lugar, é válido destacar que a imprudência do Governo Federal dificulta as ações para reduzir as queimadas, apesar da existência de leis que protegem os biomas nacionais, elas são mal utilizadas e pouco aplicadas, favorecendo os incêndios florestais. De acordo com as pesquisas do Prevfogo, o número de fiscalizações ambientais do Ibama na região do Pantanal caiu em 48%. Além disso, o governo afirmou que haverá uma redução nas verbas destinadas ao Ibama, fatos que comprovam o descuido governamental com a preservação do meio ambiente e que contribuem com a redução das fiscalizações nas floresta e com o aumento dos focos de incêndio.
Em segundo lugar, grande parte das queimadas no Pantanal são causadas pelo homem de forma intencional, na maioria das vezes, para a obtenção de terras para a agricultura, pecuária ou construções, no entanto, realizada de forma irresponsável. Segundo o filósofo alemão Albert Schweitzer, “Vivemos em uma época perigosa, o homem quer dominar a natureza antes que tenha aprendido dominar a si mesmo”, tal afirmação é facilmente percebida na sociedade atual, uma vez que, a degradação ambiental antrópica é cada vez maior. Dessa forma, por interesses econômicos e pela facilidade, o ser humano opta por conseguir terras por meio de incêndios, opção que aparenta ser simples, entretanto, é altamente prejudicial à natureza.
Portanto, devido ao grande prejuízo ambiental causado pelas queimadas, ações são necessárias para reduzir as queimadas no Pantanal. Sendo assim, o Governo Federal deve ampliar os investimentos na preservação do meio ambiente por meio da criação de leis mais severas que sejam aplicadas aos infratores pelo Ibama. Espera-se com isso, reduzir os incêndios no Pantanal e diminuir a degradação da natureza agravada desde a Revolução Industrial.
Gisele@mllr
parabéns pela redação.
#introdução:
✓possui tópico frasal.
✓argumentação estruturada
✓possui de forma explícita apresentação dos dois porquês do problema.
✓tese bem definida e de fácil entendimento.
#desenvolvimento 1:
✓reafirmação da tese
✓presença de tópico frasal
✓argumentação estruturada e de fácil interpretação.
#desenvolvimento 2:
✓ argumentação coesa com a redação.
✓presença de seu repertório e do tópico frasal.
✓senti falta apenas demais argumentação que de fato concretize a sua tese.
# conclusão:
✓presença de todos os agentes conclusivos.
✓estruturada
✓respeitou os direitos humanos e expôs uma proposta de fácil realização.
Só se atente a gramática. Há pequenos erros de escrita
Natan23
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO -> introdução segue os padrões, tópico frasal-> apresentação do problema -> tese 1 e tese 2
DESENVOLVIMENTO -> Os seus desenvolvimentos ficaram um pouco extenso, tomar cuidado pois dependendo do tamanho das suas letras pode ser que na hora de passar para uma folha de redação como a do enem, pode ser que não cabe. Você colocou a consequência no seu desenvolvimento, porém de forma subtendida. Poderia colocar dessa maneira EX: Dessa forma, por interesses econômicos e pela facilidade, o ser humano opta por conseguir terras por meio de incêndios, opção que aparenta ser simples, entretanto, TEM COMO CONSEQUÊNCIA PREJUDICAR a natureza.
CONCLUSÃO-> Na sua conclusão o Governo Federal ele é abrangente, como a conclusão ficou pequena poderia colocar assim POR MEIO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
COLOCAR TAMBÉM A FINALIDADE, POIS A SUA CONCLUSÃO FALTOU
OBRIGADO!
Giovannaleticia__
oii tudo bem? Então, sua redação estava muito boa, mas o desenvolvimento 2 está muito extenso. Introdução você usa umas 5 linhas, desenvolvimento 1 você usa 6 linhas,desenvolvimento 3 você já diminui um pouco,pois você já vai começar a entrar na conclusão, ou seja, não precisa falar muito nesse desenvolvimento. Beijos!!
FelipeSgobbi
Cara, gostei da rua redação, soq assim, É mais uma coisa minha na real -> achei teu começo muito curto, eu gosto de começar com uma alusão histórica (vc fez), e depois ‘problematizar mais’ aí apresentar as teses.
Tb achei o d1 muito grande kkk. Sla coisa minha, parece estar bem estruturada, n sou professor, então já sabe neh… kk
PauloGabriel168
Gostei demais da sua redação. Acho que ganha no mínimo 780 pontos
Gostei demais da parte: ”Em segundo lugar, grande parte das queimadas no Pantanal são causadas pelo homem de forma intencional, na maioria das vezes, para a obtenção de terras para a agricultura, pecuária ou construções, no entanto, realizada de forma irresponsável. Segundo o filósofo alemão Albert Schweitzer, “Vivemos em uma época perigosa, o homem quer dominar a natureza antes que tenha aprendido dominar a si mesmo”, tal afirmação é facilmente percebida na sociedade atual, uma vez que, a degradação ambiental antrópica é cada vez maior. Dessa forma, por interesses econômicos e pela facilidade, o ser humano opta por conseguir terras por meio de incêndios, opção que aparenta ser simples, entretanto, é altamente prejudicial à natureza.”