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AÇÕES PARA ALCANÇAR A IGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL

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CORRIJAM EM ESTILO ENEM E DEEM UMA NOTA, POR FAVOR!! CORRIJO DE VOLTA SE QUISEREM.

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Em contraste, percebe-se que essas garantias não são cumpridas no Brasil hodierno. Isso ocorre devido à falta de ações para reduzir as desigualdades no mercado de trabalho e erradicar a violência contra a mulher.

Em primeiro lugar, destaca-se a desigualdade de gênero nas profissões como um fator da falta de equidade entre homens e mulheres. Nesse sentido, o Brasil teve desde a Proclamação da República, em 1889, apenas uma presidenta. De maneira análoga, situações como essa ocorrem frequentemente no mercado de trabalho, visto que, de acordo com o IBGE, os homens são a maioria em postos de emprego, cerca de 65% em relação às mulheres, e detêm os maiores salários, até 20% a mais que o gênero feminino. Esses dados refletem a ineficiência do Estado, ao não assegurar as garantias da Carta Magna, e o pensamento de uma sociedade historicamente machista, por eleger somente uma mulher à Presidência da República em décadas de período republicano e preferir contratar, na maioria das vezes, pessoas do sexo masculino ao feminino. Desse modo, são necessárias ações que reduzam as desigualdades nas profissões para se atingir a equidade de gênero.

Outrossim, ressalta-se a violência contra a mulher como um dos reflexos da discriminação negativa. Sob essa ótica, o filme americano “Preciosa – Uma história de esperança” retrata bem essa realidade, pois a protagonista Preciosa é vítima de abusos sexuais praticados pelo próprio pai, dos quais sua mãe é conivente. Fora da ficção, as agressões contra as pessoas do sexo feminino ainda são constantes no território brasileiro, dado que, segundo o Ministério da Saúde, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por um homem. A maioria dessas agressões é causada pelo machismo, e grande parte do corpo social, assim como a mãe de Preciosa, é conivente a essas violências. Logo, torna-se essencial erradicar a brutalidade contra o sexo feminino para acabar com as desigualdades entre homens e mulheres.

Portanto, nota-se que ações são necessárias para alcançar a igualdade de gênero. Dessa forma, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio de investimentos públicos e privados, deve criar o programa “Mulher – Um bem precioso”, um projeto que visa à equidade entre os indivíduos, com a implantação de leis que igualem o número de cargos e o valor dos salários entre homens e mulheres, a construção de novas Delegacias da Mulher e a elaboração de palestras nas escolas, as quais ensinem que não há superioridade de um gênero sobre outro. Tal programa tem a finalidade de reduzir as discrepâncias no mercado de trabalho e incentivar os cidadãos a denunciarem a violência contra o sexo feminino. Assim, o machismo será combatido, a equivalência entre as pessoas tornar-se-á uma realidade e as garantias da Constituição Cidadã serão cumpridas.

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3 Correções

  1. A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Em contraste, percebe-se que essas garantias não são cumpridas no Brasil hodierno. Isso ocorre devido à falta de ações para reduzir as desigualdades no mercado de trabalho e erradicar a violência contra a mulher.(1)

    1 – tese por causas: falta de ações para reduzir a desigualdade no mercado de trabalho e erradicar a violência contra a mulher.
    Em primeiro lugar, destaca-se a desigualdade de gênero nas profissões como um fator da falta de equidade entre homens e mulheres. Nesse sentido, o Brasil teve desde a Proclamação da República, em 1889, apenas uma presidenta. De maneira análoga, situações como essa ocorrem frequentemente no mercado de trabalho, visto que, de acordo com o IBGE(2), os homens são a maioria em postos de emprego, cerca de 65% em relação às mulheres, e detêm os maiores salários, até 20% a mais que o gênero feminino. Esses dados refletem a ineficiência do Estado, ao não assegurar as garantias da Carta Magna, e o pensamento de uma sociedade historicamente machista, por eleger somente uma mulher à Presidência da República em décadas de período republicano e preferir contratar, na maioria das vezes, pessoas do sexo masculino ao feminino(3). Desse modo, são necessárias ações que reduzam as desigualdades nas profissões para se atingir a equidade de gênero.
    2 – não é um erro, mas na hora da prova você não vai ter IBGE, então só lembrando que na sua argumentação você não precisa provar estatisticamente tudo que afirma( https://www.youtube.com/watch?v=ATYvHKmzc0c&ab_channel=Lumaeponto).

    Repetição de palavras próximas: homens, mulheres, feminino, gênero, (explorar sinônimos e elementos de retomada)
    3 – Por que a sociedade tem esse pensamento machista?
    Outrossim, ressalta-se(4) a violência contra a mulher como um dos reflexos da discriminação negativa(5). Sob essa ótica, o filme americano “Preciosa – Uma história de esperança” retrata bem essa realidade, pois a protagonista Preciosa é vítima de abusos sexuais praticados pelo próprio pai, dos quais sua mãe é conivente. Fora da ficção, as agressões contra as pessoas do sexo feminino ainda são constantes no território brasileiro, dado que, segundo o Ministério da Saúde, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por um homem. A maioria dessas agressões é causada pelo machismo, e grande parte do corpo social, assim como a mãe de Preciosa, é conivente a essas violências. Logo, torna-se essencial erradicar a brutalidade contra o sexo feminino para acabar com as desigualdades entre homens e mulheres.
    4 – Você começa os parágrafos com a mesma estrutura sintática: “
    Outrossim, ressalta-se; Portanto, nota-se; Em primeiro lugar, destaca-se”, dependendo do corretor pode considerar isso problema de competência 4.
    5 – Não precisa desse “negativa”, dá a impressão de que existe uma discriminação positiva.

    Repetições de palavras: conivente,
    Competência 3: Aqui você introduziu muito repertório, tornando o texto expositivo. Como falei acima, você não precisa comprovar estatisticamente tudo que afirma no texto, então recomendo a você tentar desenvolver um raciocínio lógico para cada repertório que colocar, mostrando de que forma ele sustenta seu argumento, não com dados estatísticos, mas com suas palavras.
    Portanto, nota-se que ações são necessárias para alcançar a igualdade de gênero. Dessa forma, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos(agente), por meio de investimentos públicos e privados(meio), deve criar o programa “Mulher – Um bem precioso”(ação), um projeto que visa à equidade entre os indivíduos, com a implantação de leis que igualem o número de cargos e o valor dos salários entre homens e mulheres(detalhamento), a construção de novas Delegacias da Mulher e a elaboração de palestras nas escolas, as quais ensinem que não há superioridade de um gênero sobre outro. Tal programa tem a finalidade(finalidade) de reduzir as discrepâncias no mercado de trabalho e incentivar os cidadãos a denunciarem a violência contra o sexo feminino. Assim, o machismo será combatido, a equivalência entre as pessoas tornar-se-á uma realidade e as garantias da Constituição Cidadã serão cumpridas.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200

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  2. Eu senti um pouco de dificuldade de corrigir sua redação, porque têm palavras que eu não conheço e a respeito das citações( eu senti um pouco de dúvida se você fez as citações de modo correto).
    Competência 1: 200 pontos( não encontrei nenhum erro de português)
    Competência 2: 200 pontos (você fez muita citação, muita referência histórica)
    Competência 3: 200 pontos ( eu gostei muito do jeito que você fazia a citação e voltava a citação na sua justificativa/ opinião)
    Competência 4: 200 pontos( coesão perfeita)
    Competência 5: 160 pontos (têm algumas coisas na sua conclusão que eu não gostei, exemplo: “de investimentos públicos e privados” eu acho que você deveria colocar ” de investimentos de uma parceria público e privada”; outra coisa que eu não gostei foi “criar o programa “Mulher – Um bem precioso” ” eu sei que você pode criar um programa para solucionar o problema, mas eu não sei se você pode dar nome ao programa( e a primeira vez que eu vejo uma redação dando nome ao programa, na dúvida eu tirei ponto); e por fim “Assim, o machismo será combatido ……”( eu entendi o que você quis dizer, mas na primeira vez que eu li eu achei que essa frase ficou arrogante eu tiraria a frase e colocaria “Desse modo, a equivalência entre as pessoas torna uma realidade e as garantias da Constituição Cidadã serão cumpridas”.
    Total: 960 pontos

    • 2
  3. Olá, Leandro!
    Primeiramente, quero parabenizá-lo pela sua redação. Você escreve muito bem.

    A seguir algumas observações:

    Competência 1: 200 pontos (Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência).
    Observações:
    1. Não identifiquei nenhum erro;
    2. Mas quero mencionar uma situação: no trecho “destaca-se a desigualdade de gênero nas profissões “, a desigualdade está no mercado de trabalho, não nas profissões. Entendo que você mudou o texto para evitar que ficasse repetitivo, mas, especificamente nesse caso, seria melhor não mudar. Entretanto, acredito que esse equívoco não seja o suficiente para tirar pontos;

    Competência 2: 200 pontos (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo).
    Observações:
    1. A tese é facilmente identificada: “Isso ocorre devido à falta de ações para reduzir as desigualdades no mercado de trabalho e erradicar a violência contra a mulher”, sendo estruturada por meio de causas;
    2. Os argumentos apresentados nos parágrafos de desenvolvimento reforçam sua tese. Não há fuga do tema, ou contradições no texto;
    3. O repertório sociocultural apresentado é consistente (Constituição Federal, dados estatísticos do IBGE e do Ministério da Saúde, filme), o qual contribui para melhorar o texto;

    Competência 3: 200 pontos (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista).
    Observações:
    1. Como falei antes, seu repertório sociocultural é consistente;
    2. No entanto, tenho um comentário: Quando fazemos a citação de um dado estatístico que pode mudar com o passar do tempo, é preciso informar o ano (ou período) que esse dado representa. Por exemplo, em “de acordo com o IBGE, os homens…”, poderia ser reescrito: “de acordo com dados do IBGE, em (colocar aqui o ano, ou o período de tempo), os homens…”. No dado do Ministério da Saúde, também precisar colocar o ano de referência. Não sei se isso tira ponto, por isso deixei a nota máxima;

    Competência 4: 200 pontos (Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos).
    Observações:
    1. Coesão perfeita tanto entre parágrafos quanto dentro de um mesmo parágrafo;

    Competência 5: 200 pontos (Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto).
    Observações:
    1. A conclusão cumpre com o esperado (ação, agente, modo, efeito e detalhamento);
    2. Particularmente, gostei muito do programa proposto, demonstra conhecimento em administração pública, pois sugeriu a criação de um programa que possui projetos (leis), além de detalhar as ações a serem realizadas;
    3. Só destaco a sugestão para investimentos privados. Nesse contexto, acredito que isso não seja viável, mas acredito que isso não resulte em perda de pontos;

    Nota Final: 1000 pontos

    Espero ter ajudado. Sucesso!

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