O filme “Contágio” relata o rápido processo de um vírus letal desconhecido, que mata em poucos dias. Esse vírus s eespelha de forma acerelada, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS), inicie uma corrida para encontrar a cura, encerrar o pânico e o caos presente na população. De maneira análoga ao filme, atualmente, percebe – se a mesma atitude do mundo em meio a epidemia do Covid-19.
Sob esse âmbito, é notório as ações do governo em tentar diminuir o número de casos do Coronavírus. Por exemplo, uma das ações, a quarentena. Tal fato é evidente pela China, grandes cidades do Japão e da Itália optarem por essa atitude. Segundo dados retirados do site Gazetaeopovo.
Além disso, a epidemia também afeta à economia mundial, isto é, consoante a revista Times, ações de empresas norte-americanas perderam mais de 10% do seu valor. Sendo o pior momento desde a crise de 2008.
Contudo, é perceptível que algumas empresas se beneficiem com a propagação do vírus; como as quais fabricam máscaras, álcoois, desinfetantes, vacinas e ás responsáveis pelos serviços remotos e de entrega.
Portanto, é necessário que medidas mais “energéticas” sejam tomadas para alterar esse cenário. Sendo assim, cabe ao poder legislativo, criar léis, proibindo a aglomeração de pessoas, até desenvolverem uma vacina- cabe isso a OMS- juntamente com a mídia enviando as informações precisas, através dos anúncios, jornais e redes sociais. A fim de conscientizar a todos para um bem comum.
Kenia
O filme “Contágio”* relata o rápido processo de um vírus letal desconhecido, que mata em poucos dias. Esse vírus s eespelha de forma acerelada, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde (OMS)*, inicie uma corrida para encontrar a cura, encerrar o pânico e o caos presente na população. De maneira análoga ao filme, atualmente, percebe – se a mesma atitude do mundo em meio a epidemia do Covid-19.
*é interessante colocar ano e direção, pois é uma obra.
*se espalha.
*Você usou a palavra vírus duas vezes e de forma próxima.
*A vírgula que você coloca após OMS até cura sugere um aposto explicativo, mas não é. Veja é uma continuidade.
*A mesma atitude do mundo é problemática, pois o mundo age por meio de instituições sociais. Nesse caso, sugiro que você busque quais instituições estão se desdobrando para conter essa situação de pandemia. Você precisa evidenciar qual a atitude está sendo tomada, pois essa seria a consequência da causa.
*Observação*: na introdução é preciso que haja uma relação de causa e consequência para construir a sua tese, que deverá ser argumentada nos próximos dois parágrafos.
Sob esse âmbito, é notório as ações do governo em tentar diminuir o número de casos do Coronavírus. Por exemplo, uma das ações, a quarentena. Tal fato é evidente pela China, grandes cidades do Japão e da Itália optarem por essa atitude. Segundo dados retirados do site Gazetaeopovo.
*Veja, você tem acesso às pesquisas. Aqui você poderia colocar contrapontos. A Itália e Espanha entraram atrasas no processo, por isso houve altos índices de morte. Aqui seria um bom espaço para falar do papel da ciência no controle ou até mesmo discutir sobre o Estado Mínimo e sua atuação nesse momento.
Além disso, a epidemia também afeta à economia mundial, isto é, consoante a revista Times, ações de empresas norte-americanas perderam mais de 10% do seu valor. Sendo o pior momento desde a crise de 2008.
*Certo, mas aqui nesse momento o mais importante são as vidas das pessoas em detrimento dos bens inanimados.
Contudo, é perceptível que algumas empresas se beneficiem com a propagação do vírus; como as quais* fabricam máscaras, álcoois, desinfetantes, vacinas e ás* responsáveis pelos serviços remotos e de entrega.
*como as que
*as sem crase. E mais, as o quê?
Portanto, é necessário que medidas mais “energéticas”* sejam tomadas para alterar esse cenário. Sendo assim, cabe ao poder legislativo, criar leis*, proibindo a aglomeração de pessoas*, até desenvolverem uma vacina- cabe isso a OMS*- juntamente com a mídia* enviando as informações precisas, através* dos anúncios, jornais e redes sociais. A fim de conscientizar a todos para um bem comum.
*Por que enérgicas está entre aspas? Aspas são para citações diretas ou para frases coloquiais usadas para análise no texto.
*leis não tem acento.
*Na verdade há os decretos, que resolvem. Aqui você poderia dizer que é necessário de uma maior fiscalização por parte das prefeituras dos municípios para que o isolamento realmente tenha efeito.
*A produção de vacinas não cabe a OMS. Desse jeito a gente não teria a corrida das grandes indústrias farmacêuticas, que são as mais ricas do mundo. Pesquise o que é a OMS, sua função.
*Através deve ser usado no sentido de atravessar, nesse caso, use por meio, mediante.
*Não vejo a mídia em si, mas as propagandas do governo serem feitas e vinculadas na TV.
Proposta de intervenção tem que ter:
O que deve ser feito? Quem deve fazer? Como deve ser feito? Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações
Olha, você precisa melhorar na introdução, porque não houve a construção da tese a ser desenvolvida nos argumentos, que, por sua vez, estão sem definição certa do que você quer defender e sem embasamento. Leia mais sobre o assunto, o papel das instituições sociais e, assim, você melhorará.
Espero ter ajudado.
Samara_Rosa
Olá Kelly! Sua introdução foi muito boa, usar de um filme, uma musica, ou livro como exemplos é uma belo jeito de iniciar uma redação, e introduzir a pessoa que está lendo, ao tema. Apesar dos erros ortográficos na introdução, acredito que você cometeu esses erros graças ao corretor, acontece! kk
Uma dica que te dou para suas introduções, é você aplicar logo no primeiro parágrafo, seu posicionamento sobre o tema. Tipo, citar 2 coisas que estão acontecendo com essa pandemia,que você acha errado ou certo, e dividir essas duas coisas em 2 parágrafos explicativos depois. Vou deixar no final desse texto,um link de uma aula muito boa de redação, que tenho certeza que vai te ajudar.
Outra dica que eu te dou, é você antes de escrever a redação, escrever num papel as coisas que você gostaria de falar. Tipo uma lista, assim você seleciona o que achar mais importante, e organiza em sua redação depois, sem ficar informação demais, e pouca opinião sua.
Sobre os demais parágrafos, vejo que você citou muitos fatos sobre o assunto, mas poucas criticas a respeito, por exemplo, você falou sobre a quarentena, poderia ter completado mais,dizendo que essa medida não esta sendo totalmente eficiente, e nem todas as pessoas estão ficando em suas casas.
Pude notar também que você se preocupa bastante com as fontes, de onde você está tirando essas informações. Isso é muito bom,porém você deve se preocupar mais com a sua critica, seu posicionamento sobre o fato, do que quem disse ele, e de onde você tirou. Se não,seu texto fica pouco argumentativo,e mais expositivo, explicativo.
Sua conclusão também foi no geral boa, você fez sua proposta de intervenção, mas faltou detalhes, por exemplo, “qual é o bem comum?”, “como a mídia poderia passar essas informações precisas?”.
Cuidado com o número de parágrafos,tente fazer parágrafos longos, assim seu texto terá mais informações. O ideal é ter 4 parágrafos, (Introdução, desenvolvimento (2 parágrafos no desenvolvimento já é suficiente) e a conclusão.
No geral, seu nivel de linguagem é digno de uma redação nota 1000! Sem brincadeira. Você tem um bom português, um bom linguajar, mas falta conectivos e essas coisas que te falei. Treine sua coesão entre parágrafos, desenvolva melhor seu senso critico e aplique em sua próxima redação. NÃO SE ESQUEÇA DOS CONECTIVOS! Como “alem disso”, “nesse sentido”, “visto que”.
Boa sorte em sua próxima redação, hoje eu daria a você uma nota 640.
Ana Rita
Cuidado com as palavras, dá uma revisada antes de enviar, por conta do corretor pode sair umas palavras erradas e tal.
Estamos numa Pandemia, tenta ver as diferença entre pandemia e epidemia tá bom?
Sua argumentação está boa, não consegui encontrar a sua tese (costumo dizer que é o “problema”) e também achei muita informações em cada parágrafos.
Sua proposta de intervenção foi boa. Tudo é questão de prática. Não desista! Beijos 🥰