Ações e seus efeitos no sedentarismo infantil no Brasil

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A população Brasileira está entre as mais conectadas no mundo, onde adultos, adolescentes e até crianças estão ligadas e atentas as novidades tecnológicas.

Nesse sentido, crianças neste universo tecnológico é benéfico ou possui algum malefício?

Devido à pandemia do COVID-19 temos estampado o benefício da internet, de conteúdos e a amplitude de interações de professores com alunos, a rápida inclusão, conversas, e acesso ao conhecimento e sabedoria.

Todavia há suas contraindicações, algumas crianças estão trocando as atividades físicas pela as atividades online, onde fica mais de 6 horas por dia ou estende por mais horas, tendo ganho de peso e pouco exercício.

Podemos ver pais doutrinando as crianças desde pequenas com celulares, tablets e outros produtos tecnológicos. Essa geração corre o risco de estar entre a estatística de sedentarismo no Brasil. A tecnologia sem seus limites há uma grande possibilidade de danos a saúde.

Alguns programas direcionado a saúde vem sendo aplicado pelo governo, tendo em vista o público geral, incluindo escolas públicas e privadas. Há um tempo, o estado do Rio de Janeiro, possuía o projeto “SUDERJ EM FORMA”, contendo esportes variados, do futebol ao  vôlei. Além de esportes, também visava outras idades, como idosos, com instrutores e professores coordenando atividades físicas para evitar o sedentarismo e elevar a saúde do Brasil.

A realidade de crianças conectadas a televisão e internet, está estampada sobre o caso de sedentarismo infantil, algumas crianças não tem o básico de coordenação motora devido a tecnologia implantada desde seu nascimento. Alguns pais intervêm e inserem filhos em escolhinhas de esporte e o resultado são crianças se frustrando por não conseguir o básico de movimentação.

Como inverter essa questão e alavancar a saúde infantil?

A intervenção deverá ser realizada com médicos e nutricionistas, orientando a saúde e designando ao esporte para melhor efeito do tratamento, uma boa rotina condiz para o sucesso. Além disso, é necessário total apoio dos pais para a eficácia do processo.

 

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3 Correções

  1. Seu texto está muito espaçado, não dando pra entender onde um parágrafo termina e outro começa. É preciso ter quatro parágrafos definidos: um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão.
    Organizei o texto da forma como entendi ser a introdução, os dois desenvolvimentos e a conclusão. Se não for dessa forma, me perdoe.

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    A população Brasileira(1) está entre as mais conectadas no mundo, onde adultos, adolescentes e até crianças estão ligadas e atentas as novidades(2) tecnológicas. Nesse sentido, crianças neste universo tecnológico é benéfico ou possui algum malefício?
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    A introdução: muito curta, não demonstra o problema, não apresenta tese(uma prévia do que você irá desenvolver nos próximos dois parágrafos) e não defende suas ideias, apenas levanta um questionamento. A introdução deve ser o alicerce de todo o resto do seu texto, ou seja, é onde você precisa apresentar o problema e já demonstrar qual caminho irá seguir no desenvolvimento. Outra coisa, não acho muito bom introduzir perguntas diretas, e sim afirmações que remetem a perguntas. Exemplo: “crianças neste universo tecnológico é benéfico ou possui algum malefício?” poderia ser trocado por “é necessário questionar se crianças neste universo tecnológico é benéfico ou possui algum malefício.”
    O tema é “ações e seus efeitos no sedentarismo infantil no Brasil”. Em momento algum seu parágrafo introdutório fala sobre o tema. Nos desenvolvimentos seguintes você relaciona a tecnologia com o sedentarismo infantil, mas essa relação deve acontecer desde o começo.

    (1) brasileira
    (2) às novidades

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    Devido à pandemia do COVID-19 temos estampado o benefício da internet, de conteúdos e a amplitude de interações de professores com alunos, a rápida inclusão, conversas, e acesso ao conhecimento e sabedoria. Todavia há suas contraindicações,(1) algumas crianças estão trocando as atividades físicas pela as(2) atividades online, onde fica(3) mais de 6 horas por dia ou estende(4) por mais horas, tendo ganho de peso e pouco exercício. (5) Podemos ver pais doutrinando as crianças desde pequenas com celulares, tablets e outros produtos tecnológicos. (6) Essa geração corre o risco de estar entre a estatística de sedentarismo no Brasil. (7) A tecnologia sem seus limites há(8) uma grande possibilidade de danos a saúde(9).
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    D1: Você apresenta um problema que causa o sedentarismo infantil, que é o uso excessivo das tecnologias. Logo, há um desenvolvimento correto em relação ao tema. Porém, utiliza de poucos recursos coesivos, com falta de conectivos em grande parte do texto, tornando-o de difícil compreensão, como se pulasse de uma informação pra outra de forma desordenada.

    (1) falta de conectivo.
    (2) pelas
    (3) ficam
    (4) estendem
    (5), (6), (7) falta de conectivo.
    (8) traz
    (9) à saúde

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    Alguns programas direcionado a(1) saúde vem sendo aplicado(2) pelo governo, tendo em vista o público geral, incluindo escolas públicas e privadas. Há um tempo, o estado do Rio de Janeiro, possuía o projeto “SUDERJ EM FORMA”, contendo esportes variados, do futebol ao vôlei. Além de esportes, também visava outras idades, como idosos, com instrutores e professores coordenando atividades físicas para evitar o sedentarismo e elevar a saúde do Brasil. (3)A realidade de crianças conectadas a televisão e internet, está estampada sobre o caso de sedentarismo infantil, algumas crianças não tem(4) o básico de coordenação motora devido a tecnologia implantada desde seu nascimento. (5)Alguns pais intervêm e inserem filhos em escolhinhas(6) de esporte e o resultado são crianças se frustrando por não conseguir o básico de movimentação.(7) Como inverter essa questão e alavancar a saúde infantil?
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    D2: Você trouxe uma informação de um projeto do Rio de Janeiro com o objetivo de evitar o sedentarismo, ok. Porém a informação parece jogada ali, sem contexto e sem sentido, você não traz ela de volta, e pula para o assunto de crianças conectadas a televisão e internet de forma abrupta, explicitando mais uma vez o dano que a falta de conectivos pode causar ao texto. O problema abordado é o mesmo do D1, ou seja, o sedentarismo causado pelo uso de tecnologias, demonstrando falta de repertório e pouca defesa do seu ponto de vista. No final, mais uma pergunta que não fecha o parágrafo de forma correta. Uma abordagem diferente poderia ser “Dessa forma, é necessário inverter essa questão e alavancar a saúde infantil.”

    (1) direcionados à
    (2) vêm sendo aplicados
    (3) falta de conectivo.
    (4) têm/possuem
    (5) falta de conectivo.
    (6) escolinhas
    (7) falta de conectivo.

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    (1) A intervenção deverá ser realizada com médicos e nutricionistas, orientando a saúde e designando ao esporte para melhor efeito do tratamento, uma boa rotina condiz para o sucesso. Além disso, é necessário total apoio dos pais para a eficácia do processo.
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    Conclusão: sua conclusão está incompleta. O Enem exige 5 elementos na conclusão: a ação(o que deve ser feito?); o agente(quem executa?); o modo/meio(como deve ser feito?); a finalidade(para que deve ser feito?) e o detalhamento. Então, antes de fazer a conclusão, se faça essas perguntas e pense como irá inserir as respostas no texto, de forma organizada e se relacionando com as problemáticas apresentadas na introdução e no desenvolvimento.

    (1) falta de conectivo.
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    Considerações finais
    Acredito que falta mais de você nessa redação. Com a quantidade de perguntas e informações jogadas sem a defesa de um ponto de vista específico, parece que eu estou lendo uma notícia, não um texto dissertativo-argumentativo. Falta defender suas ideias, dizer o que você pensa sobre o assunto(obviamente sempre em terceira pessoa), problematizar, mostrar como mudar a situação, como isso pode ser resolvido. Leia redações anteriores nota 1000 para ter uma visão de como organizar as ideias no texto, faça perguntas antes de começar a escrever o texto(qual o problema? como posso resolver isso? como vou abordar esse tema?), e aumente seu repertório sociocultural lendo livros, vendo filmes, séries, notícias etc. Espero ter ajudado.

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  2. OBS: não sou experiente em correção de redação.

    -falta argumentos(tese);
    -acredito que falta repertório;
    -introduz bem ao assunto, mas é isso o texto inteiro;
    -a conclusão falta muitos elementos (quem, o que, como, finalidade e detalhamento);
    -e não me parece seguir a estrutura dissertativa argumentativa cobrada pelo Enem.

    por fim, continue estudando a grandes pontos a serem trabalhados, mas você esta no caminho.

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  3. OBS: não sou experiente em correção de redação.

    -falta argumentos(tese);
    -acredito que falta repertório;
    -introduz bem ao assunto, mas é isso o texto inteiro;
    -a conclusão falta muitos elementos (quem, o que, como, finalidade e detalhamento);
    -e não me parece seguir a estrutura dissertativa argumentativa cobrada pelo Enem.

    por fim, continue estudando a grandes pontos a serem trabalhados, mas você esta no caminho.

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