Iniciante

Acidentes de trânsito: problema superado ou negligenciado?

  • 0

No livro “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, a personagem Macabéa morre atropelada ao sair da casa de uma cartomante. Fora da ficção, muitos acidentes de trânsito ocorrem, como o atropelamento sofrido pela personagem, demonstrando que, mesmo com novas leis sobre o assunto, o problema é negligenciado, tendo em vista a ineficiência Estatal e o descaso da população.

Em primeira análise, a ineficiência Estatal contribui para o aumento do entrave. Nesse sentido, é visível a falta de uma fiscalização adequada no trânsito, pois muitos infratores não são punidos e voltam a cometer o crime. Isso porque as estradas inter e intramunicipais não possuem nem guardas suficientes, nem sistemas eficazes de observação, mostrando como o Estado não cumpre seu papel, que é de garantir o bem estar social segundo o filósofo Thomas Hobbes, já que ele não busca mecanismos de redução e punição de crimes no trânsito, o qual compromete o bem estar da população.

Ademais, o descaso da sociedade dificulta a resolução do revés. Nessa perspectiva, a sensação de impunidade causada pela deficiência de fiscalização contribui para a infração de leis – ocorrida pelo uso do celular ao volante, ultrapassagem em alta velocidade e até embriaguez do motorista -, a qual corrobora a afirmação do escritor Antônio Cândido sobre o ser humano se importar apenas com seus direitos em detrimento dos direitos dos outros. Portanto, para exercer a liberdade de fazer as ações que quiser no trânsito, por saber que não será punido, o indivíduo coloca em risco a vida dos outros sem sequer perceber o perigo de suas ações.

Em virtude dos fatos mencionados, é crucial a resolução do problema. Para isso, o Governo Federal, como maior instância do Poder Executivo, em parceria com os estados e municípios, deve providenciar melhorias na fiscalização de ruas e estradas, por meio da aquisição de câmeras de segurança especializadas e do treinamento de guardas, com o intuito de utilizar a tecnologia como aliada e otimizar o trabalho dos fiscais e, assim, conseguir cumprir de forma eficaz as leis de trânsito e mapear locais onde acidentes mais ocorrem e motivos deles, para, posteriormente, criar políticas públicas de combate mais efetivas. Desta forma, vítimas como Macabéa serão menos numerosas.

Compartilhar

3 Correções

  1. 👉Pontos Negativos do seu texto e que devem ser melhorado nos próximos
    ✔️ Uso improdutivo de repertório sociocultural no D1. Expanda e Explique melhor a ideia de Thomas Hobbes, para dá melhor coesão ao percurso argumentativo . (eu ainda acho que dados estáticos, para esse D1 seria melhor, haja vista que você faz uma afirmação)
    DICA: Construa argumento para os quais você tem repertórios
    ✔️ Assim como no D1, acho que poderia se apropriar melhor da fala do pensando que cita no D2.
    👉Pontos Positivos do seu texto
    ✔️ Ótima estrutura de texto
    ✔️ Introdução clara, objetiva e direta. Gostei bastante. Muito disso se deve a estrutura escolhida. Continua assim.
    ✔️ Bom percurso argumentativo em ambos os argumentos.
    ✔️Bom repertório sócio cultural
    ✔️Uso produtivo de recursos coesivos.
    ✔️Intervenção contem todos Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.
    ✔️Retomada do repertório utilizada na introdução

    • 1
  2. Introdução:
    Poderia ter explicado mais, usando “retrata a história de Macabéa”.

    D1:
    Você tem que comprovar o que diz, por exemplo, através de algum órgão que seja autoridade no assunto, para tornar seu texto irrefutável. Se você coloca os problemas das estradas, deve provar que esses problemas existem.
    O período está muito longo, cabia uma ponto antes de “segundo”.

    D2:
    Gostei. Na última frase “sem sequer perceber” contrasta com “por saber que não será punido”, uma vez que só pode ser punido quem faz algo de errado. Poderia ser substituído por “sem sequer se importar” ou “sem demonstrar empatia”

    Conclusão:
    5 elementos.

    c1: 160, poucos desvios gramaticais
    c2: 200, apresentou repertório
    c3:
    c4:
    c5:

    • 1
  3. Oii, primeiro quero fazer que sua redação está bem boa, você escreve bem e aponta todos os tópicos necessários para uma redação dissertativa-argumentativa- tema, tese, argumentos e opinião. Você tem um enorme potencial.
    Alguns pontos podem ser melhorados para ter um desempenho ainda maior, vou dividir minha análise pelas competências:
    C1: Nessa competências tu mostrou um domínio bom da língua, eu acho que tu não perderia muito pontos, porém para conseguir a nota máxima só pode ter 2 desvios(gramaticais ou de escolha) e 1 sintático e você teve um pouco mais que isso. A palavra “bem – estar” faltou um hífen, bem como tente optar por períodos curtos, é mais fácil não ter erros sintáticos. Algumas partes ficaram confusas, como o final do 5 e 2 parágrafo, por serem períodos grandes, provavelmente, pode ter algum errinho sintático( não tenho conhecimentos suficientes para afirmar que existe ou não) que dificulta a leitura e gera alguns truncamentos( essa parte é bem explicada no material do inep), ocorre quando a leitura não fica fluida.
    C2: Essa competência trata de não fugir do tema ou tangenciar, o que você aparentemente não fez, e, também, o uso produtivo do conhecimento de mundo. Nesse último ponto, a citação da Macabéa e de thomas hobbes enriqueceram teu texto.Todavia, a de Antônio Candido não ficou muito legal, parece que não está fazendo sentido com o que tu quer afirmar, acho que tu poderia perder um pouco de ponto aqui por isso. Lembre-se conhecimento de mundo também é repertório, nem sempre precisa ter filósofos ou dados para ter uma ótima nota, uma afirmação ou exemplos de algo visível na sociedade já é um bom argumento.
    C3: Ela fala sobre ter um projeto de texto, ou seja, planejar tudo antes de escrever. Volto a dizer que está muito bom, mas o 3 parágrafo seria mais interessante se tu aprofundasse mais nas causas dos acidentes que tu comentou ou aprofundar a frase do Antônio Candido, por exemplo, iria falar sobre a falta de atenção do motorista ou do pedestre ser uma das causas dos acidentes, retomando, de novo, Macabéa que não estava prestando atenção na rua, quando foi morta, ao invés de colocar a frase que ficou improdutiva na C2.Uma outra coisa, não necessariamente é uma obrigação, mas se tu por o Thomas Hobbes um pouco mais acima, nas frases, tu conseguiria ter uma maior espaço para garantir que uniu bem esse filósofo aquilo que tu quer afirmar, o que demonstraria um melhor planejamento de texto. Se puder, acho interessante fazer uma frase síntese em cada parágrafo no final, como se cada parágrafo fosse um minitexto e se o corretor quisesse ler a ultima frase, por exemplo, de seus parágrafos ele saberia sobre o que tu está falando nele(já ouvi muito isso de meus professores).
    C4: aqui aborda os mecanismos de coesão entre os parágrafos e dentro deles. Tu foi muito bem, só uma observação, tenha cuidado com o gerúndio, eu sempre tive muita dificuldade sobre isso, mas treine desenvolver as frases , porque isso pode fazer perder pontos nessa competência. Além disso, aquilo que eu comentei dos períodos muito grandes poderiam ter enriquecido essa competência se tu fizesse eles mais curtos e com mais pronomes, conectivos e outros, não sei se isso faria tu perder ponto aqui.
    C5; acho que faltou tu dar um maior detalhamento para não correr riscos, porém acho que não perderia pontos nessa competência, pois você aborda os cinco pontos que é exigido( quem vai fazer?o que?como?qual intenção? e um detalhamento) .

    Acho que a nota seria a seguinte: 160, 160,180, 200 e 200 = 900
    Muito bom!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.