Acesso à Internet no Brasil

  • 0

1989, o muro de Berlim cai.O clima de tensão, advindo da Guerra Fria, se dissipa, e agora não há mais motivos para as pessoas se encontrarem tão separadas.Com o advento da internet, ficou óbvio que a tendência, daqui para frente, era a de união,e o mundo globalizado era o futuro.Infelizmente, como no caso de qualquer tecnologia impactante, o curso natural é o de pouco acesso para alguns, evidenciando assim a desigualdade socioeconômica vigente no mundo.

De início, é de suma importância entender o que causa este ”apartheid tecnologico”.Tomando como exemplo, o Brasil, considerado, hoje, um país emergente e desigual, é possível ver que, em países cuja população ainda sofre para ter comida na mesa, é improvável que estes possam arcar com os custos de uma tecnologia com alto valor agregado, e que é controlada por oligopólios.Isso fica evidente com base em uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que enuncia que 42% das casas brasileiras não possuem comportador, meio pelo qual o acesso à internet pode ser realizado.

Por conseguinte, fica claro que estas disparidades de acesso à internet entre dadas regiões resultarão em desigualdade socioeconômica.Sendo a internet hoje, além de fonte de entretenimento, uma fonte de conhecimento, a deficiência no seu acesso pode resultar no despreparo das populações afetadas em relação à um futuro cada vez mais competitivo.

Assim sendo, urge que medidas sejam realizadas para uma melhor abordagem do problema.O Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação deve fornecer, por meio de verbas governamentais, subsídios às fornecedoras de internet, para tornar os seus produtos, mais acessíveis para a população, sem prejudicar as suas finanças.Só assim para que, no futuro, as desigualdades sejam minimizadas, resultando no clima de união que é necessário para o nosso desenvolvimento.

Compartilhar

4 Correções

  1. olha não sou craque nesse assunto de correção mas vou tentar ajudar com meu ponto de vista!
    Você parece conhecer varias palavras difíceis e ter uma boa linha de raciocínio, querendo fazer analogia a dois eventos históricos bem famosos como a queda do muro de Berlin e ao apartheid como forma de mostrar a divisão da pessoas por meio do contato pela internet.
    as coisas que eu acho que você deveria focar para melhorar e aumentar sua nota seria a *pontuação*, coesão e coerência das ideias, pois você parece ter muitas ideias sobre o texto só não soube coloca-las bem organizadas, e a proposta de intervenção achei que ficou meio utópica, do meu ponto de vista o governo não iria investir em acesso a internet para a população sem receber retorno de algo para si. principalmente intervir em relações de negócios com provedoras de internet por ser uma empresa privada.
    poderia colocar como proposta de intervenção um auxilio do governo para diminuir os impostos dos produtos tecnológicos, e a implantação deles nas escolas promovendo a disponibilidade e a capacitação da população, assim fazendo com que o Brasil cresça na área da tecnologia e proporcionando retorno.
    Olha desculpa se não fui de ajuda! não manjo muito de correções e talz, espero ter ajudado em algo !

    • 1
  2. Seria interessante você rever um pouco a pontuação de seu texto, principalmente quanto ao uso das vírgulas, A sua introdução não deve começar com uma data, ou seja, números. Seus conectivos são bons, mas falta um pouco de seu posicionamento de forma organizada. Os dados trazem coesão ao texto e você especificou eles de forma clara, muito bom. Vale descrever mais a sua proposta de intervenção.
    C1 – 160
    C2 – 140
    C3 – 140
    C4 – 160
    C5 – 140
    Daria em média de 700 pontos para sua redação.

    • 1
  3. Olá!
    1 – Primeiramente, vale salientar que títulos não são obrigatórios na redação. Mas, caso o candidato queira adicionar o título, deve escolher um título que faça referência ao assunto, de maneira que o leitor tenha uma ideia prévia do tema a ser tratado. Do contrário, o candidato acaba perdendo pontos;
    2 – Nunca, nunca, nunca comece um parágrafo com um numeral (nem mesmo por extenso)
    •Na introdução, ficou redundante e contraditório o período “como no caso de qualquer tecnologia impactante, o curso natural é o de pouco acesso para alguns, evidenciando assim a desigualdade socioeconômica vigente no mundo.”Talvez a reescrita dando ênfase apenas a limitação de acesso, deixasse mais claro e enxuto. Não se faz necessário a vírgula após o termo União.
    •O termo “computador” no segundo parágrafo precisa e correção;
    •Atenção na concordância (cuja população…..estes), também no segundo parágrafo,precisa retomar concordado com o referente;
    • “Por conseguinte”, no terceiro parágrafo, já traz a ideia conclusiva, poderia ser trocado por outros conectores e continuação (Ademais, Além disso..);
    • Muito boa a colocação de “fornecer subsídios”;
    • Você utilizou bons argumentos, mas é necessário organizar melhor suas ideias;
    •Prestar atenção no uso de conectivos e evitar usar palavras que não conheça o significado.
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 100
    C4: 120
    C5: 120
    Total: 620
    Espero ter ajudado, bons estudos!

    • 1
  4. Gostei. Percebe-se quais as tuas intenções no texto, mesmo não conseguindo aplicá-las com clareza. Acho que essa alusão histórica não encaixou com o tema. Evite usar termos e palavras de difícil compreensão. Mas foi boa tua redação. eu daria uns 650 no mínimo. Não deixe de praticar a tua escrita. Abs

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.