ACESSO A INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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É de conhecimento geral que o acesso a internet, a qual é a principal fonte de informações na atualidade não consegue chegar a toda a população brasileira, visto que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Cetic, 67% das pessoas possuem internet em suas casas, aquelas que não possuem ficam em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária entre 9 a 17 anos.
Um levantamento feito em 2018 pelo IBGE, apontaram algumas causas para um número tão alto de pessoas que não possuem internet, entre essas causas estão: incapacidade financeira, falta de interesse e conhecimento limitado ou nulo de aparelhos digitais. Essa limitação pode causar algumas consequências, entre elas está a incapacidade de conhecimento, por exemplo: foi visto em um jornal que existem pessoas localizadas em áreas rurais que nunca ouviram se quer falar a respeito do covid-19, pessoas as quais não tinham idéia do risco que corriam cada vez que recebiam alguém em suas casas.
Em virtude dos fatores mencionados, existem diferentes possibilidades para ajudar essas pessoas e fazer com que recebam as informações necessárias, até mesmo as mais básicas, poderia ser cedido nessas áreas a internet gratuita, posta em parques, escolas e entre outros, poderia assim então melhorar está situação tão precária em que vivemos.

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2 Correções

  1. Oii!
    Sou estudante, vou apontar oq eu observei.
    A introdução não tem um tópico frasal e é composta por somente uma frase. Uma introdução deve conter, no mínimo 4 frases, ok?
    Outra coisa é o uso errado do plural como em”um levantamento apontaram”. Se o sujeito é mais que um, o verbo tem que estar no plural, assim: “um levantamento feito em 2018, apontou” ou “estudos feitos em 2018, apontaram”.

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  2. Olá, tudo bem? Vou comentar a sua redação ao longo dela, que está abaixo, ok? As competências estarão no final.
    É de conhecimento geral que o acesso a internet, a qual é a principal fonte de informações na atualidade ( – faltou uma vírgula aqui, pois é uma conclusão da oração subordinada adverbial explicativa e continuação da oração principal, que está “segmentada” – ) não consegue chegar a toda a população brasileira, visto que ( – faltou uma vírgula aqui, pois é uma oração conformativa deslocada – ) de acordo com uma pesquisa realizada pelo Cetic, 67% das pessoas possuem internet em suas casas, aquelas que não possuem ficam em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária entre 9 a 17 anos. ( Essa introdução está meio confusa, você introduziu um dado aqui na introdução, estude um pouco de como montar uma redação, ok? Ela é como uma receita de bolo, você introduz um tema com definição, alusão etc, após isso você tem que mostrar a sua tese, introduzir os problemas que você falará nos desenvolvimentos – )
    ( – seria bom colocar um elemento coesivo aqui na argumentação, para ligar muito bem com o restante da redação – ) Um levantamento feito em 2018 pelo IBGE, ( – cuidado com essa vírgula, nunca separe sujeito de verbo, ok? – ) apontaram ( – erro de concordância, pois como o sujeito “levantamento” está no singular, o verbo “apontaram” deveria estar também no singular, ou seja, deveria ser “apontou” – ) algumas causas para um número tão alto de pessoas que não possuem internet, entre essas causas estão: incapacidade financeira, falta de interesse e conhecimento limitado ou nulo de aparelhos digitais ( aqui é bom colocar uma referência para deixar uma argumentação mais legitimada, ok? – ). Essa limitação pode causar algumas consequências, entre elas está a incapacidade de conhecimento ( – repetição do vocábulo conhecimento, é bom usar um sinônimo – ), por exemplo: foi visto em um jornal ( – qual jornal? – ) ( – Essa expressão “em um jornal” deve estar entre vírgulas, pois é um adjunto adverbial descolado – ) que existem pessoas localizadas em áreas rurais que nunca ouviram se quer falar ( – se eu não me engano, essa expressão “se quer falar” é informal – ) a respeito do covid-19, pessoas as quais não tinham idéia ( – não existe mais acento em ideia – ) do risco que corriam cada vez que recebiam alguém em suas casas.
    Em virtude dos fatores mencionados, existem diferentes possibilidades para ajudar essas pessoas e fazer com que recebam as informações necessárias, até mesmo as mais básicas ( – esse termo básicas não é muito legal, o que você quer dizer com básicas? Sem condições financeiras? Acho que trocar por um sinônimo ficaria menos confuso – ), poderia ser cedido nessas áreas a internet gratuita, posta em parques, escolas e entre outros, poderia assim então melhorar está situação tão precária em que vivemos ( – evite expressões que estão na primeira pessoa – ).
    COMPETÊNCIAS
    1-Domínio da escrita formal da língua portuguesa –> 80/200 (cuidado, você cometeu diversos erros de gramática e alguns de informalidade. Estude mais pontuação e concordância, além de analisar outras redação à procura de vocábulos formais, ok?)
    2-Compreender o tema e não fugir do que é proposto –> 120/200 ( você não fugiu do tema não, mas a falta de estrutura, ou seja, a competência 3 acabou atrapalhando essa daqui, pois, além de não ter citado mais fontes e não ter introduzido muito repertório no texto, ficou confuso para relacionar os argumentos)
    3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista –>80/200 (você utilizou dados e até mesmo fontes, como IBGE, mas não seguiu a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, você não deixou muito claro o seu ponto de vista e não dividiu bem ele em dois desenvolvimentos, ele está fora do padrão, pois o correto é você introduzir, na introdução dois problemas que você irá comentar em cada desenvolvimento, mas você utilizou a introdução como desenvolvimento 1 e continuou o segundo parágrafo como desenvolvimento 2, o que ficou bastante confuso e muito menos informativo, creio que seja a sua primeira redação e é SUPER NORMAL acontecer isso)
    4-Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação –>80/200 (você precisa utilizar mais as conjunções ao longo do texto, alguns períodos ficaram grandinhos, é sempre bom colocar quando começar um período e principalmente quando começar um parágrafo.
    5-Respeito aos direitos humanos e intervenção –> 40/200 (a sua conclusão está incompleta, você precisa aprofundar mais. Quem deve fazer isso? Como deve fazer isso? Para que fazer isso? O que deve ser feito? Ao responder bem a essas perguntas, você aumenta muito a sua nota na competência 5)
    NOTA: 400/1000
    OBS: Não sou um corretor profissional! Nada disso! Por isso a nota é imprecisa! Apenas sou um estudante como você, posso estar bastante equivocado, mas analise os pontos que eu disse, estude a estrutura, gramatica e a intervenção que você aumenta bastante a sua nota.

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