Acesso à Informação

  • 0

Saber filtrar quais notícias são verdadeiras vem sendo uma grande problema, com o acesso cada vez mais facilitado, quase que instantâneo, somos cada vez mais vitimas de falsas informações.

Não saber como verificar uma manchete, ou até mesmo se a fonte é de confiança, é o grande mal de toda  uma população, que simplesmente se acomoda e acredita em tudo. Não ter vários acesso a essa mesma informação, de formas diferentes, faz com que simplesmente tudo que está nela seja verdade.

O ponto de vista que quem dá a notícia também tem que ser imparcial, de modo que a verdade seja sempre o seu objetivo final, pois muitas vezes o receptor não vai ter outro modo de vê-la.

Buscar fontes diversas de acesso a informações, tem que ser nossa prioridade, para que assim possamos não ser enganados, por aqueles que deveriam nos falar sempre a verdade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá….
    Bom achei a redação curta e também na introdução muito rasa….
    Os desenvolvimento tinha que ser mais argumentativo….
    E conclusão também poderia ser mais melhor….

    • 1
  2. Na introdução não tem nenhuma ideia ou posicionamento a ser defendido, apenas um amontoado de fatos, que o máximo que faz e informar (e o estilo cobrado no ENEM é uma redação dissertativa-argumentativa). Portanto, é necessário que haja um posicionamento.
    Você escreveu a redação toda de forma muito informal e casual, isso tiraria muitos pontos na competência 1 (mostrar domínio da escrita formal portuguesa).
    Você não mostrou nenhum conhecimento seu de nenhuma ária, diminuindo consideravelmente, os seus pontos na competência 2 (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias árias de conhecimento para desenvolver o tema)
    Você não mostrou de forma em momento algum uma relação entre fatos, opiniões e argumentos para fortalecer o seu texto. Deixando você com uma nota baixa na competência 3 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    Você não usou basicamente nenhum conjuntivo, que seria cobrado na competência 4 (demonstrar domínio sobre os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
    Na sua proposta de intervenção (conclusão) você não apresenta nenhum agente, modo, ou detalhamento. Coisas que são cobradas na competência 5 (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos)

    • 1
  3. O texto argumentativo deve ter aproximadamente 5 linhas na introdução, 7 nos 2 ou 3 parágrafos posteriores, que são os argumentos e na conclusão. É interessante também colocar referências de jornais, filmes, uma notícia de TV aos parágrafos de introdução e argumentação para enriquecimento do texto. Quanto aos argumentos, concordo que a população não se interessa em buscar fontes confiáveis, porém, quais as consequências disso? Quem seria afetado e como? É importante desenvolver os argumentos em torno da problemática do tema. Além disso, deve haver uma proposta de solução mais embasada na conclusão, como por exemplo: Como haveria incentivo a população para que cada cidadão buscasse informação confiável? O governo poderia fiscalizar essas informações antes de serem disseminadas, evitando notícias falsas entre a população? Como isso seria feito?

    • 1
  4. Olá tudo bem? Boa noite, senti falta de um desenvolvimento melhor na sua introdução, pois nela não ficou totalmente claro o que seria abordado no texto, se eu fosse vc investiria em conectivos para o texto não ficar muito solto, é uma conclusão melhor desenvolvida, com vários tipos de resolução do problema , tanto físicos quanto mentais…

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.