“Acessibilidade e deficiência física”

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  * Se possível, avaliar de acordo com as competências do Enem, muito obrigada ;)

 

 A acessibilidade, direito de todas as pessoas de ir e vir sem dificuldades, é um direito assegurado pela Constituição Federal do Brasil de 1988, que diz que todos os cidadãos têm deveres e direitos iguais. Contudo, na sociedade atual, esses direitos não são colocados em prática quando se diz respeito a pessoas com qualquer tipo de deficiência ou necessidade especial. Essa adversidade é consequência da falta de assistência por parte do Poder Público, e também, fruto do preconceito enraizado da sociedade.

    Em primeira análise, é necessário ressaltar que a negligência do Poder Público se manifesta como um empecilho para melhor acessibilidade e estruturação das cidades. A falta de iniciativas e de interesse por parte do governo para adaptar a infraestrutura das cidades para uma melhor transitabilidade, afeta tanto a vida pessoal, quanto profissional das pessoas. Desse modo, decorrente da falta de acessibilidade, é ocasionado uma falta de segurança para esses portadores, que não tem outra escolha a não ser enfrentar esses problemas muitas vezes sozinhos. 

   Outrossim, é pertinente abordar o preconceito, que leva a exclusão de uma parcela significativa da população de seus direitos legais. Segundo pesquisas feitas pelo Ministério do Trabalho, duas a cada três pessoas já sofreram preconceito no trabalho por apresentarem algum tipo de deficiência física. Devido essa descriminação, a cada dia os desafios dessas pessoas crescem, seja para achar um emprego, para se locomover pela cidade ou para aproveitar de recursos culturais e de lazer oferecidos.

     Diante do exposto, evidenciam-se que os desafios sociais para deficientes são muitos e carecem de soluções imediatas. Logo, cabe ao Estado promover iniciativas para melhorar a infraestrutura na cidade, utilizando verbas públicas para aumentar a quantidade de rampas, pisos táteis, elevadores em meios de transportes públicos e semáforos com aviso sonoro para cegos. Além do mais, cabe ao Ministério da Educação promover aulas e palestras com aspectos sociológicos em escolas, com intuito de promover a aceitação e igualdade entre cidadãos. Com tais medidas, a acessibilidade não será mais um problema da contemporaneidade. 

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3 Correções

  1. Texto bom. Bem claro e objetivo, o que ajuda muito na compreensão das ideias e defesa do argumentos. Todavia, embora o texto esteja impecável no quesito estrutura , linguagem utilizada e abordagem da problemática , senti a falta de uso de um uso de repertório sociocultural.
    Lembre-se que a defesa dos argumentos deve ser legitimada. E no seu D1 não houve menção ou legitimação por meio de repertório.

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  2. INTRODUÇÃO: está bem embasada, com os conectivos utilizados corretamente e delimitou muito bem sua tese.

    DESENVOLVIMENTO: no D2 acho válido você deixar claro que o Ministério do Trabalho foi extinto, por exemplo: “Segundo pesquisas feitas pelo agora extinto Ministério do Trabalho”. Ainda no D2 acho que você acabou desenvolvendo muito par o geral da vida de uma pessoa com deficiência, vocÊ poderia ter escrito de uma forma mais específica como o preconceito influencia negativamente a acessibilidade dessas pessoas (e aí explicar o conceito de acessibilidade no sentido de acesso aos serviços básicos, não só em relação à mobilidade).

    CONCLUSÃO: ficou muito boa.

    Parabéns pela redação! Espero ter te ajudado a melhorar cada vez mais.

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  3. Oie, tudo bom? Vou tentar pontuar algumas coisas que observei.
    Já na introdução há muitas repetições de palavras, como “direitos”, tenta substituir por sinônimos.
    Suas teses estão ok.
    Seus argumentos do d2 estão ótimos mas tenta trazer uma alusão ou dados estatísticos pra confirmar oq tu tá dizendo.
    Não use outrossim como conectivo, esse é um termo arcaico, usa “Em segundo plano” ou “Em segunda análise”, de resto tudo ok.
    A conclusão tá completa.
    Não me compete te dar notas, mas espero ter ajudado.
    Boa sorte!!!

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