Iniciante

Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil

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        Na série “Bom dia, Verônica!”, da Netflix, a personagem Ângela, uma adolescente
enigmática, é violentada sexualmente pelo seu próprio pai. Infelizmente, essa cena não se
resume às telas, uma vez que a omissão familiar e o frágil sistema educacional servem como
barreiras, dificultando a concretização de um Brasil estável. Com isso, torna-se fundamental a
discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira.

        Nesse contexto, é válido salientar que o silêncio social é um potencializador dessa problemática.       Partindo desse pressuposto, muitas famílias optam por não denunciar os
abusadores por medo ou até mesmo pela repercussão negativa que o caso poderá tomar.
Diante disso, conforme pesquisa feita pelo site UOL , 3 a cada 9 crianças são abusadas sexualmente                    até os 18 anos de idade no Brasil, sendo que a maioria dos atos ocorre dentro das casas das próprias vítimas. Assim, os lares que deveriam ser refúgios e locais de conforto para as crianças e adolescentes, são usados para a prática de verdadeiros crimes.

         Ademais, é imperativo ressaltar que a adversidade citada deriva da baixa atuação dos
setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais
ocorrências. Segundo o filósofo Paulo Freire, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar
possibilidades para a sua própria produção ou construção”. Entretanto, isso não ocorre no
Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a lacuna educacional favorece a uma série de
abusos sexuais de crianças e adolescentes, uma vez que pouco se faz para tentar transmitir a
educação sexual nas escolas, o que poderia facilitar a identificação e até mesmo a prevenção
desses atos.

         Sem dúvida, medidas são necessárias para resolver o impasse. Com isso, o Tribunal de
contas da União deve, em sinergia com o Ministério da Economia e da Educação, destinar um capital
que será revertido na criação de projetos que impõem, desde a educação primária, professores
especializados em educação sexual, com o fito de identificar possíveis agressores e denunciar
esses casos. Além disso, tais programas deverão contar com psicólogos nas escolas com o
intuito de auxiliar as crianças e adolescentes vítimas de abusos. Desse modo atenuar-se-á os
impactos nocivos do abuso sexual de menores no Brasil

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5 Correções

  1. Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

    Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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  2. Olá, gostei da sua redação.
    Texto bem escrito respeitando a norma padrão da língua portuguesa, pontuações, trouxe bons argumentos, bons exemplos. Seu texto é chamativo, nos faz ler sem ter preguiça.

    Sua introdução é boa , visto que vc aborda o tema e da uma breve explicação , seu desenvolvimento também é bem embasado , sempre retornando a introdução. Sua conclusão também muito bem feita , mostrando que vc sabe o que está escrevendo e nos fazendo entender tudo que está escrito ali.

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  3. Oii, tudo bem?
    Adorei seu texto, muito bem escrito, você usou vários conectivos para amarrar suas ideias, sem repetição de termos, deixando a leitura bem fluida. Acredito que você poderia ter citado as consequências do abuso sexual, tanto para as vítimas (que podem vir a ter uma gravidez indesejada) quanto para a família

    INTRODUÇÃO – muito bem escrita, trouxe a problematização do assunto junto com as causas desse problema, além de apresentar um repertório que se encaixa perfeitamente no tema, e fez a ligação com o mundo fora das telas.
    D1- detalhou bem uma das causas apresentadas na introdução, com vocabulário diverso e muito bem escrito, sem erros de ortografia ou concordância.
    D2 – associou com outra área do conhecimento, nesse caso a filosofia, o que deixa seu texto mais rico em argumentos. Trouxe também o detalhamento de outra causa do abuso.
    CONCLUSÃO – finalizou muito bem seus argumentos, trazendo os 5 elementos que são cobrados na conclusão (agente,ação,modo,efeito,detalhamento), sem repetir nada, mas retomando a tese, mostrando conhecimento do assunto

    NOTA FINAL: 960

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  4. Oi, Canuc!! Vou dar dicas para melhorar sua red não deveria haver essa separação com ponto final aí não…
    Você tentou explicar a relação existente entre educação precária e abusos sexuais apenas no final, eu recomendaria que você fizesse isso no início deixando claro que, na verdade, é a ausência de educação sexual (e não necessariamente um sistema educacional ruim, porque há muitas escolas que são top de linha, mas não tem a educação sexual como matéria) que faz com que o tema cada vez mais seja perpetuado, já que crianças e adolescentes não encontram uma rede de apoio escolar se forem vítimas de tal abuso, uma vez que o professorado não está preparado para identificar possiveis sinais que denunciem abusos, não é instruído sobre como lidar com possíveis casos e as próprias vítimas consideram o tema um estigma social.

    5- Seria interessante tentar resolver as duas problemáticas que você expôs. E no caso da omissão familiar? como fica?
    Você propôs investimento financeiro nas escolas, mas será que a solução não giraria mais em torno de uma reforma do MEC no currículo escolar brasileiro a fim de implementar a educação escolar?
    Tente pensar em soluções que bombardeiem o tema em si. os problemas que vc expôs… Talvez vc ter proposto uma solução mais ‘econômica” do que educacional possa ter desviado sua conclusão um pouco.

    Percebi que você pensou bem nessa redação. Você tinha os argumentos, sabia o que queria defender, mas apenas se embolou um pouco na hora de conectar ideias e por no papel. Tente fazer um rascunho antes e você com certeza alcançará com um notão… ABRAÇO <3

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  5. Introdução: a introdução da redação está ótima, com um bom repertório (Bom dia Verônica) série que está sendo aclamada pelo público, o primeiro parágrafo deixa claro para o corretor que há um problema no assunto abordado.

    Desenvolimento 1: o desenvolvimento 1 está muito bom também, mostrando uma causa para o problema, evideciando um dos motivos para o acontecimento. Porém na parte “3 a cada 9 crianças são abusadas sexualmente até os 18 anos de idade no Brasil, sendo que a maioria dos atos ocorre dentro das casas das próprias vítimas.” eu colocaria somente “até os 18 anos” excluindo (de idade) em outra parte eu colocaria “nas casas das próprias vítimas” tirando (dentro das).

    Desenvolvimento 2: no desenvolvimento 2, você trouxe uma citação que se encaixou perfeitamente com sua redação, trazendo muito conhecimento para tudo o que foi apontado neste parágrafo.

    Conclusão: A conclusão mostra um excelente desfecho para a redação, mostrando para o corretor o conhecimento sobre o assunto.

    No geral sua redação está ótima!!!
    Em minha opinião a sua nota é 1000
    (porém talvez seja melhor usar outros termos em algumas frases)

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