Abandono de incapaz no Brasil

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“A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais” (Max Weber). Sabe-se que abandono de incapaz é errado e ilegal perante a lei, no entanto esse atos ilegais continuam a acontecer. Pessoas dependentes de alguém, seja ela uma criança, um deficiente físico ou um deficiente mental, quando deixadas sozinhas são submetidas ao perigo.

Ademais, um exemplo seria quando a mãe vai trabalhar e deixa seu filho (uma criança) sozinho em sua casa, isso foi oque aconteceu com uma família no Program de TV “Balanço Geral”, no qual a tal criança entediada, desejava ver a vista do prédio em que morava e tragicamente escorregou da janela, caindo de vários andares e vindo á óbito.

Uma vez que isso acontece e o responsável não sofre nenhum tipo de consequência, por não ser descoberto ou pelo incapaz abandonado não ter ferido-se, muito provavelmente vai continuar e fazer de novo, isso se poderes maiores não visarem a população que isso é um crime com consequência graves.

Por conseguinte, é necessário atitudes, tais como a parceria de órgãos federais com o ministério da educação (MEC), podendo envolver até a polícia federal, juntos chamarem a atenção dos cidadãos, por meio de palestras escolares, divulgação de informações como meios de denunciar, procurar influência midiática, por exemplo os “influencers digitais”. Esperando assim que o povo entenda a gravidade do problema e como pode ser evitado.

 

* favor colocar a nota de cada competência de acordo com sua opinião, obrigado *

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2 Correções

  1. Boa tarde, Eduarda.

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 80)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 80)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota- 80)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota- 80)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (nota- 120)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Observações e sugestões:

    Introdução
    – “A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais” (Max Weber)” Simplesmente jogar a citação assim fica muito desconexo. Sugiro que você modificasse para “Concordante ao intelectual alemão Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais”.
    – A primeira frase e a segunda frase não possuem relação alguma. Você apenas jogou a citação e depois jogou o tema. Isso te faria perder muitos pontos de coesão e coerência.
    Cadê os conectivos? Cadê a tese? Cadê os argumentos?

    D1
    Cadê o tópico frasal e seu argumento do D1?
    Há diversos erros gramaticais.
    “á” não existe essa crase.

    D2
    Cadê o tópico frasal e seu argumento do D2?
    Há diversos erros gramaticais.
    “muito provavelmente vai continuar e fazer de novo,” Evite generalizações.
    Consequências graves, que consequências? Cite elas.

    Conclusão
    “Por conseguinte,” Não é o conectivo ideal.
    “juntos chamarem” Erro de concordância.
    Cadê o detalhamento?

    Eduarda, sugiro que você reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e as exigências do Enem para ele. Sugiro também que você estude gramática e que busque possuir um repertório sociocultural mais abrangente.

    Bons estudos.

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  2. Introdução:
    1- Procure formular bem sua tese, apresentando dois problemas. Ex: Causa/Causa; Causa/Consequência; Consequência/Consequência
    2- Não comece diretamente com frase. Pode começar assim: Conforme o pensamento de Max Weber, a sociedade…

    1° Desenvolvimento:
    1- Tangenciamento do tema, argumento pobre. Pesquise sobre o assunto, o abandono de incapaz engloba muito mais que a mãe deixar o filho em casa para trabalhar.

    2° Desenvolvimento:
    1- Não continue o problema do parágrafo anterior. Se for o mesmo assunto, deixa no parágrafo anterior. Por isso é importante a tese, por exemplo:
    O abandono de incapaz causado pela negligência governamental e a desigualdade social:
    No primeiro parágrafo você disserta dobre negligência governamental, e o segundo, a desigualdade social. Portanto, a tese deve estar bem explícita na introdução.
    Dica: Leia redações nota mil.

    Conclusão: Se atente no mais importante: Quem, como, por meio de que.
    Em “podendo envolver até a polícia federal.” até? Não seja subjetivo, e sim sucinto, é isso que o Enem espera de você. Ou tem a polícia federal ou não tem.
    Tente retomar algum argumento desenvolvido nos parágrafos anteriores, poderia voltar a citar Max Weber, exemplo: “Assim, a sociedade combateria essa problemática e seria compreendida conforme Weber.” A retomada da tese faz sua redação ser fechada com chave de ouro.

    Síntese: Estude sobre o tema, estude melhor os conectivos e pontuações, leia redações nota máxima e melhore seus argumentos, tirando-os de repertórios socioculturais por filmes, séries, trechos de músicas, filósofos, dados jornalísticos e dados históricos.

    Cuidado: o tangenciamento do tema pode levar sua redação à nota mínima (0) e você pode ser desclassificado.

    C1: 160
    C2: 40 (tangenciamento)
    C3: 80
    C4: 120
    C5: 160

    Nota final: 560

    Bons estudos.

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