De acordo com o artigo 133 do Código Penal, é crime abandonar uma pessoa que esteja sob sua proteção e que seja incapaz de se defender. Embora essa ação seja considerada crime, ainda ocorre com bastante frequência no Brasil. Portanto, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
O abandono de incapaz geralmente é um ato cometido pelos pais, que não realizaram um planejamento antes de ter filhos, o que acaba acarretando uma falta de estrutura familiar. De acordo com o poeta chileno Pablo Neruda, “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Diante de tal contexto, fica claro que mesmo diante de problemas, principalmente financeiros, os pais não devem deixar os filhos sozinhos, mesmo que seja para trabalhar.
O crime em questão não é uma ação restrita apenas aos pais, visto que é o abandono por qualquer pessoa que esteja responsável pela integridade do incapaz em determinado momento. Assim caracterizou-se a morte do menino Miguel, de apenas cinco anos, em Recife. A criança foi deixada sozinha pela patroa de sua mãe no elevador de um prédio, de onde caiu e não resistiu aos ferimentos. A responsável pelo crime pagou fiança para responder ao processo em liberdade.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Poder Judiciário deve verificar a falta de efetividade que ocorre no cumprimento de penas, visto que muitos culpados por crimes acabam pagando fiança, conforme o tempo da pena privativa de liberdade, não havendo justiça plena.
laisfcbIniciante
Abandono de Incapaz em Questão no Brasil
Compartilhar
Phalangee
Olá, boa tarde! Achei muito interessante o tema e gostei bastante da tua redação.
Introdução:
– Está boa, apresentou o tema de forma clara e objetiva.
– Muito bom colocar leis e referenciais.
Desenvolvimento 1:
– Poderia ter aprofundado a questão de deixar os filhos sozinhos (consequências e riscos)
Desenvolvimento 2:
– A questão financeira seria legal apresentar também, já que a patroa possui recursos financeiros mais altos no exemplo que você citou.
Conclusão:
– Como eles deveriam verificar a efetividade das leis e penas, com quais recursos e verbas.
Espero ter ajudado. Uma boa tarde!
;)
Larissa Francisco dos Santos
Sua introdução está muito curta , procure aumentar o recomendado é 7 linhas, faltou argumentar mais também, a tese ta incompleta, é indicado 2 problemas.
É ideal começar o desenvolvimento com conectivo,.
Seu D1 e D2 não tem tem tópico frasal.
Gostei da argumentação e da citação muito boa.
No d2 “visto que” tem que ficar entre vírgulas mais a argumentação está boa falta organizar melhor.
A conclusão falta detalhamento, procure ler mais redações que você consegue adquirir mais experiência
Angélica de Carvalho
Boa tarde Laís,
🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 180)
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 120)
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-100)
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-120)
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
🔸COMPETÊNCIA 5 (100)
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
TOTAL: 620
➖🟠➖🟡➖🟢➖🔵➖🟣➖🔴➖
❌ INTRODUÇÃO:
O seu texto está de acordo com a proposta, trata de assuntos pertinentes ao tema. Parabéns.
Para podermos melhorar a estrutura da redação, é necessário que apresente duas teses em sua introdução, dois problemas que serão argumentados nos parágrafos de desenvolvimento. Você disse no final da sua introdução; “Portanto, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.” Faça uma conexão e traga para a introdução os fatores em análise, por exemplo: “Portanto, os fatores que favorecem para o abandono no Brasil contemporâneo se deve a falta de estrutura educacional e financeira dos responsáveis, como também, pela burocracia que o sistema oferece para lidar com a transferência de responsabilidade… “, apresentando as problemáticas você consegue argumentar melhor nos desenvolvimentos.
…
❌CONCLUSÃO:
Para a sua conclusão é importante apresentar 5 fatores, como; Agente, Meio/Modo/ Ação, Finalidade e Detalhamento. Desses fatores foi apresentado apenas o Poder Judiciário, mas o que será a ação dele para solucionar a questão, por qual meio será utilizado para atingir o sucesso da proposta e o que deve ser feito? Ficou incompleto esse parágrafo.
Espero ter te ajudado. Um grande abraço.
Angélica
Marcos_Emboaba
Introdução:
– Está boa, apresentou o tema de forma clara e objetiva.
– Muito bom colocar leis e referenciais.
Desenvolvimento 1:
– Poderia ter aprofundado a questão de deixar os filhos sozinhos (consequências e riscos)
Desenvolvimento 2:
– A questão financeira seria legal apresentar também, já que a patroa possui recursos financeiros mais altos no exemplo que você citou.
Conclusão:
– Como eles deveriam verificar a efetividade das leis e penas, com quais recursos e verbas.