Abandono de Idosos: governo e sociedade.

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Segundo os dados do IBGE, a população idosa no Brasil teve um significativo aumento desde os anos 90. Isso acontece por conta da elevação na taxa de expectativa de vida, resultado das melhorias na saúde e qualidade de vida. Porém, vale ressaltar que mesmo com esse avanço, o governo e a sociedade continuam estagnados, sem acompanhá-lo, fazendo com que a terceira idade seja ignorada, tanto econômica quanto socialmente.

Despreparados e ignorantes para receber a sociedade mais velha, o governo acaba recebendo problemas tanto judiciais quanto econômicos, tendo em vista a última reforma da previdência, em que houve reajustes que afetaram diretamente os idosos aposentados. Sem planejamento financeiro e condições sociais dignas, o idoso é visto como um fardo tanto pelo Estado quanto pela própria comunidade, mesmo que anteriormente ele tenha contribuído. Assim, sem poder contribuir socialmente, com limitações físicas ou psicológicas e sem apoio familiar, o idoso acaba sendo desprezado e negligenciado, em asilos, sofrendo de abandono afetivo.

Não só o governo carrega a culpa de incentivar o descaso com os idosos apesar de carregar a maior parte —, os jovens e a mídia também. Carregando uma falsa e invicta campanha de respeito, os jovens ignoram a existência da massa mais velha, tal como os meios de comunicação. Tanto nas redes sociais quanto no mercado de trabalho, o idoso é excluído e omitido da realidade, tornando o tema “idosos” quase que um tabu e até mesmo ceder um banco no ônibus traz certa revolta.

Em suma, é dever do governo prover e assegurar os direitos do idoso, de acordo com o Estatuto do Idoso, dando-lhes a chance de viver dignamente. Oferecendo-lhes, assim, condições decentes de saúde, lazer e outros. Além de que através da mídia é possível incentivar a sociedade a reconhecer o valor dos idosos, auxiliando a inseri-los na sociedade novamente como cidadãos merecedores de respeito e honra.

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3 Correções

  1. Introdução
    – Ausência de tese
    – Você pode usar outros repertórios para a sua abertura, na minha opinião, os dados estatísticos são melhores para o embasamento da sua argumentação nos parágrafos de desenvolvimento.

    Desenvolvimento 1 e 2
    – Ausência de conectivo
    – Ausência de repertório

    Intervenção
    Agente: Governo
    obs: Sempre escolha citar qual governo você se refere, Governo Estadual; Governo Federal; Governo Municipal.
    Ação: “prover e assegurar os direitos do idoso”
    Agente 2: Mídia
    Ação: “incentivar a sociedade a reconhecer o valor dos idosos”
    Meio:?
    Modo:?
    Finalidade:?
    Detalhamento:?//rt

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  2. Introdução
    – Ausência de tese
    – Você pode usar outros repertórios para a sua abertura, na minha opinião, os dados estatísticos são melhores para o embasamento da sua argumentação nos parágrafos de desenvolvimento.

    Desenvolvimento 1 e 2
    – Ausência de conectivo
    – Ausência de repertório

    Intervenção
    Agente: Governo
    obs: Sempre escolha citar qual governo você se refere, Governo Estadual; Governo Federal; Governo Municipal.
    Ação: “prover e assegurar os direitos do idoso”
    Agente 2: Mídia
    Ação: “incentivar a sociedade a reconhecer o valor dos idosos”
    Meio:?
    Modo:?
    Finalidade:?
    Detalhamento:?

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  3. Parabéns pela escrita tão fluida e coerente! Senti falta apenas de uma estrutura mais sólida, com a presença de conectivos e fórmula mais concisa pelos períodos do texto.
    Portanto, pontuarei da seguinte forma:
    C1= 200
    C2= 80 (não apresenta repertório sociocultural suficiente pois os dados foram pertinentes mas nada que aprofundasse sua tese, procure contextualizar com alusões históricas, literárias ou de especialistas no tema, bem como o diferencial de filmes e séries sobre o assunto. Tem um filme que se encaixaria muito bem nessa temática, chama A Incrível História de Adaline).
    C3= 200
    C4= 120 (faltam conectivos no início dos parágrafos e ao decorrer dos desenvolvimentos, tente colocar um conectivo a cada começo de período)
    C5= 80 (identifiquei apenas dois elementos necessários para compor a proposta de intervenção: agente e ação, faltando detalhamento, meio e finalidade).
    Ademais, só precisa treinar mais um pouco, bons estudos!

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