A xenofobia no Brasil

  • 0

Segundo o livro, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, escritor brasileiro, o defunto-autor diz que não teria filhos de modo a negá-los o legado da miséria humana. Fora da ficção literária, essa realidade se evidencia, por meio da persistência da xenofobia, a qual se tornou um desafio a ser enfrentado organizadamente no Brasil. Sob esse viés, convém analisar as principais causas e consequências dessa problemática.

A princípio, cabe destacar que a ascensão do Nazismo deixou milhões de judeus mortos, por não serem aceitos na sociedade alemã. Hodiernamente, tal perspectiva não se modificou, visto que os imigrantes, ainda sofrem preconceito e são tratados com inferioridade, por terem uma cultura, religião ou raça diferente. Com efeito, é inadmissível que em um país dito democrático, as prerrogativas essenciais ao ser humano não sejam respeitadas e estejam presentes só na teoria.

Outrossim, segundo Immanuel Kant, filósofo alemão, “é no problema da educação que assenta o grande segredo para aperfeiçoamento da humanidade”. No entanto, percebe-se que os filhos de estrangeiros têm que conviver com o bullying dentro das escolas, o que culmina no crescimento da evasão escolar. Nessa ótica, evidencia-se a ineficácia constitucional, tendo em vista a exclusão e marginalização social desses indivíduos, os quais são impossibilitados do gozo de um direito primordial – a educação.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar esse impasse. Destarte, o Ministério da Educação deve instituir nas grades curriculares, conteúdos voltados para essa temática, sendo que as instituições educacionais podem implementar isso, por intermédio de debates e aulas transversais, com os professores discorrendo a importância da diversidade cultural, com o intuito de construir uma visão menos preconceituosa nos discentes. Espera-se, com isso, que haja o aprimoramento da humanidade e o único legado a ser transmitido as futuras gerações seja de uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhar

6 Correções

  1. A sua redação ficou muito boa,a intro eu gostei muito.Na Conclusão ficou estranho o uso desse “sendo”,mas de resto eu achei que ficou muito boa,continue treinando e se aperfeiçoando,você tem uma bagagem muito boa de conhecimentos de mundo como essa obra de Machado de Assis,a Alemanha Nazista e o assasinato dos judeus,eu aconselho o canal fa Debora Aladim para você expandir ainda mais vossos conhecimentos,principalmente história,mas é isso,gostei da redação,continue treinado e se aperfeiçoando que é certeza que virá notão no ENEM,afinal redação é treino,siga nessa batalha,mesmo sendo tempos difíceis tenha fé que vai dar tudo certo e que você vai arrebentar no final do Ano,espero que conclua seus objetivos,já dizia Anne of the Green Gables ” a repetição é a chave do sucesso”.

    • 0
  2. Boa tarde, sua redação, na minha opinião, está maravilhosa. Achei bem estruturada, relacionada e organizada, adorei as citações e vi semelhança em sua redação com outras redações nota 1000 que li, no sentido de bom uso das palavras e um repertório excelente. Não sou muito bem treinada em redação mas vejo que você é ótimo nisso, parabéns!! Continue assim!!

    • 0
  3. INTRODUÇÃO: Cuidado com a repetição de artigos e preprosições desnecessários. Evitando o mesmo seu começo está ótimo.
    DESENVOLVIMENTO 1: A democrácia dita está vinculada a Cordialidade não a democrácia! cuidado.
    DESENVOLVIMENTO 2: Não enfatize tanto a xenofobia estrangeira, a mesma está enraizada na cultura do país.
    CONCLUSÃO: Proposta de intervenção fora da realidade atual. Mais viavel palestras de interesse educacional dados pela população de diferentes culturas! CUIDADO COM périodos grandes.
    obrigada!

    • 0
  4. cara sua redação ta muito boa! parabéns continue treinando porque com certeza você irá tirar uma nota muito boa.
    vc poderia ter definido uma tese melhor, com base nos seus argumentos e teria um fechamento mais elaborado.
    gostei muito do repertório sociocultural e do seu vocabulário, obrigada por me apresentar a palavra “destarte”

    • 0
  5. INTRODUÇÃO: muito boa apresenta visão universalista e relação com o tema proposto.
    Desenvolvimento1: bom argumento, otima relação passado com a realidade.
    Desenvolvimento 2: bom também gostei da sua estruturação
    Proposta de intervenção: boa porem poderia explorar um pouco mais na nossa realidade de pais subdesenvolvido.

    • 0
  6. Tua redação, de forma integral, está muito boa, inclusive, parabéns pelo vocabulário. Só quero abrir uma aspas para a proposta de intervenção, que mesmo muito boa ainda me parece muito distante da realidade de um país subdesenvolvido, poderia elaborar um pouco mais a proposta para que ela não seja vista como uma “utopia”.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.