A xenofobia em discussão no século XXI

  • 3

No ano de 2019 o filme de origem sul-coreana, denominado Parasita foi lançado. Contrariando todas as expectativas impostas a um filme estrangeiro, a produção foi aclamada pela crítica e ganhou o Oscar de melhor filme naquele mesmo ano. Todas as expectativas e estigmas impostas a esse filme, são fruto de uma xenofobia que se arrasta a anos, gerando relações deturbadas entre países, em forma de racismo implícito ou explicito, tanto físico quanto verbal.

Diante disso, o conceito prévio passado por gerações de que cada pessoa que reside em um determinado país, possui determinadas características, resulta em incidentes como o registrado em La Plata, entre um dono de um supermercado chinês e um entregador argentino incitado, pois o entregador se referiu ao dono do supermercado como corona vírus, relacionando assim o povo chinês a pandemia do vírus que assola o mundo.

Ao mesmo tempo as formas de colonização de cada país, refletem em suas relações a chegada de estrangeiros em seu território. Os estereótipos acompanham determinados grupos como os islâmicos e os latinos, refugiados políticos ou imigrantes que procuram uma condição melhor de vida. Pela mesma razão, a modificação de suas tradições e hábitos para se adequarem demonstra a aversão que os povos nativos sentem desse envolvimento.

Essa determinada questão política manifestada em certos grupos é fruto do desconhecido. Nesse sentido ações punitivas mediante o Estado devem reforças as leis, demonstrando assim o respeito e a cooperação entre as sociedades. Do mesmo modo, a aproximação entre as diferentes culturas e a conversação se tronam de suma importância, podendo ser implementadas pelas instituições governamentais desestimulando assim o medo e o ódio.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, bom dia. Eu gostei muito do tema, mas vou comentar algumas coisas, tá? *lembrando que sou estudante também.
    A introdução está bem, tem uma contextualização, mas acho que faltou realizar com o Brasil (caso tu estejas estudando p redação do enem, as problemáticas sempre são no Brasil) e acho que faltou também estabelecer bem a tese, aparentemente está consequência e depois causa, não sei se isso desconta ponto, mas fica algo desconfortável. No desenvolvimento 1, tu apenas conta o caso, não argumenta sobre depois, isso é um desvio grave. No desenvolvimento 2 achei bem bacana como foi construída a ideia, mas em geral acho que dados e alguma citação filosófica deixaria teu texto mais “rico”.
    Sobre a proposta achei bem “fraco”, falar só Estado, fica algo raso, tente falar algum órgão na próxima vez, ministérios, governador, sei lá, outra questão que tem é a ação “reforçar leis”, ok, mas tem que ter um detalhamento nessa parte, por meio de que vai fazer isso? finalidade tá ok. Enfim, são só alguns detalhes, em resumo acho que deverias estudar pontuação (vírgula), estudar conectivos e também um pouco a estrutura. Parabéns e siga estudando!!!!

    • 1
  2. nota 01 -120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    nota 02 – 120 – O tema proposto é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial.
    nota 03 – 100 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    nota 04 – 100 – demonstra pouco domínio dos recursos coesivos.
    nota 05 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.