A Xenofobia em Discussão no século XXI

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           É de conhecimento geral o fato da xenofobia ser extremamente voltada para o cunho social, pois refere-se às relações indesejadas contra o estrangeiro, ademais, a atenção sobre essa discussão é de importância em frente à situação atual do mundo como alta migrações, guerras, etc. Por certo, a aversão generalizada por conta de um pré-conceito aos estrangeiros, e ainda, consequências negativas que agravam a situação da vítima que sofre xenofobia.

            Inicialmente, moradores locais que entendem a vinda de estrangeiros como uma forma de “tomar o seu lugar”, tendem a agredi-los não só verbalmente como fisicamente, pois possui um entendimento errado dessas pessoas que muitas vezes são refugiados e estão ali por necessidade, logo tal prática xenofóbica sem dúvida vulnera os Direitos Humanos. Demais, o sentimento de aculturação se torna superior ao de multiculturalismo, portanto é relevante a priorização de tal assunto entre a população.

            Vale ressaltar ainda que a ideia generalizada de toda a população de certa cultura traz consequências marcantes para o indivíduo, por exemplo, estender a ideia do “homem bomba” para toda sociedade Islã fez com que dominasse tal aversão a esses refugiados como islamofobia. Além do mais, esses cidadãos que se refugiam na Europa, por exemplo, maior destino desses, estão em busca de melhores condições de vida e ao passo que sofrem retaliações, cidadãos locais demonstram tamanho desentendimento, assim sendo, as agressões com os refugiados faz com que seja necessário medidas de proteção e anti-exclusão.

            Em suma, a conexão entre os países do mundo e, por outro lado, o enfrentamento de muitos desses refletem a xenofobia que é de clara repulsão. Com isso, Prefeituras devem idealizar campanhas de cunho social que incentivem o acolhimento de migrantes e refugiados, através de palestras e propagandas que mostrem a realidade e motivos desses, para assim, extinguir a xenofobia e o pré-conceito, e por fim, a ONU promover ações solidárias em conjunto com cidadãos locais voluntários contra a exclusão e a agressão de estrangeiros, por meio de doações, diálogos culturais e seminários, a fim de garantir seus Direitos Humanos.

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6 Correções

  1. Ola! Tudo Bem?
    Então… teu texto foi bem elaborado, foi bem coeso e não fugiu do tema. Entretanto, ao meu ver, teus argumentos foram finalizados com propostas de intervenção, por exemplo: você usou “portanto é relevante a priorização de tal assunto entre a população” e “faz com que seja necessário medidas de proteção e anti-exclusão”, que apesar de bem sutis, não pode acontecer. Evite usar os meios de solução nos argumentos. Você deve restringir aos argumentos somente dados de estatísticas, citações e consequências. Mas o restante do texto esta bem harmônico.
    É isso. Espero ter te ajudado. Bons estudos. : )

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  2. Boa noite! Também vou tomar a liberdade e te dar algumas dicas que eu aprendi: Em uma redação do ENEM, é válido colocar algumas citações filosóficas e dados do cotidiano (de empresas como o IBGE, G1 e Datafolha), que podem e vão enriquecer a sua redação, provando ao redator que você possui repertório sociocultural. Um exemplo de citação filosófica: Sócrates: “Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo”. Alusões históricas também ajudam e, no caso, o livro “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, ajuda muito. Fonte: https://www.vestmapamental.com.br/atualidades/citacoes-e-alusoes-historicas-sobre-o-tema-xenofobia-imigracao-e-refugiados-redacao-enem/

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  3. Vc escreve muito bem gostei .
    Vou toma a liberdade de te dar 3 dicas .
    Para vc evitar erro de vírgula faça três períodos assim vc tem até 80% de chances de não erra e perde ponto nas vírgulas.
    Cite um filósofo , dados de algum jornal isso enriquece sua redação .
    Na introdução tente deixa mais claro do que vc vai falar no argumento 1 e 2 . Boa sorte vc escreve bem , só precisa toma cuidado com alguns pontos como generalização, por exemplo.

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  4. Segundo a minha visão do texto cheguei as seguintes conclusões:
    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
    120-Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    120-Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    120-Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
    120-Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
    120-Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    NOTA:600
    Lembrando que essa correção foi feita com base nas premissas disponíveis no link: https://tinyurl.com/y958n8et. ( Está correção não reflete um possivel resultado real na prova, porém, pode nortear quais abilidades devem ser estudadas com mais atenção)

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