Não é fácil difenirmos as origens da violência no Brasi. Para alguns pode remeter a época da abolição da escravidão, quando os negros foram jogados as ruas sem nem um tipo de planejamento ou assistencialismo governamental, ficaram a mercê da própria sorte.Para outros, a violência está intríncica a instabilidade política e a má distribuição de renda que faz parte da história e da atualidade brasileira.
O Brasil foi uma das últimas colônias a abolir a escravidão. E após este feito milhares de pessoas pobres e marginalizados foram libertos de seus senhores para ir para onde? Pois haviam sido arrancados de suas famílias e culturas, e agora estavam, literalmente a um oceano de distância de seus. Muitos dos escravos libertos optaram por continuar a trabalhar para seus antigos senhores, mesmo recebendo uma miséria pela sua força de trabalho. Outros muitos juntaram-se em comunidades nos lugares que eram desvalorizados pelas elites, como os morros, por exemplo, se auto-marginalizaram da elite e ai está a origem, segundo alguns historiadores, das famílias brasileiras.
Por outro lado, após a independência proclamada, se passaram tantas fases, tantas constituções e tantos períodos de liberdade e repressão que torna-se impossível afirmar que o Brasil passou ou passa por uma faseou vive um periodo de estabilidade política.Tantas altêrnancias de governos hora de esquerda com cunho socialista/comunista que fala em reforma agrária, hora de governo de centro-direita ou direita com idéias a fim de estimular grandes impresas ou investirem no País e a privatizar estatais só faz aumentar a má distribuição de renda, aumentando as desigualdades e empobrecendo os mais pobres. Pobreza,falta de acesso a serviços básicos levam inevitavelmente à violência.
Pode-se concluir que para se resolver essa problematica se faz necessário forte investimento do Estado na garantia dos serviços essenciais a toda população: saúde, segurança e educação, no mesmo tempo em que promoveu a geração de empregos, com simplificações fiscais, aparelhamento das polícias para que os índices de violência diminuam drasticamente, apoio ao Ministério Público no combate a corupção entre outras ações a fim de promover a saúde em geral do cidadão brasileiro. Este que mesmo com tantas dificuldades é conhecido internacionalmente pelo seu jeitinho e alegria de viver.
Jean Ferrante
1- Ótima alusão introdutória, porém faltou um tese concreta e um encaminhamento argumentativo. OBS: Procure não utilizar primeira pessoa do plural (nós) busque sempre utilizar a impessoalidade… Algumas pessoas discordam desse ponto de vista…
2-O segundo e terceiro parágrafos devem expor dados e informações históricas. Contudo a argumentação deve ser fortemente defendida com a utilização destes. Ou seja, os dados históricos devem servir como defesa para a sua argumentação e não como sua argumentação.
3- A sua argumentação ficou muito superficial. – dados +argumentação.
4-atente-se aos agentes que devem conter na conclusão.
Você escreve muito bem porém a estrutura dissertativa-argumentativa ainda não foi bem modelada, mas tenho certeza que será e você alcançará notas altíssimas.
C1- 160
C2-100
C3-100
C4-140
C5-140
Nota:640
KatiaRitzmann
Obrigada!!! Vou redigir ela novamente, e estarei postando utilizando suas dicas!!……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
peeachpie
Boa noite, tudo bem?
A introdução da sua redação é um pouco confusa, e se perde na hora de inserir o tema. Na sua tese, você não demonstra um posicionamento convicto que seria defendido durante o desenvolvimento. Como exemplo, faria sua introdução dessa forma :
A origem da violência no Brasil, pode ser diretamente relacionada à abolição da escravidão, quando os negros foram jogados nas ruas sem nem um tipo de planejamento ou assistencialismo governamental, e ficaram a mercê da própria sorte. A violência também pode está interligada com a instabilidade política e a má distribuição de renda que faz parte da história e da atualidade brasileira. Diante desse cenário, é possível perceber a necessidade de políticas protecionistas e atitudes governamentais no planejamento financeiro.
Consegue perceber que agora sua tese consegue ser mais objetiva e ajuda na formatação do seu texto?
No seu D1, você apresenta dados que poderiam ser utilizados perfeitamente em um tema de redação sobre abolição da escravidão ou assuntos do gênero, mas o conteúdo que você expõe não condiz ao tema, e se perde mais ainda se relacionar à sua tese.
No seu D2, sua redação se desformata por apresentar seu posicionamento no desenvolvimento. Fora que há informações soltas que continuam não condizendo com o tema e não havendo coesão no texto.
Na conclusão, não há apresentação da solução interventiva do seu primeiro desenvolvimento, que se trata de relações étnicas e culturais.
COMPETENCIAS
1- 120
2- 120
3- 80-
4- 120
5- 80-
total: 520 :)
KatiaRitzmann
Obrigada!!! Vou redigir ela novamente, e estarei postando utilizando suas dicas!!…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
samybbarros
Boa noite, sua redação está boa mas sua conclusão ficou um pouco “abrangente”, sem uma solução objetiva. E também, não sei quais foram os textos motivadores que foram utilizados mas ao meu ver acabou fugindo um pouco do tema, falando vagamente sobre a violência no COTIDIANO do brasileiro.