Iniciante

A violência simbólica e sua influência nas relações humanas na contemporaneidade

  • 0

De acordo com o sociólogo francês ,Pierre Bourdieu,os seres humanos possuem,em suma,diversos tipos de capitais ,em todas as relações e esferas vitais. Sendo, o mais importante deles :o capital simbólico,de prestígio e de reconhecimento.É através desse capital que são estruturadas as relações de poder entre indivíduos.Sendo assim,na concepção deste sociólogo,a violência simbólica seria,portanto, a falta de equivalência do capital simbólico entre as pessoas e/ou instituições.

Muito questiona-se sobre a real existência da violência simbólica, e se essa existe, como resolve-la. Um exemplo claro de violência simbólica é a dominância masculina sobre a mulher.Na sociedade patriarcal atual, há uma naturalização desta dominância,sendo muitas vezes até esperado que o homem tenha um salário melhor do que uma mulher que exerça o mesmo cargo. Essa naturalização está muito ligada ao conceito de “incapacidade” feminina pela gravidez.Essa violência simbólica pode ainda evoluir para feminicídios ou estupros, dependendo da gravidade em que esta sendo exercida.

Outro exemplo que pode-se citar é o racismo simbólico. Seria a resistência a mudanças no status das relações raciais. Ou seja, os indivíduos acreditam que os negros são uma “ameaça” aos valores ,crenças e mesmo , à cultura do grupo dominante(neste caso, o branco europeu).Assim,pode-se perceber que a violência simbólica tem uma ligação intrínseca com o preconceito. O preconceito é a consequência direta da atmosfera de violência simbólica presente.

Assim,a violência simbólica exerce uma influência direta nas relações humanas da contemporaneidade , uma vez que ela influi um prejulgamento entre as pessoas, e sobre o que elas devem ou não terem direito. A violência simbólica deve ser combatida para que seja possível uma sociedade mais igualitária e humana.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. olá e segundamente boa noite haha, então você introduziu o assunto com uma citação de um filósofo, eu recomendo que que você use as citações após a sua tese, que também no caso eu não conseguir achar, é interessante também para os corretores você dizer oque é a violência você fez porém não apresentou a tese na introdução e ela ficou pesada porque traz somente embazamentos sobre este filósofo e seu pensamento.
    no seu desenvolvimento você devia desenvolver a sua tese em argumentos, ficaria legal você colocar esse começo do desenvolvimento ai na introdução, então no geral no seu desenvolvimento faltou mesmo você desenvolver sua tese tipo” é nótorio que o céu apresenta a cor a azul à todos que observam” ai então você vai dizer o poque o céu é azul através dos seus argumentos.
    no seu segundo segundo argumento faltou isso, o mesmo do primeiro
    no final eu senti falta da proposta de intervenção você deve se pergunta “quem vai resolver o problema, como vai resolver, e que de que modo irá resolver” isso é chamado de P.I é interessante também colocar o resultado dessas medidas, tipo; com isso vai ajudar a melhorar a educação infantill promovendo melhor rendimentos nas escolas públicas bla bla bla.. e você não concluiu o assunto, na conclusão é necessario usar tipo no começo;Portanto, com isso, …..” então espero ter ajudado muito obrigado até mais :).

    • 2
  2. percebo que você tem potencial, mas precisa saber usa-lo. Você utilizou 4 linhas para falar de um filósofo somente para repetir o tema da redação.
    houve certa tangência do tema nos desenvolvimentos pelo fato de citar exemplos do problema, e não tratar DELE propriamente dito. Também não houve uma tese, o que praticamente deixa o texto vazio e disperso. Não houve proposta de intervenção, inclusive, o que foi dito nela, daria uma boa tese para um bom desenvolvimento, mas está bem longe de uma proposta de intervenção. Você abordou APENAS a violência simbólica, mas não a conciliou com influência nas relações humanas.
    NOTAS ABAIXO:
    COMPETÊNCIA 1. NOTA 120: O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    COMPETÊNCIA 2. NOTA 80: O candidato desenvolve o tema de forma mediana, apresentando, inclusive, tendência ao tangenciamento.
    COMPETÊNCIA 3. NOTA: 120: O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista. As informações são fornecidas de maneira aleatória e desconectadas entre si, embora se relacionem com o tema.
    COMPETÊNCIA 4. NOTA 120: Demonstra domínio regular dos recursos coesivos. Esse participante articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 5(PROPOSTA DE INTERVENÇÃO). NOTA 0: 0 pontos, o candidato não apresenta proposta de intervenção nenhuma.
    TREINE MAIS, COMO JÁ DISSE, VOCÊ TEM POTENCIAL, ACREDITO QUE CHEGARÁ À TÃO SONHADA NOTA 1.000, MAS DEVE TREINAR MUITO!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.