A violência policial contra pessoas negras possui diversas implicações e pode ser compreendida como um fenômeno consequente de séculos da permanência de mecanismos de inferiorização e segregação sociocultural e espacial de pessoas negras vinculados a inúmeras tentativas de apagamento cultural, revelando aspectos psicossociais de sociedades com tais ocorrências, evidenciando a problemática do racismo estrutural.
“Youtubers” como “Nataly Neri” e “Spartakus Santiago” comumente apresentam em seus canais de comunicação e diálogo a pauta do racismo estrutural, convocando seus espectadores a (re)pensarem suas práticas e atitudes que, em determinadas situações, podem, efetivamente, ser racistas, mesmo que os agentes de tais ações estejam concretizando o ato de racismo de forma inconsciente, caracterizando o racismo estrutural.
Neste ambito, pode ser percebido na série “Lovecraft Country” que o racismo estrutural está enraizado no imaginário social de grande parte dos cidadãos, incluindo policiais, que, por meio de sua profissão e seus respectivos “privilégios”, abusam de tal poder, perseguindo e gerando terror na população negra, mesmo em situações cotidianas e ordinárias.
Perceptivelmente, também, na série “Olhos que condenam” pode ser notado que, mesmo que uma pessoa negra provasse sua inocência, em certas ocasiões e contextos, ela seria criminalizada e condenada por um crime que não cometeu, revelando a pouca eficácia e, aparentemente, inexistência da imparcialidade de diversos aplicantes da lei, o que, indúbitavelmente, revela aspectos psicossociais e a necessidade de uma intervenção não apenas do Estado, mas também da sociedade civil para a mudança deste quadro.
Desta forma, cabe ao Estado fomentar palestras e discussões em escolas e universidades públicas ministradas e conduzidas por cientistas sociais e antropólogos objetivando estimular o desevolvimento não só da consciência social acerca do racismo estrutural, mas também a adoção de práticas antiracistas. Ainda nesta questão, cabe ao Estado e seus respectivos aparatos legislativos junto ao Ministério da Justiça, a função de analisar a ação de seus agentes, afim de assegurar uma maior imparcialidade quanto ao cumprimento das leis.
Lolita Ros
Legal a seu ponto de vista. Falta elos coesivos e no Enem é mais comum ter 4 parágrafos cuidado.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa (180)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (180)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (160)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (180)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural (200)
Vitormo.rais
olá tudo bem , vim aqui dar algumas dicas para você
então vamos começar :
introdução: olha gostei do começo onde você deu um explicação do racismo e oque ele é, porém, você ter citado uma série, por exemplo, Broklyn 99 e the Umbrella Academy ambas tem uma passagem mostrando a realidade de muitos por ai ( você poderia usar um fato histórico também, exemplo, o Apartheid em 1948). Não se esqueça de apresentar sua tese e deixar ele explícita.
D1: aqui você começou sem usar um conectivo, isso dificulta a leitura e deixa a redação muito pesada, mais fora isso parabéns.
D2: Parabéns, esse desenvolvimento você usou o conectivo e usou uma série como argumento.
D3: olha vou ser bem sincero, não é muito usual ver uma redação com 3 desenvolvimentos, eu li várias redações nota 1000 e ambas possuíam 2 desenvolvimentos, então vai de você usar isso ou não. Nesse sentido , seu D3 ficou muito bem colocado, deu sentindo ao seu ponto de vista.
Conclusão: irei ser breve, irei pegar uma das suas proposta de intervenção e irei colocar oque está faltando, okay ?
Quem: O Estado
Ação: cabe ao Estado fomentar palestras e discussões em escolas e universidades públicas ministradas e conduzidas por cientistas sociais e antropólogos
Finalidade: objetivando estimular o desenvolvimento não só da consciência social acerca do racismo estrutural, mas também a adoção de práticas antirracistas.
por meio; ?
detalhamento: ? ( obs: vi muitas redações com o detalhamento e outras sem, vai de você usar ou não)
e isso, espero ter ajudado, qualquer duvida só me mandar msg, ^^ Parabéns