A violência no trânsito brasileiro

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As constantes evoluções na sociedade trazem consigo problemas sem suas soluções apontada na maioria das vezes. Constantes mudanças requer cada vez mais sociedades educadas e instruídas a lhe dar com os desafios diários lhe impostos seja eles de maneira abrupta ou sútil.

Com a chegada dos primeiros automóveis no país no ano de 1981, dava-se início a uma epidemia que convivemos até nos dias hoje. Os acidentes de trânsito que vem aumentando cada vez mais e ceifando a vida de milhares de pessoas, e isso vem se tornando algo cada vez mais comum. Um levantando realizado pelo portal do transito aponta para uma estimativa de mais de trinta óbitos por dia por essa circunstância, dados como este eleva o Brasil para o quinto país onde ocorre mais mortes no trânsito.

As principais causas para os acidentes no trânsito são falha humana, ou seja imprudência  segundo levantamento feito pelo ministério dos transportes, portos e aviações. É importante salientar que as falhas mecânica também contribui para os grandes índices de acidentes. Com a modernização dos veículos e os sistemas de segurança desenvolvidos pelas montadoras a queda de mortes e lesões tem diminuído sensivelmente ano após ano. Segundo o National Highway traffic safety administration( NHTS) o uso das medidas de segurança vem diminuindo entre 11% a 14% o número de vitimas fatais nos acidentes.

Pela observação dos aspectos analisado, cabe ao ministério dos transportes, portos e aviações em conjunto com o Detran criar novas leis de transito que sejam mais duras e rigorosas e fazer campanhas educativas nos principais meios de comunicações existente, e utilizar as redes sociais como um dos principais  meio de divulgação das campanhas reeducação no trânsito.

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3 Correções

  1. olá, tudo bem?
    vou corrigir por partes e depois coloco sua nota ok?

    Introdução: sem repertório, ortografia e concordância irregulares, sem encaminhamento argumentativo e tese, ou seja sua introdução não é uma introdução.

    Desenvolvimento 1: erros de concordância, desvio gramatical, apesar de ter repertório não tem ponto de vista desenvolvido e nem desenvolve o repertório, falta de conectivos

    Desenvolvimento 2: falhas gramaticais, apresenta dois repertórios contrários, sem desenvolver ponto de vista e desenvolvimento (pare de só jogar as informações).

    Conclusão: não retoma a tese, faltam na su8a proposta de intervenção: meio, o detalhamento e a finalidade.

    Em geral:
    # sua introdução está ruim
    # desenvolvimento 1 e 2 estão um pouco melhores, mas falta seu ponto de vista em cada um deles
    # não há conectivos Inter parágrafos
    # falta de conectivos intra paragrafo
    # intervenção não está completa
    # muitos erros de gramática

    C1:80, estrutura sintática com muitos desvios
    C2: 80 abordagem completa, porem tem partes embrionárias( sem desenvolvimento)
    C3: 80, projeto de texto sem desenvolvimento e contradição grave
    C4:80, presença rara de elementos coesivos
    C4 80, só mente 2 elementos dos cinco cobrados na proposta de intervenção.
    total: 400

    continue escrevendo, sua redação tem potencial, espero ter ajudado!

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  2. Opa, eae, tudo bem? Vou deixar minha correção aqui, mas saliento que ou apenas estudante, logo, essa correção trata-se apenas da minha opinião, ok? Vamos lá

    INTRODUÇÃO:
    -trouxe um repertório para introduzir, mas não ficou muito claro qual a relação das mudanças ocorridas com o tema
    -explicite mais sua introdução e conecte-a com o tema da redação, dando atenção às teses e mostrando seu ponto de vista

    D1:
    -apenas aqui você começa de fato a discorrer sobre a violência no trânsito, poderia ter feito no parágrafo de cima
    -a redação do enem é dissertativa-argumentativa, ou seja, ao mesmo tempo que você discorre sobre o tema, você deve argumentar também, este último ficou faltando no D1

    D2:
    -esse foi o seu melhor parágrafo até aqui, organizou melhor as ideias e seguiu um padrão, entretanto, mesmo papo do D1: faltou um pouco de marca de autoria, deixar claro qual a sua opinião e o motivo de você estar citando esses dados

    CONCLUSÃO:
    -disse quem e o que deve ser feito, mas esqueceu de dizer como e qual a finalidade disso, competências requeridas na proposta de intervenção
    -poderia usar mais conectivos como “portanto”, “é necessário”, “com o intuito de”, “para que” e etc
    -seria interessante retomar a tese também, mas para isso você poderia desenvolvido ela melhor lá no começo

    Você escreve bem, dá uma olhada na estrutura de uma redação do enem e estuda a parte teórica de uma redação, sua nota vai elevar muito, pode acreditar. Te daria um 560. Parabéns e continue estudando!

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  3. Corrigindo segundo o modelo ENEM:

    Primeiramente, na introdução, o ideal seria que você tivesse apontado os seus argumentos da tese, ou seja, as “causas” que seriam abordadas nos desenvolvimentos, isso conta como projeto de texto organizado onde você já é direto nas ideias que quer passar.

    Sobre os desenvolvimentos, o ideal seria que a causa ou as causas do problema, fossem explícitos na conclusão, já que é um dos 5 elementos coesivos que precisam estar nela.

    Sobre a conclusão faltam alguns dos elementos, um deles é justamente a causa, que você pôs em um dos desenvolvimentos, faltam também o modo/meio(como a ação para amenizar o problema vai ser feito), também o detalhamento(uma breve descrição sobre um dos outros 4 elementos) e a finalidade(que é o resultado que as ações a serem tomadas irão gerar).

    Fora isso o seu texto apresenta alguns desvios e erros gramaticais, assim como também pouco uso de repertório sociocultural e legitimado pertinente ao tema e com uso produtivo, assim eu daria as seguintes notas nas 5 competências:

    Competência I: 120 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática regular, com alguns desvios da norma culta da língua portuguesa.
    Competência II: 120 pontos, há abordagem completa do tema, mas com pouco uso de repertório legitimado pertinente ao tema.
    Competência III: 120 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões não está tão claro, além disso como já citei, não houve um direcionamento na introdução para as teses que seriam abordadas, no geral, o projeto de texto possui alguns defeitos e uma organização não tão boa das ideias apresentadas.
    Competência IV: 80 pontos, Há uma presença pontual de elementos coesivos, que fazem ligação entre os períodos do texto, havendo também algumas inadequações, o que evidencia um domínio não tão efetivo da língua.
    Competência V: 80 pontos, a conclusão apresenta apenas 2 elementos exigidos na proposta de intervenção, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), e a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), faltam o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), o modo/meio (como ação será feita/executada), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema).

    Total: 520 pontos.

    Aconselho dar uma pesquisada sobre as competências do modelo de redação do ENEM e sobre o projeto de texto e organização das ideias.
    Espero ter ajudado!

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