A violência no trânsito brasileiro

  • 0

Na novela “Rebelde” em um dos seus episódios, mostra o acidente de transito causado por adolescentes que furtaram o carro do professor da escola, no qual acabaram atropelando um ciclista. Não distante da realidade inserida na telenovela, no Brasil não é diferente, visto que a violência no transito brasileiro ainda é um entrave, devido a falta de educação dos motoristas e também os acidentes no trânsito. Desse modo é necessário a busca de soluções para a resolução desse impasse.
Convém ressaltar, a princípio, que muitas brigas no trânsito são ocasionadas pela falta de educação dos motoristas. Segundo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem, ou seja, esse pensamento gera pontos negativos na sociedade, visto que a mediocridade na educação no meio social é uma questão precária entre muitos, principalmente no meio de fluxo de veículos, no qual causa diversas vicissitudes como: mortes, brigas, ofensas, etc. Fica claro então, qua a falta de educação gera inúmeros empecilhos para a violência no trânsito.
Cabe mencionar em segundo plano, os acidentes de trânsito. De acordo com o Conselho Federal de Medicina os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte no país e a cada 1hora, 5 pessoas morrem nesses acidentes. Nesse viés, fica exposto a irresponsabilidade das pessoas transitando, pois, certamente um dos motivos que levam a causa desses acidentes são: o uso do celular, das bebidas alcoólicas, o descumprimento das leis e etc. Contudo, muitos cidadãos ainda não tem essa responsabilidade diantes do fluxo de veículos.
Nesse sentido, a importância para resolução do tema, a violência no trânsito brasileiro, deve ser combatida. Cabe ao Governo, órgão responsável pela segurança da população, juntamente com Detran, criar palestras capazes de orientar aos cidadãos sobre os perigos que temos no trânsito, por meio de instituições públicas e da segurança civil, com o objetivo de concientizar a sociedade para o mundo melhor. Sendo assim, o número de acidentes diminuirá e passará a fluir normalmente.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir conforme meus conhecimentos, ok!?
    É bom começar o texto com repertório, você conseguiu contextualizar o tema, mas as tese poderia ter ficado mais clara.
    Sobre o desenvolvimento 2: seu argumento era os acidentes de trânsito, no entanto, a argumentação construída ao longo do parágrafo é sobre a irresponsabilidade e falta de educação dos motoristas, sendo que você já tratou disso no desenvolvimento 1. Isso pode ser considerado falta de planejamento de texto.
    Na conclusão, faltou o Detalhamento como elemento da proposta de intervenção. Conscientizar, com sc.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.