Estudante

A violência no trânsito brasileiro

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No limiar do século XXI, é comum encontrar desafios quando o assunto é o trânsito e as ações dos motoristas. No livro “Fé em Deus e pé na tábua” o autor Roberto SaMara retrata o comportamento dos brasileiros diante o volante, na qual estes transformam-se em indivíduos egocêntricos. Nesse sentido, percebe-se que em meio a esse cenário há extrema violência e infrações de regras.

Em primeira análise, observa-se que os envolvidos agem com extintos de superioridade. Conforme o psicólogo Goldberg afirma,”o homem trata os lugares públicos como espaços a serem ocupados por quem chegou primeiro”. Dessa forma, às consequências agravam-se, levando por vezes a óbito, uma vez que os cidadãos não obedecem às cláusulas impostas.

Em segunda análise, é relevante ressaltar o quanto a ferocidade no trânsito vem se ampliando, sendo apontado como os principais motivos: o uso de bebidas alcoólicas e do celular durante a condução do veículo. Além disso, de acordo com os dados obtidos pelo Ministério da Infraestrutura, declara que, 30,3% dos acidentes são provocados por desacatar as leis e 23,4% por desvio de atenção.

Portanto, é mister que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -responsável por estabelecer diretrizes para a engenharia de tráfego- reforce as leis com penalidades mais rigorosas com o fito de amenizar esta problemática. É preciso, ainda, que por meio da mídia propague-se campanhas de conscientização, e assim, alcance grandes massas a fim de erradicar o infortúnio.

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5 Correções

  1. Sua redação está ótima, este é o caminho, mas no desenvolvimento 2 não possui a retomada do tema (tema+dados/realidade+posicionamento crítico).
    A sua conclusão está incompleta também.
    Reafirmação do tema + elemento de coesão + intervenção + ideia do efeito.
    Ação (o que faz?), agente (quem faz?), modo/meio (como faz?),. efeito ou objetivo pretendido (para quê?) e detalhamento de um dos elementos

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  2. Boa noite! Sua redação está muito boa!
    Sua alusão na introdução fez toda a diferença dando um impacto para a redação. Porém, senti falta da tua opinião, lembre se que você tem que defender o seu ponto de vista.
    Você também não usufruiu muito de conectivos. E na conclusão não houve a retomada da tese, assim como no argumento 2 .
    “É preciso, ainda, que por meio da mídia ” Nesse trecho você poderia ter usado ” É necessário que a mídia por meio de campanhas”.

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  3. (Gostei muito das alusões que fez, foram muito significativas para o desenvolver do texto.)
    *Algumas alterações que faria*
    No limiar do século XXI, é comum encontrar desafios quando o assunto é o trânsito e as ações dos motoristas. No livro “Fé em Deus e pé na tábua”, o autor Roberto SaMara retrata o comportamento dos brasileiros diante ao volante, na qual estes transformam-se em indivíduos egocêntricos e agressivos. Nesse sentido, percebe-se que nesse cenário há extrema violência e infrações de regras.
    Em primeira análise, observa-se que os envolvidos agem com extintos de superioridade. Conforme o psicólogo Goldberg, ”o homem trata os lugares públicos como espaços a serem ocupados por quem chegou primeiro”. Dessa forma, às consequências agravam-se, levando muitas vezes ao óbito, uma vez que os cidadãos não obedecem às cláusulas impostas.
    Em segunda análise, é relevante ressaltar o quanto a ferocidade no trânsito vem se ampliando, sendo apontado como os principais motivos: o uso de bebidas alcoólicas e do celular durante a condução do veículo. Além disso, de acordo com os dados obtidos pelo Ministério da Infraestrutura, declara que, 30,3% dos acidentes são provocados por desacatar as leis e 23,4% por desvio de atenção.
    Se mostra assim, que a violência que acontece nas estradas brasileiras é consequência da falta de conscientização dos motoristas. Portanto, é mister que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -responsável por estabelecer diretrizes para a engenharia de tráfego- reforce as leis com penalidades mais rigorosas com o fito de amenizar esta problemática. É preciso, ainda, que por meio da mídia propague-se campanhas de conscientização, e assim, alcance grandes massas a fim de erradicar o infortúnio.
    Espero ter ajudado!

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  4. Boa noite pessoa.
    Bom, seu texto está muito bom: Coerente, boa estrutura, e planejamento textal.
    Porém temos alguns pontos, os quais podem ser aperfeiçoados.
    O mais recomendado a se fazer na introdução é inserir a alusão/contexto para depois problematiza ou reafirmar em cima dele. Além disso, suas tese, por não seguir a tal sequência, ficaram muito frágeis e curtas.
    No seu D1, a sua citação não foi muito trabalhada, o que mostra ao corretor que você só a colocou por colocar, então vale estender um pouco mais seu parágrafo para justificar o uso de tal citação e por que ela prova seu ponto de vista.
    O seu D2 está MUITO bom, com exceção de uma redundância (pleonasmo): ”Além disso, DE ACORDO COM os dados obtidos pelo Ministério da Infraestrutura, DECLARA QUE”; remova esse declara que, para ficar mais fluido.
    Sua conclusão está quase perfeita, com exceção de falta de um detalhamento.
    Vamos as notas:
    C1-200 (Não achei erros)
    C2-160 (A falta de justificativa da sua citação te tirou pontos, também faltou retomar a tese).
    C3-160 (Sua estrutura está um pouco comprometida na introdução, somado ao fato da sua citação não ter sido justificada).
    C4-160 (A compreensão de algumas partes está um pouco comprometida, além disso, faltaram conectivos em algumas partes do texto.)
    C5-160 (Faltou detalhamento, (dica, detalhe o agente, fala q ele mais algum outro ministério…)
    Nota final:840
    Notão amigo(a), parabéns!!!

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