No limiar do século XXI, é comum encontrar desafios quando o assunto é o trânsito e as ações dos motoristas. No livro “Fé em Deus e pé na tábua” o autor Roberto SaMara retrata o comportamento dos brasileiros diante o volante, na qual estes transformam-se em indivíduos egocêntricos. Nesse sentido, percebe-se que em meio a esse cenário há extrema violência e infrações de regras.
Em primeira análise, observa-se que os envolvidos agem com extintos de superioridade. Conforme o psicólogo Goldberg afirma,”o homem trata os lugares públicos como espaços a serem ocupados por quem chegou primeiro”. Dessa forma, às consequências agravam-se, levando por vezes a óbito, uma vez que os cidadãos não obedecem às cláusulas impostas.
Em segunda análise, é relevante ressaltar o quanto a ferocidade no trânsito vem se ampliando, sendo apontado como os principais motivos: o uso de bebidas alcoólicas e do celular durante a condução do veículo. Além disso, de acordo com os dados obtidos pelo Ministério da Infraestrutura, declara que, 30,3% dos acidentes são provocados por desacatar as leis e 23,4% por desvio de atenção.
Portanto, é mister que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -responsável por estabelecer diretrizes para a engenharia de tráfego- reforce as leis com penalidades mais rigorosas com o fito de amenizar esta problemática. É preciso, ainda, que por meio da mídia propague-se campanhas de conscientização, e assim, alcance grandes massas a fim de erradicar o infortúnio.
butkkkkl
Sua redação está ótima, este é o caminho, mas no desenvolvimento 2 não possui a retomada do tema (tema+dados/realidade+posicionamento crítico).
A sua conclusão está incompleta também.
Reafirmação do tema + elemento de coesão + intervenção + ideia do efeito.
Ação (o que faz?), agente (quem faz?), modo/meio (como faz?),. efeito ou objetivo pretendido (para quê?) e detalhamento de um dos elementos
Loreninha
Boa noite! Sua redação está muito boa!
Sua alusão na introdução fez toda a diferença dando um impacto para a redação. Porém, senti falta da tua opinião, lembre se que você tem que defender o seu ponto de vista.
Você também não usufruiu muito de conectivos. E na conclusão não houve a retomada da tese, assim como no argumento 2 .
“É preciso, ainda, que por meio da mídia ” Nesse trecho você poderia ter usado ” É necessário que a mídia por meio de campanhas”.
Kaillannetel
Moça, obrigada pelo correção. Enfim, só queria dizer que meio que não concordo na parte que você falou sobre conectivos. Eles devem ser colocados, em pelo menos, em começo de parágrafo- Os 4 começo dos parágrafos possui- devendo ser colocados também após o ponto,-depois de todos os pontos possui, tendo um ou dois que não, pois julguei não ser necessário. Era só isso mesmo.
GabrieladaSilvaPenaforte
(Gostei muito das alusões que fez, foram muito significativas para o desenvolver do texto.)
*Algumas alterações que faria*
No limiar do século XXI, é comum encontrar desafios quando o assunto é o trânsito e as ações dos motoristas. No livro “Fé em Deus e pé na tábua”, o autor Roberto SaMara retrata o comportamento dos brasileiros diante ao volante, na qual estes transformam-se em indivíduos egocêntricos e agressivos. Nesse sentido, percebe-se que nesse cenário há extrema violência e infrações de regras.
Em primeira análise, observa-se que os envolvidos agem com extintos de superioridade. Conforme o psicólogo Goldberg, ”o homem trata os lugares públicos como espaços a serem ocupados por quem chegou primeiro”. Dessa forma, às consequências agravam-se, levando muitas vezes ao óbito, uma vez que os cidadãos não obedecem às cláusulas impostas.
Em segunda análise, é relevante ressaltar o quanto a ferocidade no trânsito vem se ampliando, sendo apontado como os principais motivos: o uso de bebidas alcoólicas e do celular durante a condução do veículo. Além disso, de acordo com os dados obtidos pelo Ministério da Infraestrutura, declara que, 30,3% dos acidentes são provocados por desacatar as leis e 23,4% por desvio de atenção.
Se mostra assim, que a violência que acontece nas estradas brasileiras é consequência da falta de conscientização dos motoristas. Portanto, é mister que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) -responsável por estabelecer diretrizes para a engenharia de tráfego- reforce as leis com penalidades mais rigorosas com o fito de amenizar esta problemática. É preciso, ainda, que por meio da mídia propague-se campanhas de conscientização, e assim, alcance grandes massas a fim de erradicar o infortúnio.
Espero ter ajudado!
Matheus Oliveira Higo
Boa noite pessoa.
Bom, seu texto está muito bom: Coerente, boa estrutura, e planejamento textal.
Porém temos alguns pontos, os quais podem ser aperfeiçoados.
O mais recomendado a se fazer na introdução é inserir a alusão/contexto para depois problematiza ou reafirmar em cima dele. Além disso, suas tese, por não seguir a tal sequência, ficaram muito frágeis e curtas.
No seu D1, a sua citação não foi muito trabalhada, o que mostra ao corretor que você só a colocou por colocar, então vale estender um pouco mais seu parágrafo para justificar o uso de tal citação e por que ela prova seu ponto de vista.
O seu D2 está MUITO bom, com exceção de uma redundância (pleonasmo): ”Além disso, DE ACORDO COM os dados obtidos pelo Ministério da Infraestrutura, DECLARA QUE”; remova esse declara que, para ficar mais fluido.
Sua conclusão está quase perfeita, com exceção de falta de um detalhamento.
Vamos as notas:
C1-200 (Não achei erros)
C2-160 (A falta de justificativa da sua citação te tirou pontos, também faltou retomar a tese).
C3-160 (Sua estrutura está um pouco comprometida na introdução, somado ao fato da sua citação não ter sido justificada).
C4-160 (A compreensão de algumas partes está um pouco comprometida, além disso, faltaram conectivos em algumas partes do texto.)
C5-160 (Faltou detalhamento, (dica, detalhe o agente, fala q ele mais algum outro ministério…)
Nota final:840
Notão amigo(a), parabéns!!!