A atual Constituição brasileira, garante moradia, saúde, educação e segurança. Contudo, tem se mostrado ineficaz, principalmente relacionado a segurança, na qual o crescimento constante da violência é visível. Ou seja, consequência de uma má educação e de produtoras de entretenimento que vêm apoiando tais comportamentos.
Primeiramente, o Brasil gasta cerca de 102 bilhões em segurança pública todos os anos, de acordo com a Revista Época. Todavia, a violência cresce diariamente, devido à desvalorização da raiz desse problema, que é a educação. Conforme Immanuel Kant:” O homem é aquilo que a educação faz dele”, o que denota o vínculo que a formação tem com as ações de um indivíduo, podendo-o transformar tanto em um cidadão pacífico, quanto em um agressor. Dessa forma, tem-se em vista a importância da educação, seja no âmbito familiar, ou educacional.
Além disso, é necessário ressaltar o papel das produtoras de entretenimento, por exemplo, nos filmes de super herói, como “O homem de ferro”, Super-homem” e “Capitão América”, a violência é claramente dada como uma forma de resolução de problemas, assim incentiva as pessoas que os assistem a praticar os mesmos atos de agressões, tendo-os como a melhor opção, já que funcionam nos filmes.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Educação, deve investir nas escolas, por meio da contratação de profissionais especializados, por exemplo, psicólogos que possam ajudar na formação como cidadão de cada indivíduo, tendo o apoio dos pais em casa que devem ser orientados a ensinar sobre a resolução de problemas sem o uso da violência. Em conjunto o Governo, urge fazer uma parceria com Produtoras de filmes para a criação de longas metragens que conte com a oralidade como arma para o combate à agressões, tendo a finalidade mostrar uma nova forma de resolver dificuldades. Assim, gradativamente a sociedade brasileira mudará suas regras sobre a violência e efetivará os direitos na Constituição.
Se possível corrijam de acordo com as competências do enem e ajudaria muito se fossem detalhados nos meus erros. Obrigada;)
João Phedro Ferreira Maciel
Falta apenas adicionar mais uma citação para que os seus argumentos sejam mais fortes e falta ainda responder a pergunta como essa proposta pode ,de fato, resolver o problema? Uma dica séria citar algum outro filosofo e também acrescentar dados numéricos o que ia ajudar a alavancar a sua nota. Uma dica para que a sua redação fique com uma nota mais alta seria a utilização de um novo tipo de introdução,pois assim os leitores iam ver que o seu conhecimento sobre tipos de texto é variado.
PalomaSantos78
Oi! Agradeço pela correção. Gostaria de esclarecer algumas coisas.
Você disse:
“como essa proposta pode ,de fato, resolver o problema?”
Ao que se refere? Detalhamento? Finalidade? Por favor se puder deixar claro.
Você disse:
” Uma dica séria citar algum outro filosofo “
Não sou muito fa