Estudante

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA EM QUESTÃO NO BRASIL

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Segundo Jean-Paul Sartre, importante representante do existencialismo,” A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. No entanto, ao analisar o contexto das escolas brasileiras,  nota-se uma oposição ao pensamento do filósofo francês em relação ao repúdio às formas de agressões. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que a violência no ambiente acadêmico é um desafio para o Brasil, o qual ocorre devido ao irrespeito aos profissionais da educação, bem como a persistência do bullying.

A priori, um dos fatores contribuintes para a acentuação da problemática, é  a agressividade contra os professores. Sob esse prisma, a pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), demonstrou que o Brasil lidera o “ranking” de casos de violência contra os docentes. Embora a existência da Lei 13.663, que tem como finalidade combater atos violentos nas instituições escolares, ainda permanece o desrespeito com a classe. Este, é resultado da carência de ações que fomentem a fortificação do vínculo entre os participantes da comunidade escolar e escassez de discussões sobre o tema.  

Ademais, o bullying é outro fator que colabora com a continuidade das agressões. Por essa ótica, Cléo Fante, educadora brasileira, afirma que as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, é uma das formas de violência mais crescentes no mundo e que acontece em vários cenários, por exemplo, na escola. Adicionalmente, Paulo freire expõe nas obras o poder de transformação que a educação possui para modificar positivamente a sociedade. A partir disso, é imprescindível a participação da esfera educativa para elucidar esse entrave da comunidade acadêmica.

Infere-se, portanto, que a violência no ambiente acadêmico brasileiro é um obstáculo a ser superado. Sendo assim, para que essa problemática seja elucidada, urge que o Ministério da Educação juntamente às escolas, criem um projeto, denominado “Combater a violência é necessário”, através da participação de educadores, psicólogos e policiais. Em soma, será executado através de debates sobre a temática, eventos lúdicos, palestras e dinâmicas com os participantes, com intuito de fortalecer as relações entre professores, discentes e família, mas também, valorizar a figura do professor. Assim, as agressões nas escolas não serão uma realidade constante na nação.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR! VALEUUU ;)

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2 Correções

  1. De início, redação boa. Parabéns!
    C1: 160
    “o qual ocorre..” (Parágrafo 1). A QUAL ocorre, pois está se referindo à violência
    “Este, é…” (Parágrafo 2). NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO e seria melhor usar ISSO nesse caso.
    ” expõe nas obras…” (Parágrafo 3). Correção: “expões, nas obras, …” pois há um descocamento do complemento.
    “criem…” (Parágrafo 4). É CRIE, pois está se referindo ao MEC, as escolas são apenas um complemento e não devem ser consideradas, a não ser que você coloque “MEC E AS ESCOLAS”.
    ATENÇÃO: evite usar períodos muito longo, visto no 4º parágrafo!
    C2: 200
    Repertório socio-cultural pertinente, legitimado e produtivo. Parábens! (Visto apenas no 1º parágrafo, mas apenas 1 já conta como 200 de acordo com a grade do ENEM)
    C3: 120
    Aqui você peca, pois seu D1 e D2, apesar de serem ricos em repertórios, eles são poucos argumentativos. Você não consegue desenvolvê-los de forma eficiente.
    C4: 200
    Texto fluído e muito bem articulado. Parábens!
    Obs: embora no 2º parágrafo você tenha colocado “Este” de forma errada, eu não descontei ponto, pois é um erro pontual. TENTE EVITAR NA PRÓXIMA!
    C5: 200
    Há a presença dos 5 elementos e é pertinente ao tema. Parabéns!
    Nota Geral: 880

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  2. Sua redação está incrível, com erros escassos, vou mostrar seus erros aqui embaixo:
    =》 Use travessões! O travessão indica que você sabe estrutura sintática e assim você ganha pontos a mais na competência 1; as expressões que poderiam ser substituídas por travessões:
    — “(…) importante representante do existencialismo (…)”
    — “(…)Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)(…)”
    =》 Erro de vírgula na expressão “(…)urge que o Ministério da Educação juntamente às escolas(…)” deveria haver vírgula após a palavra “Educação”
    =》 Apresente mais juízo de valor no seu segundo desenvolvimento para garantir pontos na competência 2
    NOTA
    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200
    TOTAL: 840
    Lembrando, não sou uma profissional apenas uma estudante kkk

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