A violência doméstica no Brasil

  • 2

Diariamente as mulheres brasileiras têm sido destaque em jornais, mas infelizmente nem sempre esses destaques são positivos. A violência doméstica tem aumentado vertiginosamente em nosso país, o machismo e a impunidade tem feito delas reféns dessa cólera nacional.

É notável em nossa sociedade como as raízes do paternalismo ainda são fortes, quem nunca ouviu  “lugar de mulher é na cozinha” ou “coisa de mulherzinha” não pode senão, ser brasileiro. Essa desconstrução de mentalidade  ocorre a passos lentos inversamente proporcional ao aumento da violência contra a mulher. Segundo o mapa da violência. org edição de 2015 entre os anos de 1980 e 2010 houve um aumento de 230% de vítimas de violência doméstica, números esses que revelam que em 30 anos pouca coisa ou nada mudou. 

Ademais toda essa truculência muitas vezes ocorre dentro de onde deveria vir apoio e consolo, o próprio lar. Segundo a revista Istoe de 2015, sete de cada dez vítimas afirmam terem sido agredidas pelos companheiros, essas agressões muitas vezes vão além de física são morais, psicológicas ou sexual .

No entanto, muitas vezes essas mulheres se sentem muito mais vulneráveis após denunciar seu agressor, pois sabem que a medida protetiva e a lei Maria da Penha não são suficientes para afastá-las dessa covardia.

   Conclui-se que a violência contra a mulher é algo que a sociedade deve olhar com maior rigor pois toda  mulher  tem o direito de se sentir segura e é um dever do estado por meio da constituição garantir essa segurança, mas  para que isso  é necessário sempre denunciar toda e qualquer forma de violência.

Compartilhar

3 Correções

  1. Só complementando as outras correções já feitas…
    Para uma redação do ENEM, por exemplo, seria interessante utilizar na introdução um repertório sociocultural (filme, série, música, livro, algo da histórico…). Isso vai completar mais a sua introdução e pode até te ajudar a comparar melhor o tema com a realidade. É isso!!!

    • 0
  2. Boa noite, vamos lá.
    INTRODUÇÃO- Achei vago, faltou especificação das teses que serão desenvolvidas nos parágrafos seguintes e principalmente conectivos.
    D1- Bom, de acordo com o que eu sei, não pode utilizar de coloquialismo sem esses estarem nos textos motivacionais (cuidar isso).
    D2- Cuidar concordância “… são morais, psicológicas ou sexual.” o mais indicado seria ter usado “sexuais” visto que as demais palavras estavam no plural.
    4º paragrafo- Ficou extremamente vago, parece que você apenas largou informações e não desenvolveu a ideia.
    CONCLUSÃO- Vou dar uma dica faz sempre sua conclusão com os 5 elementos que o Enem pede (Agente, Ação, meio/modo, efeito/finalidade e detalhamento).
    Portanto pode ser concluído que a violência contra a mulher é algo que a sociedade deve olhar com maior rigor, pois toda mulher tem o direito de se sentir segura. Sendo assim, é dever do estado garantir essa segurança, por meio da constituição, para que as vitimas se sintam a vontade de denunciar toda e qualquer forma de violência. (organizei um pouco a tua conclusão como uma dica/ideia, mas ainda é bom você desenvolve-la melhor)

    • 0
  3. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: gostei, mas, poderia ter feito mais uma frase (período) para introduzir melhor o assunto. Além disso, deveria fazer mais uso de conectivos, principalmente na tese, onde você coloca “A violência doméstica tem aumentado vertiginosamente em nosso país”, poderia começar com “entretanto”, por exemplo, para dar um destaque, a final é ela que vai dar sentido aos assuntos a serem desenvolvidos.
    D1 e D2: o seu desenvolvimento foi bom, você utiliza bem as citações. Porém, está carente de argumentos pois possui mais citações, tanto no D1 quanto no D2 você poderia organizar melhor as suas ideias, a fim de apresentar coerência sobre o seu ponto de vista defendido durante o texto. No quarto parágrafo, não entendi é um parágrafo independente ou faz parte do D2? Se fizer parte do D2 você poderia integrar a ele mais argumentos válidos para dar mais sentido. E como disse na introdução, fazer mais uso de conectores, para articular melhor o texto.
    Conclusão: boa conclusão, possui bons argumentos. Entretanto, está incompleta, uma vez que você não utiliza os quatro elementos necessários para uma conclusão como: ação, agente (você citou o estado, mas poderia se aprofundar citando algum órgão especifico para a situação), modo e efeito.
    Espero ter ajudado, bons estudos!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.