A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO BRASIL

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A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência doméstica contra a mulher no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

 

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência doméstica.  Nesse sentido, tal problema vem permeando entre a sociedade e culminando uma série de problemas, a exemplo de agressões e feminicídios.  Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

 

Ademais, é fundamental apontar o desemprego como o impulsionador da violência doméstica no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desemprego das mulheres é de 39,4% superior à dos homens, o que leva as mulheres a dependerem financeiramente de seus maridos, onde por falta de oportunidades de trabalho, acabam ficando presas a relacionamentos abusivos. Diante de tal exposto, é notório os dados inaceitáveis, logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

 

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que as Mídias, as quais têm grande poder de alcance de pessoas, por meio de “lives”, promova palestras abordando sobre a segurança e os direitos das mulheres, a fim de se obter a conscientização da sociedade. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana e igualitária, onde o Estado cumpre seu “contrato social” tal como afirma John Locke.

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8 Correções

  1. Estou começando a fazer redações para concursos públicos e vou usar a plataforma para me ajudar no início. Estou encantada com a redação, trouxe um conhecimento diferenciado, apontando a Constituição Federal e o filósofo John Locke. Espero conseguir chegar nesse nível e aceito dicas de como começar, ainda não sei escrever uma linha.

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  2. tema bastante interessante. as mulheres vem sofrendo com esses tipos de violência a muito tempo, precisamos nos mobilizar e ter conciencia da gravidade dos problemas que esse tema provoca.
    temos muitas coisas a debater e discurtir tudo isso.

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  3. C1=150, vi alguns errinhos de ortografia e semântica, coisinhas pequenas mas que os corretores avaliam de forma estrita.
    C2=200
    C3=200
    C4=180, a argumentação está boa, mas poderia ser mais especifica
    C5=200, proposta de intervenção incrível, muito boa mesmo.
    totalizando: 930

    acho que o que precisa ser trabalhado é a especificidade do assunto abordado.

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  4. Olá,vou corrigir sua redação com base no Enem.
    Na introdução, achei que foi bem construída, mostrando repertório pela CF88, apresentação do tema mas acho que podes explicitar os argumentos na introdução, por exemplo “Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise de fatores que favorecem esse quadro, tais como o descaso governamental e a desigualdade de gênero no trabalho”.
    No D1, acho q poderia desenvolver mais com relação a realidade brasileira, o repertório foi bem encaixado, senti falta de um encerramento crítico nesse parágrafo.
    No D2, a construção foi muito bem elaborada, nada a pontuar além de elogiar.
    Na conclusão, você fez uma proposta completa com os 5 elementos, mas podia desenvolver mais sobre os meios e como eles agiriam. Retomada muito bem feita, mas é preferível que retome a ideia da introdução, no caso a Constituição.
    C1=160(alguns desvios semânticos)
    C2=200
    C3=200
    C4=160
    C5=160
    Nota:880

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  5. Oi, tudo bem? Gostei MUITO do seu texto. Acredito que os erros já foram evidenciados pelos comentários anteriores, então não vou adentrar tanto nesse quesito. Queria mesmo valorizar sua escrita – um texto muito bem escrito. continue assim. quanto aos erros, com o decorrer dos treinos, tenho total certeza que você supera. Parabéns pelo seu texto! :)))

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  6. Não sou profissional e não tenho muita experiência com correções, mas vou dar minha opinião
    Competência 1: Não encontrei nenhum desvio dentro dos padrões da língua portuguesa, com um projeto de texto bem estruturado -200
    Competência 2: Argumentação coerente com o tema proposto, porém o desenvolvimento 1 pode ter ficado meio confuso, entre seu argumento a ligação com a citação do filósofo. Qual a ligação de medidas governamentais com contratos sociais ?- 140
    Competência 3: Texto organizado com uma boa estrutura, argumentos de própria autoria com os relação sobre o tema ( algumas incoerências no desenvolvimento 1), os argumentos 1 e 2 não possuem muita ligação, pois você fala sobre medidas governamentais e relacionamentos abusivos, seria talvez mais eficiente utilizar argumentações mais próxima, texto não possui falhas evidentes – 160
    Competência 4- Usou constantemente conectivos diversificados e bem posicionados-200
    Competência 5 – Apresentou proposta de intervenção completa e ainda com frase de fechamento para dar um melhor toque a redação – 200
    Pontuação final : 900
    Parabéns!

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  7. COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 200

    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com nenhum desvio gramatical.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 140 – NIVEL 4

    Desenvolve o tema parrcialmente por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 160 – NIVEL 5

    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista, fugindo do que seria considerado senso comum, porém, não diversifica tão bem os exemplos.

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. PONTUAÇÃO: 200 – NIVEL – 4

    Articula totalmente as partes do texto, sem nenhuma inadequação, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. PONTUAÇÃO: 150 – NIVEL – 5

    Elabora uma proposta de intervenção não muito contundente, onde sente-se a falta de outros meios de intervenção considerando o que foi dito anteriormente, porém, obedece aos critérios estabelecidos pela prova.
    Nota final: 850

    É uma ótima redação, que honra poder corrigir inicialmente um texto tão bem escrito. A linguagem é bem sofisticada, fugindo do padrão dos textos rasos. Continue escrevendo, e acredite sempre no seu potencial, o texto está maravilhoso.

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  8. 1 – Boa estratégia de contextualizar o tema, com o uso produtivo da CF/88. Apresenta uma tese objetiva e clara, expõe uma crítica logo no início pela inércia da legislação diante da temática. Apesar de não ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto, o que não deve ser um modelo obrigatório, fez uma boa introdução. É compreensível a falta do projeto de texto. Quando ele aparece na introdução, dá ao corretor um rumo dos argumentos discutidos no D1 e D2 como uma linha muito adotada.

    2 – Inicia com uma boa estratégia coesiva(Em uma primeira análise). Explora o argumento do D1(ausência de medidas governamentais) com produtividade, ao citar um repertório cultural pertinente ao debate, manteve ligação coesiva com os períodos e facilitou o sentido do que se quis dizer. Na marca de autoria, deveria ter iniciado com o conectivo “Logo” no lugar de “já que”, iniciando um novo período com ideia conclusiva. Evitar o uso de verbos no gerúndio como apareceu também na introdução, no D1 e na conclusão (“dificultando”, “culminando”, “permeando”, abordando)

    3 – Inicia com uma boa estratégia coesiva(Ademais,), cita repertório cultural produtivo, ao fundamentar uma das causas da violência doméstica. Todavia, o tópico frasal ficou generalizado (o desemprego como o impulsionador da violência doméstica), pois esse não é o único causador da violência domestica. A citação do repertório com sua argumentação poderia vir divido em dois períodos; assim, haveria uma explicação para o repertório. Na marca de autoria houve falha em produzir, com conexão, a ideia de criticar a situação. “Diante do exposto, é notório os dados serem inaceitáveis, e por conseguinte, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar”.

    4 – Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está completa, pois apresenta os elementos exigidos pela Matriz Enem.
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    Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:

    COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 160 – NIVEL 4

    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 160 – NIVEL 4

    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 200 – NIVEL 5

    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. PONTUAÇÃO: 160 – NIVEL – 4

    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. PONTUAÇÃO: 200 – NIVEL – 5

    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Nota final: 880

    • Não desista. Continue escrevendo!

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