Desde a Idade Média, as ações de violência eram associadas a demonstrações de imposição e poder. Diante deste cenário os jogos entre os gladiadores sucediam ao público um sentimento de brutalidade e baseavam isso á seus valores culturais. No que conceme a violência entre as torcidas organizadas, se faz presente até hoje esse sentimento de medo, pois muitos escondem por trás de um clube a sua verdadeira face. Logo, cabe destacar a insuficiência de ações governamentais e a ausência de políticas educacionais.
Em uma primeira análise, é imprescindível afirmar que o Governo não promove ações suficientes para o combate dessa problemática, que se estende devido ao conhecimento da falha governamental. Segundo o jornal O Globo, publicado em 2014, O Brasil é o recordista de mortes por causa do futebol. Logo, é possível corroborar que a falta de presença do governo modifica então os torcedores, que por sua vez, tendem a aumentar as demonstrações de um comportamento agressivo, e desenvolver ainda mais um pensamento de superioridade por meio de atos violentos.
Em uma segunda instância, é possível que poucos entendam oque realmente é o esporte e as torcidas. Segundo Jean Paul Satre, “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. No entanto percebe-se que a violência das torcidas organizadas se dá primeiramente pela derrota diante ao outro time, gerando então uma raiva incontrolável por causa disso. Em meio a isso, se faz necessário a educação e implantação de políticas educacionais simples.
Destarte, deprende-se a necessidade de medidas capazes de mitigar a violência entre as torcidas organizadas. Logo, cabe ao Governo, atrelado ao Ministério do Esporte, implantar ações mais severas aos praticantes dessa violência, mediante a criação de leis oficializadas, a fim de proibir essa prática de brutalidade contra torcedores. Compete também ao Ministério da Educação criar mais políticas educacionais para torcedores, a fim de estimular o pensamento pacífico nos estádios, e aos poucos extinguir esta problemática.
Anonymer
Olá, sua dissertação está boa, contudo vamos verificar o que se pode melhorar.
C1: Gramática da língua escrita – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Em “diante deste cenário,” há uma vírgula.
“baseavam isso á seus valores culturais.” não há acento.
Existem mais errinhos, porém não vou citar todos eles, atente-se a pontuação ok :)
Nota: 160
C2: Abordagem do tema e tipo textual – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Compreendeu bem a proposta dissertativa, mas não esqueça que uma perfeita articulação entre o dado externo e o argumento em si é fundamental para o pleno desenvolvimento dessa competência!
Nota: 160
C3: Autoria e projeto de texto – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você sabia que um projeto de texto não envolve apenas uma boa organização dos parágrafos e bons argumentos posicionados? É preciso também presença de autoria e coerência entre todos os parágrafos, e isso quer dizer um planejamento de texto original com recortes intertextuais fora dos argumentos previsíveis ou dos textos motivadores, como forma de ampliar, desenvolver e defender o assunto problematizado por você.
Nota: 120
C4: Coesão
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nota: 160
C5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Proposta de intervenção – A sua proposta de intervenção é original e interessante, além de se encontrar bem articulada ao projeto de texto, o que é muito importante! No entanto, para fechar esta competência, é necessário que se cumpra os 4 pilares da construção da proposta de forma muito bem detalhada.
Nota: 120
Nota final: 720
Sara Suzany
Oi Emilly tudo bom? Seu texto está muito bom mas sempre pode melhorar. Na introdução você fez uma ótima referência á idade média mas acho que você conectou mal essa analgia, você poderia ter colocado “…baseavam isso á seus valores culturais. De maneira análoga, a violência entre as torcidas organizadas, se faz presente até hoje esse sentimento de medo…”.
Na citação de Jean Paul Satre é bom você colocar o que ele era, filósofo, cientística, pesquisado etc.
“Em meio a isso, se faz necessário a educação e implantação de políticas educacionais simples.” ficou meio confuso e vago sua ideia você poderia ter desenvolvido melhor, um leitor que não tem conhecimento do assunto não vai entender que papel a educação teria nisso tudo.
“Compete também ao Ministério da Educação criar mais políticas educacionais para torcedores” lembre que o MEC tem por objetivo alcanças escolas e universidades então sua proposta não se aplicaria assim, a não ser que você especificasse que a medida seria (também) no meio acadêmico.
Espero que tenha ajudado :)
Ysabella Caroline
A introdução poderia ser menor e mais direta, não necessita de muitas palavras para introduzir o tema. Também a palavra “o que” se escreve separadamente, fique atento a esses erros simples. Também creio que a palavra conceme esteja escrita errada pois é desconhecida. Achei boa suas fontes e sua argumentação sobre o tema, só a introdução que poderia ser diferente.
Larissa27
Seu texto está muito bom, mas não é necessário utilizar uma introdução e conclusão longas, tenta manter um paradão, só separei algumas partes pois achei melhor assim!
A violência das torcidas organizadas
Desde a Idade Média, as ações de violência eram associadas a demonstrações de imposição e poder. Diante deste cenário os jogos entre os gladiadores sucediam ao público um sentimento de brutalidade e baseavam isso á seus valores culturais.
No que conceme a violência entre as torcidas organizadas, se faz presente até hoje esse sentimento de medo, pois muitos escondem por trás de um clube a sua verdadeira face. Logo, cabe destacar a insuficiência de ações governamentais e a ausência de políticas educacionais. Em uma primeira análise, é imprescindível afirmar que o Governo não promove ações suficientes para o combate dessa problemática, que se estende devido ao conhecimento da falha governamental.
Segundo o jornal O Globo, publicado em 2014, O Brasil é o recordista de mortes por causa do futebol. Logo, é possível corroborar que a falta de presença do governo modifica então os torcedores, que por sua vez, tendem a aumentar as demonstrações de um comportamento agressivo, e desenvolver ainda mais um pensamento de superioridade por meio de atos violentos.
Sendo assim é possível que poucos entendam oque realmente é o esporte e as torcidas. Segundo Jean Paul Satre, “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. No entanto percebe-se que a violência das torcidas organizadas se dá primeiramente pela derrota diante ao outro time, gerando então uma raiva incontrolável por causa disso. Em meio a isso, se faz necessário a educação e implantação de políticas educacionais simples.Destarte, deprende-se a necessidade de medidas capazes de mitigar a violência entre as torcidas organizadas.
Logo, cabe ao Governo, atrelado ao Ministério do Esporte, implantar ações mais severas aos praticantes dessa violência, mediante a criação de leis oficializadas, a fim de proibir essa prática de brutalidade contra torcedores. Compete também ao Ministério da Educação criar mais políticas educacionais para torcedores, a fim de estimular o pensamento pacífico nos estádios, e aos poucos extinguir esta problemática.