A escola do romantismo, preocupada com a criação da identidade nacional, teve muitas obras que mostravam de forma heroica os indígenas, influência das novelas de cavalaria medievais. Nesses textos, o índio era a personificação do Brasil, a busca por se diferenciar da metrópole europeia. Hoje, no entanto, o índio é mais visto como um “animal” que um cavaleiro, está minoria, progressivamente, com o “progresso” da região, além da pouco presença governamental.
Em primeiro lugar, a violência indígena, não é somente a direta e física, está relacionada a exploração da região Norte, a temática desmatamento está, intimamente, ligada ao problema. Pois, a floresta tem essa população como original possuidora, e relacionam-se de forma ecológica e harmoniosa. No entanto, essa relação é muito frágil, a comunidade para sua subsistência necessita do pleno potencial da região. Em razão disso, desmatamento é sim uma forma de violência, pois tira seu alimento e contamina a sua água.
Outro ponto, é a presença Estatal na região; que, em razão de suas peculiaridades, essa presença é ineficaz e, em muitos casos, nula. Somado a isso, é uma porção territorial de geografia muito difícil – muito extensa, mata muito densa e acesso praticamente fluvial. Além de sua geografia, é uma região rica em recursos naturais e caminho para o tráfico internacional de drogas.
Por todos esses aspectos, é necessária uma nova estratégia de desenvolvimento da região, o poder público deve estreitar seus laços com os povos locais, empregando a FUNAI, entendendo seus problemas e buscando soluções dos problemas locais.
BeatrizMartins01
Boa tarde, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar
Então vamos la!
Introdução: Muito boa, deixou bem claro qual a sua tese.
desenvolvimento1: Apresentou bons argumentos.
desenvolvimento2: Muito bom
Conclusão: Podia detalhar e desenvolver mais. achei muito curta
Continue treinando. bjs
JoãoPedro94809
Introdução: você utilizou um ótimo gancho cultural, porém na hora de trazer este para a realidade brasileira atual, e o relaciona-lo com o tema você poderia ter feito de uma forma mais bem projetada .
O trecho “está minoria” deveria ser escrito desta forma “esta minoria ”.
Enquanto a parte final da sua introdução ficou bem confusa, além de não possuir uma ou mais teses bem definidas.
“Hoje, no entanto, o índio é mais visto como um “animal” que um cavaleiro, está minoria, progressivamente, com o “progresso” da região, além da pouco presença governamental.”
Desenvolvimentos: Faltou você desenvolver sua linha de pensamento de uma forma mais clara e melhor explicada.
Conclusão: Nessa parte do seu texto faltou você falar o motivo para o qual serão tomadas essas medidas.
NOTA:625
Dany_1134
Na introdução não sei se pega bem dizer que os índios é visto como “animal” seria melhor usar outra expressão, nos desenvolvimentos acho que ficaria melhor q trouxesse alguns dados ou citações e na conclusão da uma olhada se a sua proposta de intervenção tem os 5 elementos ação+ agente + efeito+modo + detalhamento