A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO BRASIL

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a violência contra a pessoa idosa no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência contra os idosos. Nesse sentido, persiste os abusos físicos, psicológicos e sexuais, onde muitas vezes os idosos não denunciam por sentirem-se envergonhados e com medo de não serem ouvidos. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o abuso financeiro como impulsionador da violência contra o idoso no Brasil. Segundo os dados do Disque 100, serviço de Denúncias da Ouvidoria da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, a violência financeira cometida contra os mais velhos é a terceira maior do Brasil, ficando atrás da psicológica e negligência. Essa prática ocorre com frequência, pois é comum que os idosos depositem grande confiança em pessoas mais próximas. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio de uma parceria com as Mídias sociais, as quais têm grande alcance de pessoas, compartilhar propagandas sobre a importância de combater as agressões contra os idosos, inclusive com números para denúncias, a fim de conscientizar a população. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, boa tarde, não sou especialista, mas vou tentar te ajudar, ok?

    Você escreveu e desenvolveu bem o tema, trazendo repertórios e argumentos sólidos, além de ter um excelente vocabulário. Entretanto, acho que faltou um pouco de organização e coesão nos argumentos, não em relação a estrutura, mas sim sobre a dissertação. Por exemplo:

    – No D1 seria interessante se você focasse apenas na causa “o governo não dá atenção suficiente para isso”, assim você poderia desenvolver mais ela, dizendo, por exemplo, como e porque o governo não dá atenção, entende? Além disso, acho que casaria melhor com o D2, já que você evidenciou nele um tipo de violência específica ao idoso.

    Concluindo, você comeu algumas vírgulas, provavelmente por falta de atenção. Revisa o texto mais uma vez que provavelmente isso já vai ficar perfeito.

    ~ Boa sorte ^^

    PS. Recomendo deixar uma linha de espaço entre os parágrafos para postar aqui, fica melhor de ler e corrigir assim.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.