A violência contra a mulher no Brasil

  • 3

Na minissérie televisiva “Madame Walker”, a protagonista Sarah enfrenta problemas comuns à figura feminina, e um deles é a violência doméstica. Infelizmente, a realidade da mulher brasileira encaixa-se nesse contexto, a qual sofre agressões tanto físicas quanto psicológicas ao longo da vida, e luta para se tornar respeitada pela sociedade.

Portanto, é válido ressaltar que a violência contra a mulher persiste desde a época em que o patriarcalismo predominava no Brasil. A esfera feminina era vista como inferior à masculina, e ainda nos dias atuais, é notório que essa ideia de inferioridade é uma das razões que explicam a violência contra a mulher. Geralmente, os agressores são companheiros ou ex-companheiros, que nem sempre se conformam com o término do relacionamento.

Embora  haja a Lei Maria da Penha, criada para prevenir e punir quaisquer tipo de violência contra a figura feminina, seja ela física, psicológica, sexual ou moral, o número de vítimas que foram constrangidas só crescem no cenário brasileiro. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Políticas para as mulheres, em 2011, menos da metade do total de casos e violência foram julgados, o que espelha a irresponsabilidade da Justiça Brasileira nesse âmbito.

Assim sendo, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Governo brasileiro, por meio de leis, cumprir com sua responsabilidade para com a proteção das mulheres, instituindo punições mais rigorosas para os agressores. Além disso, deve haver  o investimento em campanhas que devem ser publicadas nas mídias, as quais visem a importância do respeito à mulher. Espera-se com isso, que as mulheres obstruam do devido respeito que merecem na sociedade contemporânea.

 

 

vcs poderiam dar uma nota conforme as competências do ENEM? obrigadaaa<3

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia Geovana_silva!
    Eu gostei muito da sua redação, ela já foi corrigida,mas eu só tenho uma preocupação na conclusão.É muito arriscado colocar o Governo em si para resolução do problema…vc pode trocar por “Governo brasileiro, por meio da Constituição Federal…”isso deixa sua conclusão bem mais sólida.
    Espero ajudar :)

    • 1
  2. Olá Geovana_silva! Tudo bem?
    A-DO-REI o seu texto! Discordo em certos pontos da correção postada anteriormente.
    • C1(160)
    Não flagrei grandes desvios na Competência 1 — talvez, em “Infelizmente, a realidade da mulher brasileira encaixa-se nesse contexto, a qual sofre agressões tanto físicas quanto psicológicas… “, a palavra “a qual” pudesse ser substituída por outra que mostre melhor de quem você está se referindo (como, por exemplo “cujas agressões são tanto físicas quanto psicológicas…).
    • C2 (200)
    Sua estrutura está impecável, e a aplicação de diversos conceitos dentro da redação está ótima também. O exemplo da série mostra que você, além de possuir repertório cultural, sabe analisa-lo de forma crítica e com seriedade. Os argumentos usando órgão públicos também dão ainda mais autoridade para seu texto, e a proposta de intervenção está coerente com sua tese.
    • C3 (120)
    A argumentação é o centro de gravidade de uma boa redação. Apesar de seus argumentos serem ótimos, não achei que você trouxe um excelente encadeamento de ideias. Como você menciona sobre a relação de inferioridade logo no começo do 2º parágrafo, esperei que você “linkasse” isso com a ideia dos ex-companheiros. Gostaria que tivesse deixado mais claro, lá na última linha do parágrafo, que os ex-companheiros se sentem superiores às ex-companheiras, e sentem que têm poder sobre suas vidas, e que isso é uma forma de patriarcalismo.
    Outra coisa que é perigosa, é a sua afirmação de que a Lei Maria da Penha foi criada para proteger as mulheres de >quaisquer tipos de violência<. O negócio é que a Lei fala sobre a violência INTRAFAMILIAR, como violência doméstica, e da forma que você apresentou o seu argumento, parece que fala sobre TODAS as violências cometidas contra as mulheres. Por exemplo, a coerção da não interrupção de uma gravidez, ou o preconceito dentro do mercado de trabalho são violências contra a mulher de natureza psicológica, física e moral, mas não são intrafamiliarres, e portanto, a Lei Maria da Penha não teria qualquer domínio sobre o caso.
    (Entretanto, achei seu texto muitíssimo didático e fácil de entender, e isso é um ponto ótimo para toda redação!)
    C4 (120)
    Sua coesão textual é correta, há conectivos suficientes no início dos parágrafos, ainda que a meu ver falte conectivos entre os períodos do textos, para que um esteja "linkado" com o outro.
    Algo que poderia te fazer ganhar mais pontos seria a INTERTEXTUALIZAÇÃO. O que quero dizer com isso é você mencionar novamente um argumento ou cultura que já citou no texto. Por exemplo, citar de novo a minissérie lá do início, em outros parágrafos mais abaixo, falando sobre uma cena ou arco da história em que a personagem teve de lidar com a violência doméstica. É uma ótima forma de mostrar, também, que seu conhecimento sobre a série é profundo e crítico.
    C5 (160)
    A proposta é suficiente, mas acho que falta explicar melhor a parte em que você fala de aumentar as penas. Digo, responda sempre POR QUE deveríamos aumentar as penas? Seria como forma de equiparar a brutalidade do crime com o da penitência? Seria para aumentar o descontentamento das pessoas com esse tipo de crime, e condenar esses criminosos ao ostracismo social?
    Além disso, gostaria que além falar do governo, você mencionasse outros órgãos, como algum Ministério e ONGs, por exemplo.
    NOTA TOTAL: 760
    Ok? Acredito que com um polimento da sua redação nos pontos que alertei, você consegue facilmente alcançar uma nota de 800 para cima!
    Beijinhos! ;)

    • 1
  3. C1: 120 (Possuí algumas falhas de norma culta da língua portuguesa, mas nada como estudar um pouco concordância e regência verbal, além da ortografia de algumas palavras)
    C2: 200 (O texto tem características de dissertativo argumentativo, e conhecimentos de várias áreas)
    C3: 120 ( O texto tem pouca coesão, tente usar mais conectivos, faz o texto ficar mais coeso. Além de tentar organizar mais os argumentos e saber defende-los, se você usa um argumento e deixa ele “solto” o texto fica sem sentido, tente discorrer mais sobre esses argumentos, mostrando que você domina o assunto abordado, mostre autoria.)
    C4: 120 ( Você precisa ter uma tese clara na sua redação e voltar a mencionar ela no seu argumento, trazendo seu repertório socio-cultural, caso não faça isso, sua argumentação e tese ficam sem sentido ou fracas)
    C5: 160 (Só faltou um pouco mais de detalhamento na sua proposta de intervenção, você precisar mostrar que o problema tem solução e seja viável, sempre se pergunte o por quê o problema precisa ser resolvido, como ele pode ser resolvido, por quem ele será resolvido, e os efeitos dele)
    TOTAL: 720

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.