Hodiernamente no Brasil, uma das pautas mais comentadas e noticiadas, sem dúvidas, é a violência contra a mulher. Não se trata de acontecimentos que passaram a ser comuns somente agora, mas sim que infelizmente estão enraizados culturalmente na sociedade machista e patriarcal ainda presente.
As manchetes dos jornais estampam cotidianamente mais uma mulher vítima de algum tipo de violência. As delegacias especializadas neste crime recebem diariamente diversos boletins de ocorrência de vítimas desamparadas, além de solicitações de medidas protetivas. Entretanto, mesmo com números absurdos divulgados, ainda há mulheres que passam por situações assim e não denunciam.
Segundo o site de notícias BBC News Brasil, no ano de 2018 aproximadamente 1,6 milhão de mulheres foram espancadas e 22 milhões vivenciaram algum tipo de assédio. No ano de 2019 houveram 3.739 feminicídios, ou seja, a cada 7 horas uma mulher foi morta. Os dados também apontam que a maioria das agressões vem de homens e que eles geralmente são conhecidos das vítimas.
Observando os fatos apresentados, percebe-se que a violência contra a mulher é algo que acontece com muita frequência e que precisa-se de medidas de enfrentamento mais eficazes. Uma solução é o aprimoramento das ferramentas que já existem hoje, como a lei Maria da Penha e obtenção de medidas protetivas. Além de plataformas digitais e telefones com o intuito de ajudar essas mulheres. São ações que podem ser colocadas em prática através das instituições governamentais.
Matheus Oliveira Higo
Bom dia Manuela.
Seu texto está bom, porém está com alguns erros, os quais falarei.
Introdução:
Sua introdução tem tudo para ser uma introdução perfeita, para isso você deve acrescentar mais um período que mostrem claramente para o leitor quais são seus argumentos. Também sugiro que você coloque uma notícia como exemplo das várias notas que são feitas, para provar à pessoa que está lendo que você não está inventando.
Além disso, faltou uma conjunção (conectivo) antes do início do segundo período :”Não se trata.”
D1: Aqui temos um pequeno problema, você começa sua introdução com as manchetes de jornais e seu D1 começa da mesma forma. Aqui você pode fazer duas coisas: iniciar com outra alusão ou retomar a introdução.
Outro ponto: você não provou nada do que você disse no seu D1, podia ter colocado uma manchete, trazer dados concretos expostos pelas delegacias…
Ademais, seu D1 está com muitas ideias e as ideias não são abordadas completamente.
Outro fator: Você apenas expôs o problema, e não argumentou, assim seu período fica expositivo e não argumentativo, saindo da modalidade do texto.
D2: Seu D2 é composto basicamente de dados, sua opinião e argumentação não está expressa no texto. Você poderia ter pegado alguns desses dados e colocar no seu D1, pois, desta forma, você legitimaria seus argumentos em ambos os parágrafos. De onde você tirou que em 2019 houve aquilo? Mostra a fonte. E a fonte dos homens? Mostra a fonte.
Conclusão:
Dica: sempre fale no imperativo na conclusão, fale que precisa, deve…
Sua conclusão ficou incompleta: para uma conclusão 200 precisamos: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento de um dos elementos anteriores. Sendo 40 para cada elemento. A sua tem: agente, ação e finalidade.
D1 e D2: Bom, você está evoluindo, precisamos de trabalhar a argumentação e a forma como você trás dados. Uma coisa que notei, você citou a sociedade machista e patriarcal na introdução, porém você não retoma isso nenhuma vez no texto. Sua redação está muito boa, você escreve bem, só precisa se adequar ao gênero exigido.
Notas:
C1-160 (Vi alguns erros de escrita e vírgula, nada muito grave)
C2-80(O tema em questão falava da PERSISTÊNCIA da violência contra a mulher, e seu texto falou apenas da violência a mulher, sendo assim, tangenciou o tema. Você não conhece muito bem a dissertação argumentativa e trás fatos, porém não usa esses fatos para seu argumento).
C3-120 (Trouxe fatos e Contextualização, tem uma estrutura textual razoável e apresenta fatos (pode ser q algum corretor de 80 aqui).
C4-120 (Texto pobre em conectivos, porém não repete tantas palavras).
C5-120 (tem a gente ação e finalidade)
Nota:600/560
Uma nota mediana, você consegue melhorar treinando a colocação de citações e dados.
2 bons canais que me ajudaram muito foram: Me salva, com o quadro corretor sincerão e o Lucas Felp.
É isso, me perdoe qqr coisa
iagorodriguesoff
INTRODUÇÃO
falta a apresentação da tese (T1 e T2)
conectivos
DESENVOLVIMENTO 1
conectivo para iniciar o paragrafo
falta de conctivos de ligação
desenvolver melhor o assunto
DESENVOLVIMENTO 2
apos a apresentaçãod e dados, faça uma anilise e relacione ele com seu posntomde vista, mas, sendo impessoal
CONCLUSÃO
sua proposta está fraca
presisa ser desenvolvida melhor e com mais efitividade
busque um AGENTE-MEIO E MODO de solução pra sua proposta
SamyraRodriguesPresotto
Introdução
Reconheceu bem o tema, com uma boa tese, apenas faltou colocar o que iria tratar no desenvolvimento
Desenvolvimento
Ótimos dados e boa colocação sobre sua insatisfação
Conclusão
Boa proposta de intervenção e boa colocação
Resumo
Sua redação está bem estruturada, conseguiu fazer um texto bem convincente sobre o tema, apenas deixando a desejar nas ligações da introdução com o desenvolvimento.
C1: 190
C2 : 120
C3: 180
C4: 150
C5: 200
820