Iniciante

A violência contra a mulher na sociedade brasileira

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma entre três mulheres já sofreram violência. Assim, é essencial observar alguns tipos de violência, como as psicológica, doméstica e física, ponderar seus efeitos e desenvolver soluções que mitiguem o sofrimento tanto das mulheres e mães, quanto de suas crianças.

 

Primeiramente, é importante expor o perigo de subestimar a violência psicológica. No livro “Pequenas Grandes Mentiras”, a personagem Jane foi estuprada, mas o que mais a traumatizou foram as ofensas que o abusador proferiu contra o corpo dela. Desse modo, nota-se que a opressão contra a vítima de violência deve ser considerada em seu âmbito mental, já que é comum para a população em geral pensar logo em seu aspecto físico, que é facilmente notável. Porém, é preciso compreender que palavras também geram traumas, como aconteceu com Jane.

 

Ademais, no livro citado anteriormente há uma personagem chamada Celeste que sofre agressão física executada pelo marido. Como as mães da vida real, ela sente medo de denuncia-lo pois não quer que os filhos descubram que o pai a machuca. Entretanto, inevitavelmente aqueles são impactados pela violência, como um filho de Celeste que – na série de televisão homônima baseada no livro – presenciou uma agressão. Ou seja, quanto mais a mãe se silenciar, mais os filhos serão atingidos.

 

Portanto, é necessário que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos propague maiores informações sobre a violência psicológica através das mídias sociais e visuais, a fim de chamar atenção para essa violência que deixa marcas menos visíveis que a física. Além disso, o ministério deve criar campanhas nas escolas para falar com os alunos acerca de toda a violência contra a mulher, inclusive as física e doméstica, para ajudar os jovens a através do conhecimento compreender o assunto e serem incentivados a buscar cura para qualquer trauma envolvendo o tema.

 

(POR FAVOR, corrijam de acordo com cada competência. Muito obrigada)

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4 Correções

  1. C1: 160- Cuidado com os erros de pontuação;
    C2: 120- Você tem conhecimento, mas precisa ser mais desenvolvido, os desenvolvimentos 1 e 2 estão muito simples, precisa argumentar;
    C3: 120- A sua redação é bem simples. É legal você ler outras redações e ver os projetos de texto para ter uma base;
    C4: 120 Faça o uso de mais conectivos, é muito importante;
    C5: 120- É preciso articular mais para desenvolver o problema abordado para não ficar muito genérico;
    NOTA: 640

    Você sabe escrever, mas é importante você ler outras redação e ver vídeos sobre como desenvolver o tema de forma clara. Tenta fazer uma a duas redações por semana que vai ficar bem mais fácil. Se precisar pode me chamar!

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  2. Tema: A violência contra a mulher na sociedade brasileira

    INTRODUÇÃO
    Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma entre três mulheres já sofreram (*sofreu) violência|1|. Assim, é essencial observar alguns tipos de violência, como as psicológica (*psicológicas), doméstica (*domésticas) e física (*físicas), ponderar seus efeitos e desenvolver soluções que mitiguem o sofrimento tanto das mulheres e mães, (*sem vírgula aqui) quanto de suas crianças.

    1 – Está um pouco mal construída, porquê? Veja: “uma entre três mulheres” denota apenas uma pessoa, isto é, apenas uma mulher sofreu violência. Agora, se mudo essa frase para “No Brasil, de cada três mulheres uma é violentada” estou passando a ideia de que um terço da população feminina brasileira é violentada. Entende? Não sou muito boa com a explicação, todavia a ideia que quero passar é que o jeito que você pôs essa frase está um tanto equivocada quanto ao sentido que você quer passar.
    Isso é para você ver o quanto temos que tomar cuidado com toda a construção de uma frase, pois uma palavra errada pode causar incompreensão.

    — Bem, esse parágrafo de introdução tem uma tese, e isso é essencial para a produção da argumentação. Mas gostaria de salientar sobre algumas coisas:
    A introdução, por ser o início do texto, deve ser tratado com extremo cuidado, pois é nele que a gente (os corretores) saberemos se há uma compreensão do texto sim ou não. Ainda não li todo o texto, mas quero deixar uma dica para você compreender melhor a proposta da redação e nos deixar ciente que sabe do tema logo de cara: transcreva o tema na tese. Por exemplo: “(…) Tendo isso em vista (o dado da OMS), observa-se o preocupante quadro da violência contra a mulher na sociedade brasileira…”

    Outra forma, de você salientar que entendeu o tema é por meio da contextualização/repertório, elabore o seu repertório de tal forma que nele seja ressaltado os elementos essenciais do tema, como exemplo: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, verifica-se que, hodiernamente, no Brasil, uma de cada três já sofreu alguma tipo de violência…”. Isso é só um exemplo.

    PS: Lembre-se que haverá tangência ao não usar todos os elementos propostos no tema da redação. Nesse caso, temos A VIOLÊNCIA (foi citado) CONTRA A MULHER (foi citado) NA SOCIEDADE BRASILEIRA (não foi citado). Caso o “na sociedade brasileira” ou algum sinônimo, hiperônimo… não apareça, o seu texto será tangente ao tema.
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    DESENVOLVIMENTO 01:
    Primeiramente, é importante expor o perigo de subestimar a violência psicológica. No livro “Pequenas Grandes Mentiras”, a personagem Jane foi estuprada, mas o que mais a traumatizou foram as ofensas que o abusador proferiu contra o corpo dela. Desse modo, nota-se que a opressão contra a vítima de violência deve ser considerada em seu âmbito mental, já que é comum para a população em geral pensar logo em seu aspecto físico, que é facilmente notável. Porém, é preciso compreender que palavras também geram traumas, como aconteceu com Jane.

    — Então, vejo que você citou uma das violências propostas na introdução – a violência psicológica. Usando de exemplo a personagem Jane, você tentou retratar um pouco dos efeitos que essa violência tem, todavia não estabeleceu essa violência com o tema proposto (na sociedade brasileira), além disso, de que forma é submetida? Por que é importante retratar essa violência? Não foi deixado muito claro. Aliás, o último período propôs uma nova ideia -> as palavras causam traumas. Logo: Por quê? Como? A violência psicológica só se baseia em palavras?

    Lembre-se que foi proposto vários tipos de violência na introdução, você tem que ter cuidado com esse tipo de coisa, pois, ao fazer isso, você me diz que vai desenvolver todos aqueles tipo de violência, obviamente relacionando estas com o tema da redação.
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    DESENVOLVIMENTO 02:
    Ademais, no livro citado anteriormente (*vírgula aqui) há uma personagem chamada Celeste que sofre agressão física executada pelo marido. Como as mães da vida real, ela sente medo de denuncia-lo (*denunciá-lo/o denunciar), pois não quer que os filhos descubram que o pai a machuca. Entretanto, inevitavelmente aqueles são impactados pela violência, como um (*dos) filho de Celeste que – na série de televisão homônima baseada no livro – presenciou uma agressão. Ou seja, quanto mais a mãe se silenciar, mais os filhos serão atingidos.

    — Lembre-se, aqui o gênero é dissertativo-argumentativo, temos um tema em discussão, portanto não é recomendado usar tantas linhas para a contextualização (esse parágrafo parece mais uma resenha), pois vai ficar sem espaço para a argumentação de fato, a qual foi esquecida aqui.
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    CONCLUSÃO:
    Portanto, é necessário que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (*Agente) propague maiores informações (*Ação) sobre a violência psicológica através|1| das mídias sociais e visuais (*meio), a fim de chamar atenção para essa violência (*Efeito) que deixa marcas menos visíveis que a física. Além disso, o ministério (*Agente2) deve criar (*Ação2) campanhas nas escolas para falar com os alunos acerca de toda a violência contra a mulher, inclusive as física (???) e doméstica (*domésticas), para ajudar (*Efeito2) os jovens a através (*sem o artigo “a” antes de através) do conhecimento|2| compreender o assunto e serem incentivados a buscar (?) cura para qualquer trauma envolvendo o tema.

    1 – O “Através” não é bem visto nesse gênero textual, então, para introduzir os meios que o agente usará para chegar no objetivo, use “por meio” e seus sinônimos. Apenas um concelho.
    2 – “Através do conhecimento” é entre vírgulas.

    — O ruim dessa conclusão é justamente que não foi problematizado, no desenvolvimento deste texto, que a falta de conscientização agrava esse cenário de violência. Tlgd? Não temos indícios em todo o texto, que essa falta consciência tem alguma coisa a ver com a violência.
    Além do mais, não identifiquei detalhamento algum.

    PS: O TEXTO ESTÁ TANGENTE, VISTO QUE NÃO HÁ EM MOMENTO ALGUM A CITAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

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    Vamos lá!

    C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2 – 40pts: Apresenta o assunto, tangenciando o tema.

    C3 – 40pts: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema.

    C4 – 160pts: Seu texto foi marcado pela presença constante de elementos coesivos, com poucas inadequações e poucas repetições.

    C5 – 160pts

    Somando, então, temos: 560pts!

    Espero ter ajudado de alguma maneira, bjs e boa sorte em sua jornada!

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  3. c1 – 160 (erros de vírgula e concordância)
    sugestão: substitua o “através” por “por meio/ intermédio de”
    c2- 120 (seu repertório cultural é bem utilizado, porém seu texto apresenta um aspecto mais expositivo do que argumentativo)
    c3 – 160 (boa articulação entre as partes do texto, faça uma contextualização na conclusão antes de apresentar a proposta de intervenção)
    c4 – 160 (faz-se necessário maior uso de elementos coesivos, principalmente ao iniciar períodos)
    c5 – 200
    nota final: 800

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  4. Bomm dia!!!

    Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma entre três mulheres já sofreram violência.[1*] Assim, é essencial observar alguns tipos[2] de violência, como as psicológica, doméstica[2*] e física, [4]ponderar seus efeitos e [5] desenvolver soluções que mitiguem o sofrimento tanto das mulheres e mães, quanto de suas crianças.

    [1*] Em que ano foi feito essa pesquisa?
    ** Dica nunca comece sua introdução com dados, use eles no seu desenvolvimento, pois será mais útil.
    [2]Discordância de plural “Alguns tipos” indica plural, portanto tem que concordar com “violência” então ela tem que esta no plural tbm.

    [3*] A violência doméstica não seria um tipo de violência que incluí violência psicológica e física? Proponho que reformule sua frase para: “…é essencial observar alguns tipos de violências domésticas, tais como as psicológicas, e físicas… “”

    [4]Use um conectivo, ex. “e ponderar..”

    [5]No lugar do “e” use virgula

    TESE: Fiquei em duvida se sua tese é a apresentação dos tipos de violência ou medidas para ponderar os efeitos e desenvolver soluções, portanto vou considerar todas elas e descobrir durante o desenvolvimento.
    **Dica evidencie sua tese, é muito importante que o leitor/corretor saiba a tese antes de iniciar a leitura do seu desenvolvimento pois ele ja sabe de qual assunto vc irá tratar.

    Primeiramente, é importante expor o perigo de subestimar a violência psicológica[1*]. No livro “Pequenas Grandes Mentiras”, a personagem Jane foi estuprada, mas o que mais a traumatizou foram as ofensas que o abusador proferiu contra o corpo dela. Desse modo, nota-se que a opressão contra a vítima de violência deve ser considerada em seu âmbito mental, já que é comum para a população em geral pensar logo em seu aspecto físico, que é facilmente notável. Porém, é preciso compreender que palavras também geram traumas, como aconteceu com Jane.[***]

    [1*] Você colocou um assunto que não abordou em suas supostas “teses” já perde ponto na C2.

    [***] Você fez um bom parágrafo, usou um repertório legal e soube usa-lo, entretanto esse seu problema de não evidenciar a tese deixou confuso.

    Ademais, no livro citado anteriormente há uma personagem chamada Celeste que sofre agressão física executada pelo marido. Como as mães da vida real, ela sente medo de denuncia-lo[1] pois não quer que os filhos descubram que o pai a machuca. Entretanto, inevitavelmente aqueles[2] são impactados pela violência, como um filho de Celeste que – na série de televisão homônima baseada no livro –[3] presenciou uma agressão. Ou seja, quanto mais a mãe se silenciar, mais os filhos serão atingidos[4]. [***]

    [1]virgula
    [2]aqueles quem? evidencie
    [3]sem necessidade do travessão, nesse caso usa-se virgula, perde ponto na C1 grafia.
    [4]Sim, mais serão atingidos com o que exatamente? Terão traumas? se sim quais?

    [***]Gostei da maneira que usou o conectivo ademais para dar continuidade da sua citação no livro, parabéns, entretanto continua o problema de não evidenciar sua tese, terminando a leitura dos seus desenvolvimentos percebe-se que suas teses foram a violência psicológica e física, ok, deu pra entender e vc citou elas na sua introdução, porém ainda assim estão confusas, portanto SEMPRE evidencie elas para eu não aconteça essa confusão no seu texto.

    Portanto, é necessário que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos propague maiores informações sobre a violência psicológica através das mídias sociais e visuais, a fim de chamar atenção para essa violência [1] que deixa marcas menos visíveis que a física. Além disso, o ministério[2*] deve criar campanhas nas escolas para falar com os alunos acerca de toda a violência contra a mulher, inclusive as física e doméstica, para ajudar os jovens a[3] através do conhecimento compreender o assunto e serem incentivados a buscar cura para qualquer trauma envolvendo o tema.[***]

    [1]virgula
    [2*]Letra maiúscula, e qual ministério deve fazer isso?
    [3] sem necessidade do a
    [***]Achei sua proposta mt vaga, faltou colocar o proposito e relacionar com o tema no final.

    C1: Grafia: Poucos erros de grafia, somente com travessão e virgulas: 120
    C2: Compreender o tema e usar repertório, tese, etc: Compreendeu o repertório, usou dados, mas não o desenvolveu, usou uma citação mt boa, mas não evidenciou as teses, deixando o texto confuso: 120
    C3: Estrutura: Texto com poucas linhas, parágrafos desestruturados, faltou ligamentos entre eles: 120
    C4: Conectivos: Ausência de muitos conectivos ao iniciar uma frase, presença mediana ao iniciar os paragrafos: 120
    C5: Intervenção: Propõe uma intervenção mediana faltou mencionar o proposito: 120

    TOTAL: 600

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