Iniciante

A vida em rede no século XXI: os limites entre o publico e o privado.

  • 1

Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais comum, devido ao aumento do uso das redes sociais, onde os usuários se expõem constantemente.

De início, deve-se apontar o fator globalização como principal agente que facilitou atrair olhares do mundo para tudo que é compartilhado no ambiente virtual. Acompanhado do capitalismo, como é exposto no livro “A sociedade do espetáculo”, escrito em meados do século XX onde o autor Guy Debord apresenta a teoria de que a sociedade é fortemente influenciada por imagens, a sociedade do século XXI tem, cada vez mais, compartilhado suas vidas como se fossem espetáculos nas redes sociais, ultrapassando os limites do que antes considerava-se privado.

Consequentemente, em conjunto à esse cenário que facilita o acesso e a exposição dos indivíduos em um ambiente globalizado que é a internet, os usuários se tornaram mais suscetíveis aos olhares e julgamentos, podendo ser afetados psicologicamente e socialmente. Tal consequência demonstra a vulnerabilidade de quem ultrapassa o limite da exposição numa era onde todos são vigiados e julgados.

Logo, é fundamental que esses usuários estejam atentos sobre os riscos que esse meio de comunicação pode proporcionar devido a exposição. É de competência do Ministério da Educação apresentar leis à câmara dos deputados que torne dever da escola promover a discussão acerca do limite entre o publico e o privado nas redes sociais, por meio de dinâmicas e palestras, além de campanhas televisivas e nas redes sociais, que alertem os usuários. Dessa forma, a “sociedade do espetáculo” estará ciente da exposição e suas possíveis consequências nesse meio fundamental para a comunicação na contemporaneidade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais comum, devido ao aumento do uso das redes sociais, onde os usuários se expõem constantemente.
    *Um ponto importante que faltou aqui: você poderia ter exposto já seus dois argumentos que irá discutir no D1 e no D2.

    De início, deve-se apontar o fator globalização como principal agente que facilitou atrair olhares do mundo para tudo que é compartilhado no ambiente virtual. Acompanhado do capitalismo, como é exposto no livro “A sociedade do espetáculo”, escrito em meados do século XX(1) onde(2) o autor Guy Debord apresenta a teoria de que a sociedade é fortemente influenciada por imagens,(3) a sociedade do século XXI tem, cada vez mais, compartilhado suas vidas como se fossem espetáculos nas redes sociais, ultrapassando os limites do que antes considerava-se privado.
    (1) Vírgula. Adj. adverbial.
    (2) Sugiro trocar por “em que” ou “no qual”. “Onde” é melhor para lugares físicos.
    (3) Um ponto final aqui seria o ideal. Aí já ligava com um conectivo relacionando com o repertório. Enfim, não está errado, mas é uma sugestão.

    Consequentemente, em conjunto à(1) esse cenário que facilita o acesso e a exposição dos indivíduos em um ambiente globalizado que é a internet, os usuários se tornaram mais suscetíveis aos olhares e julgamentos, podendo ser afetados psicologicamente e socialmente (2). Tal consequência demonstra a vulnerabilidade de quem ultrapassa o limite da exposição numa era onde todos são vigiados e julgados.
    (1) Acho que aqui não viria crase. ACHO.
    (2) De que forma esses indivíduos são afetados psicologicamente e socialmente? Quais são esses efeitos de maneira profunda? Detalhe mais.

    Logo, é fundamental que esses usuários estejam atentos sobre os riscos que esse meio de comunicação pode proporcionar devido a exposição. É de competência do Ministério da Educação (agente) apresentar leis (ação) à câmara dos deputados que torne dever da escola promover a discussão acerca do limite entre o publico e o privado nas redes sociais (detalhamento), por meio de dinâmicas e palestras (meio), além de campanhas televisivas e nas redes sociais,(1) que alertem os usuários. Dessa forma, a “sociedade do espetáculo” estará ciente da exposição e suas possíveis consequências (efeito) nesse meio fundamental para a comunicação na contemporaneidade.
    (1) Acho que é uma vírgula indevida aqui.
    *Ok, proposta completa.

    Acho que o maior problema da sua redação foi pecar na argumentação, especialmente no D2. Você pode construir essas redações causa e consequência, porém é preciso detalhar a consequência tão bem quanto você fez com a causa. No D2 você vacilou bastante nesse quesito. Ficou algo bem jogado ali, entende?
    No geral, está boa a redação. Se atente a esses erros bobos de gramática que eu apontei, como vírgula e etc.
    Último ponto: você pode aumentar o tamanho dessa redação também, está curtinha até. A não ser que sua letra seja muito grande, acredito que não ocuparia 30 linhas. Procure utilizar as linhas que restou no desenvolvimento mais detalhado do D1 e D2!

    Vou tentar fornecer a nota agora:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160 – Há falhas na argumentação, especialmente no D2.
    C4: 200 – Bom uso dos mecanismos para argumentar.
    C5: 200 – Prop. de intervenção completa.
    Total = 880 (aproximadamente).

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  2. INTRODUÇÃO: senti a falta da sua tese de argumentação no fim do parágrafo.

    DES.1: gostei do seu desenvolvimento, bem simples, porém, com um repertório super válido. dica: procure não repetir tantas vezes uma palavra (rede social).

    DES.2: bom.

    CONCLUSÃO: contém os 5 elementos (agente, ação, modo/meio/ finalidade e detalhamento) e uma retomada de repertório.

    enfim, daria 870 nessa redação, parabéns!

    • 1
  3. 1º Parágrafo
    Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado “,enquanto acessava sites adultos,”(oração adverbial) e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e “de”(paralelismo) uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais comum, devido ao aumento do uso das redes sociais, onde os usuários se expõem constantemente.

    3º parágrafo
    Consequentemente, em conjunto “à”(crase antes de masculino) esse cenário que facilita o acesso e a exposição dos indivíduos em um ambiente globalizado que é a internet, os usuários se tornaram mais suscetíveis aos olhares e julgamentos, podendo ser afetados psicologicamente e socialmente. Tal consequência demonstra a vulnerabilidade de quem ultrapassa o limite da exposição numa era onde todos são vigiados e julgados.

    4º parágrafo

    Logo, é fundamental que esses usuários estejam atentos sobre os riscos que esse meio de comunicação pode proporcionar devido a exposição. É de competência do Ministério da Educação apresentar leis à câmara dos deputados que “torne”( tornem, leis que tornem) dever da escola promover a discussão acerca do limite entre o publico e o privado nas redes sociais, por meio de dinâmicas e palestras, além de campanhas televisivas e nas redes sociais, que alertem os usuários. Dessa forma, a “sociedade do espetáculo” estará ciente da exposição e suas possíveis consequências nesse meio fundamental para a comunicação na contemporaneidade.

    Acho que no geral seu texto está muito bom, acho que é só detalhes.

    • 1
  4. Em um episódio da série Black Mirror, um garoto descobre que estava sendo monitorado enquanto acessava sites adultos e é chantageado pelo invasor em troca do sigilo do seu vídeo e uma boa reputação nas redes sociais. Assim como na série, no Brasil, a sensação de estar sendo vigiado é cada vez mais comum, devido ao aumento do uso das redes sociais, onde os usuários se expõem constantemente.
    INTRODUÇÃO BOA, SENTI FALTA DE CITAR O TEMA DA REDAÇÃO, VC DEVE SEMPRE RETOMÁ-LO AO LONGO DE TODO O SEU TEXTO. TAMBÉM SENTI FALTA DE UMA TESE E ARGUMENTOS MAIS EXPLÍCITOS. ATENTE-SE AO EMPREGO DA VÍRGULA E AS ASPAS.

    De início, deve-se apontar o fator globalização como principal agente que facilitou atrair olhares do mundo para tudo que é compartilhado no ambiente virtual. Acompanhado do capitalismo, como é exposto no livro “A sociedade do espetáculo”, escrito em meados do século XX onde o autor Guy Debord apresenta a teoria de que a sociedade é fortemente influenciada por imagens, a sociedade do século XXI tem, cada vez mais, compartilhado suas vidas como se fossem espetáculos nas redes sociais, ultrapassando os limites do que antes considerava-se privado.
    DESENVOLVIMENTO BOM E PRODUTIVO, NO ENTANTO, SENTI FALTA DE APROFUNDAR NOS LIMITES, COMO EXEMPLOS..

    Consequentemente, em conjunto à esse cenário que facilita o acesso e a exposição dos indivíduos em um ambiente globalizado que é a internet, os usuários se tornaram mais suscetíveis aos olhares e julgamentos, podendo ser afetados psicologicamente e socialmente. Tal consequência demonstra a vulnerabilidade de quem ultrapassa o limite da exposição numa era onde todos são vigiados e julgados.
    OK

    Logo, é fundamental que esses usuários estejam atentos sobre os riscos que esse meio de comunicação pode proporcionar devido a exposição. É de competência do Ministério da Educação apresentar leis à câmara dos deputados que torne dever da escola promover a discussão acerca do limite entre o publico e o privado nas redes sociais, por meio de dinâmicas e palestras, além de campanhas televisivas e nas redes sociais, que alertem os usuários. Dessa forma, a “sociedade do espetáculo” estará ciente da exposição e suas possíveis consequências nesse meio fundamental para a comunicação na contemporaneidade.
    OK
    AQUI VC DEVERIA TER RETOMADO A SÉRIE BLACK MIRROR, NÃO O LIVRO.

    C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 200
    840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.