A verdade e as noticias falsas na era da informação

  • 0

Atualmente, temos presenciado um grande aumento na propagação de notícias falsas pelo mundo,seja em jornais ou em mídias sociais,motivado por fatores econômicos,sociais e até políticos.É necessário que haja uma união entre os agentes circundantes à questão a fim de amenizar o problema.

Ao se examinarem alguns aspectos dessa elevação de “fake news”,pode-se constatar que essas são criadas para diferentes fins: algumas são criadas para elevação de popularidade,outras para captar ilegalmente recursos financeiros,além daquelas que são usadas para enaltecer a imagem de determinado candidato político,principalmente no período eleitoral.Assim, pode-se observar que essa questão é complexa ao ponto de ser exercido por anônimos até por figuras públicas.

Além disso,pode-se definir dois tipos de pessoa no tocante à propagação dessas notícias de caráter falso: existem as pessoas que possuem ciência de que a notícia é equívoca (geralmente são seus próprios criadores) e existe outra gama maior de pessoas que não identificam que a notícia é falsa, seja por ignorância ou por falta de escolaridade, e as propagam, o que contribui cada vez mais para que um maior número de pessoas atribuam veracidade à notícia.Como já dizia Joseph Goebbels,”uma mentira contada mil vezes torna-se verdade”.

Portanto,diante do exposto,é de suma importância que os  aplicativos de mensagem, que são as principais fontes de propagação das “fake news”,adotem um sistema maior de fiscalização das mensagens e limitem o envio de mensagens em massa.Também é conveniente que o Estado, por meio dos Ministérios da Cidadania e Educação,  conscientize a população para que essa incremente seus métodos de pesquisas a cerca das noticias,principalmente na internet.

Compartilhar

1 Correção

  1. O seu texto ficou muito bom! Mas faltou você comparar o tema com a realidade, colocar dados quantitativos de quantas pessoas essas fake News atingem a sociedade, QUEM, COMO E PORQUE precisam ser enfatizados no texto.
    Você também poderá usar nas próximas redações, citações para comparar com a atualidade.
    Não ponha também a palavra “fatores” se você não vai explicá-las, o ideal é explicar até os mínimos detalhes.
    Fora isso, muito bom e a sua conclusão ficou perfeita, bjinhos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.