O acesso de todos os cidadãos ao sistema de saúde deve ser entendido como um ato democrático. No Brasil, o Sistema Único de Saúde, o SUS, tem mostrado sua eficiência em um momento de crise, mesmo com todas as suas deficiências. O caminho a seguir seria o de valorização e aperfeiçoamento desse sistema que tem salvado vidas.
Primeiramente, é importante ressaltar a importância do SUS para o combate a pandemia do coronavírus. O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo, e tem mostrado sua eficiência para todos e para classe política que vinha desacreditando do sistema, deixando claro que a iniciativa privada não tem força para o combate a um vírus que traz como consequência uma doença desconhecida. A prova disso foi milhares de brasileiros com plano de saúde utilizando o sistema público por conta da saturação das unidades privadas.
Embora tenha se mostrado grande aliado no enfrentamento da pandemia, o que se viu nos últimos anos no Brasil foi o desmonte da saúde pública que nunca foi de qualidade. Só para exemplificar, a proposta de emenda a constituição que ficou conhecida como “PEC dos gastos públicos”, limitou o investimento em saúde durante 20 anos, o que acarretou ainda mais no sucateamento dos hospitais que já não tinha equipamentos, materiais limpeza e profissionais qualificados e bem remunerados. A saúde é um direito constitucional e deve ser assegurado a todos.
Portanto, compete ao Ministério da Saúde elaborar um projeto político de saúde pública. Essa ação deve ser feita por meio de proposta de emenda à constituição, uma vez que, cria mecanismo para investimento de qualificação profissional, equipamentos e pesquisas, traz melhorias para o sistema público de saúde, mais qualidade de vida para população e torna pleno o exercício da cidadania de todos.
PEÇO QUE SEJA FEITA AVALIAÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, NÃO COM BASE NO PADRÃO ENEM. GRATO.
blzamanda
Ok, vou tentar não corrigir com base no Enem, mas vai ser bem dificil, não sou professora nem corretora.
Nessa redação, acho, tentaria melhorar na introdução, ela parece pequena em comparação com restante do texto. Tipo, ter falado quando surgiu e o proposito do SUS, o que o SUS faz além de “trabalhar” com a saúde. O texto ficaria mais completo.