(Quem puder corrigir de acordo com o Enem, agradeço desde já.)
A Constituição Federal brasileira de 1988 garante, no seu artigo 6º, o direito à educação como inerente a todos. No entanto, tal prerrogativa não tem se refletido na prática, quando se observa o alto índice de analfabetismo no Brasil. Diante dessa perspectiva, nota-se que o problema possui raízes amargas no país, devido tanto à ausência de medidas governamentais quanto à ineficiência do sistema de ensino público brasileiro.
Em primeiro lugar, como um dos complicadores do problema, o descaso do governo com a educação brasileira. Assim, o país que não prioriza a educação dos seus, sofre impactos a longo prazo e é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Segundo o educador Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse aspecto, a alfabetização é indispensável para mudar a realidade de uma população, porém o descaso estatal com a educação dos analfabetos, e a população dependente do ensino público, tem por consequência a estagnação social e má projeção de futuros profissionais.
Outrossim, vale ressaltar a má distribuição do sistema de ensino brasileiro, segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, tal impedimento para os analfabetos é o local da escola, localizado em grandes centros e longe de bairros o que resulta na quebra da diretriz solidária proposta por Durkheim e os preceitos de interdependência e diversidade são rompidos, na prática são executados de modo singular.
Os desafios para a alfabetização no Brasil são evidentes e é preciso que o Ministério da Educação, por meio de verbas, deve investir na construção de escolas, em bairros que são longe dos grandes centros e adentrando o interior do país, a fim de atingir o maior número de pessoas possível. Além disso, as mídias sociais devem investir mais nesse tema, para alcançar o maior número de pessoas a importância de voltar à escola e se alfabetizar, independente da sua idade. Feito isso, tornaria possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos expostos na Constituição Federal.
eu.luccas
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Correções que eu usaria e acho relevante:
* Outrossim, vale ressaltar a má distribuição do sistema de ensino brasileiro. Segundo o sociólogo Émile Durkheim…
* Contudo, tal impedimento para os analfabetos muitas das vezes é a distância até à escola, uma vez que quase sempre fica localizada em grandes centros e longe de bairros, o que resulta na quebra da diretriz solidária proposta por Durkheim
*…evidentes e é preciso que o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, (invista) na construção de escolas, em bairros que são distantes dos grandes centros…
Pode usar por exemplo, verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica ( Fundeb).
Considerações: Uns errinhos no uso das pontuações: vírgula e ponto, mas nada que não possa corrigir com um pouco de esforço.
ANGELMUSIC
Hello Carloshrodrigues, tudo bem? (◔‿◔)
-primeiramente quero te parabenizar pela produção textual, está ótima.
# introdução:
• tópico frasal ✓
•apresentação dos dois porquês da problemática✓
•argumentação coesa e objetiva✓
•presença de conectivo ✓
# desenvolvimentos:
•reafirmação da tese ✓
•comprovação de argumentos que sustentam a exposição do porquê da questão✓
•utilização de tópicos frasais (frase ou pensamentos filosóficos) ✓
• argumentação coesa e coerente com o tema ✓
• uso correto dos conectivos ✓
• Nos parágrafos do desenvolvimento não houve fuga do tema ✓
# Conclusão:
• estruturada.
•presença dos agentes conclusivos✓
• respeitou os direitos humanos ✓
• proposta de fácil execusao ✓
{Feedback geral}= cuidado com a colocação de vírgulas em lugares indesejados, isso trará como consequência, a falta de uma inteira interpretação do seu período.
______ correção por competência.
*Comp. 1: 180
* Comp. 2: 200
* Comp. 3: 200
*Comp. 4: 180
*Comp. 5: 200
Esperto ter te ajudado. Boa sorte. (灬º‿º灬)♡