Estudante

A utilização da ideolologia como arma

  • 1

Na série Code Geass o personagem, Zero, utiliza-se de uma distorcida ideologia de paz, criando um grupo terrorista que, ao contrário do pregado, tem como intuito atacar o Estado, abalando a ordem e a sociedade. Ao encontro da ficção, na realidade, a ideologia tem sido utilizada como estopim para conflitos armados e se tornado uma problemática, atuando de maneira silenciosa, porém, mortal. Com o objetivo de combater tal mazela, é necessária á discussão de seus principais pilares, que são eles: o discurso de ódio e as notícias falsas.

 

De início, é memorável citar, como um dos principais utilizadores do discurso de ódio, Hitler. Isso se deve ao fato de que, Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista, se aproveitou de um pensamento racista para começar uma guerra, alegando que, os judeus, eram o mal do planeta, trazendo desgraça para sua população e, diante disso, precisavam ser exterminados. Sob este viés, a pregação do ódio é inadmissível, pois, além de infundadas, tais alegações são criminosas e prejudiciais ao bem estar coletivo.

 

Ademais, as “fake news” ou notícias falsas, também são um entrave no combate ao manuseio da ideologia como arma. Durante o imperialismo, por exemplo, as monarquias europeias, se aproveitaram da desinformação de seus súditos, para cometer atrocidades na África, justificando seus atos como “missões civilizatórias”, visando levar a civilização ás regiões mais remotas. Entretanto, atualmente, se sabe que tais desculpas não passavam de calúnias, tendo como objetivo mascarar a verdade e escravizar o povo africano, sem o consenso da população.

 

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que visem o combate do uso de doutrinas para o mal. Com tal finalidade, os Ministérios da Segurança e Informação, devem desenvolver um setor de segurança, cujo objetivo será assegurar que, principalmente nas redes sociais, não haja apoio ou articulação de grupos que disseminem desinformação ou ódio, punindo os responsáveis por violar direitos primordiais e impedindo assim, a continuidade da problemática. Logo, não haverão mais indivíduos aproveitando-se de tal poder, e figuras como  Zero serão apenas ficção.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ei, tudo bom?
    Então, não sou nenhuma expert no assunto mas usarei dos meus básicos conhecimentos acerca do texto dissertativo-argumentativo MODELO ENEM, para te ajudar, ok?
    Me desculpe qualquer precipitação, ou se especifiquei algo errado.
    Segue a correção juntamente com a pontuação de acordo com as competências :))

    Na série Code Geass o personagem, Zero, utiliza-se de uma distorcida ideologia de paz, criando um grupo terrorista que, ao contrário do pregado, tem como intuito atacar o Estado, abalando a ordem e a sociedade. Ao encontro da ficção, na realidade, a ideologia tem sido utilizada como estopim para conflitos armados e se tornado uma problemática, atuando de maneira silenciosa, porém, mortal. Com o objetivo de combater tal mazela, é necessária a discussão de seus principais pilares, que são eles: o discurso de ódio e as notícias falsas.

    INTRODUÇÃO: A relação entre a ficção e a realidade ficou muito boa.
    Contextualização ok
    Posicionamento ok – acho que você poderia descrever mais o seu ponto de vista
    Base argumentativa ok

    De início, é memorável citar, como um dos principais utilizadores do discurso de ódio, Hitler. Isso se deve ao fato de que, Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista, se aproveitou de um pensamento racista para começar uma guerra, alegando que, os judeus, eram o mal do planeta, trazendo desgraça para sua população e, diante disso, precisavam ser exterminados. Sob este viés, a pregação do ódio é inadmissível, pois, além de infundadas, tais alegações são criminosas e prejudiciais ao bem-estar coletivo.

    DESENVOLVIMENTO 1: usar a figura de Adolf Hitler nesse contexto ficou bem interessante, mas recomendo supra citar o período que a Alemanha permaneceu nazista. Tu referiste muito ao passado e esquecestes de trazer isso para a realidade atual e sobre como ocorre o discurso de ódio atualmente. A finalização foi excelente.

    Ademais, as “fake news” ou notícias falsas, também são um entrave no combate ao manuseio da ideologia como arma. Durante o imperialismo, por exemplo, as monarquias europeias, se aproveitaram da desinformação de seus súditos, para cometer atrocidades na África, justificando seus atos como “missões civilizatórias”, visando levar a civilização ás regiões mais remotas. Entretanto, atualmente, se sabe que tais desculpas não passavam de calúnias, tendo como objetivo mascarar a verdade e escravizar o povo africano, sem o consenso da população.

    DESENVOLVIMENTO 2: ocorreu o mesmo problema do D1. As associações ficaram excelentes, mas, e o hoje? As fake news tem afetado muitíssimo o desenvolvimento intelectual da população, seria interessante comentar sobre como as pessoas vem sendo ignorantes por preguiça de procurar fontes.

    Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que visem o combate do uso de doutrinas para o mal. Com tal finalidade, os Ministérios da Segurança e Informação, devem desenvolver um setor de segurança, cujo objetivo será assegurar que, principalmente nas redes sociais, não haja apoio ou articulação de grupos que disseminem desinformação ou ódio, punindo os responsáveis por violar direitos primordiais e impedindo assim, a continuidade da problemática. Logo, não haverá mais indivíduos aproveitando-se de tal poder e figuras como Zero serão apenas ficção.

    CONCLUSÃO:
    Agente: Ministério da segurança e informação
    Meio/modo: como será desenvolvido esse setor de segurança? Por meio de que?
    Ação: desenvolver um setor de segurança punindo os responsáveis por violar direitos primordiais
    Finalidade: não haja apoio ou articulação de grupos que disseminem desinformação ou ódio/ combate do uso de doutrinas para o mal
    Detalhamento: senti falta de especificação, para ajudar no convencimento.

    PONTUAÇÃO:
    C1: domínio da escrita formal
    160 – possuiu alguns desvios (eu corrigi)
    C2: compreender proposta e utilizar outras áreas de conhecimento
    120 – em razão das faltas em certos quesitos
    C3: defender seu ponto de vista
    120 – Expôs excelentes informações, porem esqueceu do seu ponto de vista mais aprofundado
    C4: recursos coesivos
    200 – Tudo bem coerente e coesivo
    C5: proposta de intervenção
    120 – Faltaram dois elementos importantíssimos
    TOTALIZANDO: 720 pontos!!!!!

    Parabéns, a prática leva à perfeição!!
    Boa sorte, querido.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.