Segundo filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais.Análogo à isso ,o Brasil apresenta um comportamento egocêntrico em relação a urbanização. Diante dessa perspectiva, é importante ressaltar a urbanização desordenada e acelerada como fatores que favorecem os desafios no que diz respeito às transformações sociedade brasileira.
Verifica-se que a falta de planejamento para o crescimento populacional faz com que os indivíduos que migraram para determinada região não tenham lugares apropriados para se alocarem, se instalando muitas vezes em morros, planícies fluviais ou encostas. Dessa forma a ocupação caótica traz consigo consequências ambientais, já que o despejo de lixo em margens de rios é facilitado.Contudo, a falta de estrutura não está somente nos solos ocupados, existem outros fatores, como a falta de saneamento básico que desencadeia problemas ecossistêmicos. Os dejetos descartados de forma incorreta em sua maioria vão para lixões a céu aberto, que se acumulam e contaminam o solo e o ar, além de atrair bichos transmissores de doenças para as pessoas.
Em suma, observa-se a necessidade de atenuar as dificuldades relacionadas ao urbanismo,é indubitável que o governo implemente leis que fiscalizem áreas de ocupações de risco através do poder legislativo, em municípios com menor preparação de modo a promover ad diminuição dos impactos ambientais e sociais. Assim, os desafios atrelados ao povoamento no Brasil serão amenizados e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.
Luis Eduardo Barreto
Olá, Gisele, tudo bem?
Vou expor minha humilde opinião, entenda sempre como uma critica construtiva.
Bom, no geral, gostei bastante da sua redação. Apresentou uma tese, trouxe argumentos, situações, foi bom.
Acho que você só precisa se atentar ao emprego da vírgula, crase (não se coloca crase antes do pronome demonstrativo “isso), e da pontuação.
Seu desenvolvimento veio todo junto, se for por erro de formatação, tudo ok, mas se for somente um paragrafo, é aconselhável você fazer mais um.
Na sua conclusão, gostei da forma como iniciou e foi feita, porém, ficou “pobre”, faltou mais uma ou duas intervenções. Sendo assim, aconselho sempre você apresentar duas ou três intervenções na sua conclusão.
No mais, está no caminho certo. Boa sorte!
Hellen__24
Oi, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos .
De modo geral gostei bastante do seu texto .
INTRODUÇÃO: sua introdução ficou muito boa , você conseguiu apresentar sua tese e o tema que iria falar de maneira bem clara.
DESENVOLVIMENTO: na minha opinião seria legal coloca outro parágrafo , além de coloca um repertório que ajudasse a desenvolver mais seu texto e também utilizar mais conectivos.
CONCLUSÃO: precisa de organização, assim deixará sua conclusão mais clara .
Armando_ar05
Boa tarde! Só irei dá algumas sugestões e levantar alguns pontos.
A sua introdução a tese e a problemática ficou excelente. Fez uma boa introdução, direta, sem ser prolixo e usando coesivos da forma certa, apesar da citação genérica e maçante de Bauman, mas isso não impactaria na sua nota.
Seu único desenvolvimento faltou muitos coesivos intraparágrafos, e também está sem o tópico frasal. Fora isso, você conseguiu expor e desenvolver muito bem sua ideia central. Há uma escassez total de fontes.
A conclusão ficou boa, apesar de ser genérica. Ainda terminou com o texto circular fazendo a citação de Bauman. Obs: peço para que revise melhor a pontuação em todo o texto.
Agente – governo
Meio – através do poder legislativo
Ação – implemente leis que fiscalizem áreas de ocupações de risco
Resultados – diminuição dos impactos ambientais e sociais.
Detalhamento – os desafios atrelados ao povoamento no Brasil serão amenizados
Tente colocar os dois desenvolvimentos na próxima vez. Por fim, acredito que você esteja indo muito bem ;)