Iniciante

A união faz a força (tema: Empatia-ESA)

  • 0

Empatia é, praticamente, a capacidade de se colocar no lugar do  outro, isto é, “não faça com o outro o que não gostaria que fizesse a você”, como já dizia o ditado popular. Tal comportamento trás diversos benefícios para a sociedade, como por exemplo, ajuda às pessoas mais carentes e a criação de profissões importantes para uma nação.

Primeiramente, vale ressaltar que há pessoas carentes no mundo todo, como na África e no interior do nordeste brasileiro, logo eles necessitam de algum tipo de auxílio financeiro ou doação de alimentos. Dentre as diversas ações, pode-se destacar a Operação Pipa, realizada pelo exército brasileiro, com a finalidade de levar água para o sertão nordestino e os Médicos Sem Fronteiras, em que não apenas médicos, mas também civis ajudam com doação de algum alimento não perecível ou monetária, já os agentes da saúde ajudam aplicando vacinas e verificando a saúde dos cidadãos na região onde atuam, continente africano. Logo, essas ações são um bom exemplo de empatia, já que buscam nada em troca.

Outrossim, pode-se afirmar que os profissionais da saúde são bastante empáticos, pois estudaram bastando para, quando se formarem, ajudarem alguém que precise, além de estudarem para a cura de alguma doença, um exemplo disso é a série A Anatomia de Grey, em que o marido da protagonista, que é neurocirurgião, estuda a cura para o  Alzeimer, não só para ficar famoso, mas também para ajudar a mulher de seu amigo que sofre dessa doença. Então, como a finalidade dessa profissão são para ajudar, é possível implicar que foram criadas por empatia com o próximo.

Portanto, com a falta de empatia, além do fim desses projetos, viria o descaso por parte dos funcionários da saúde, trazendo, assim, a morte e doenças para a população  mundial.

Compartilhar

1 Correção

  1. Segundo critérios do Enem:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    Bom.

    Compreensão da proposta de redação. …
    Bom. Não ficou clara a proposta da redação.

    Seleção e organização das informações. …
    Regular. Parece mais um texto descritivo que argumentativo. Deve-se ficar atento ao que exigirem.

    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    Bom.

    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
    Regular. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos. Ainda segundo orientações da assistência social, todos tem direitos e é por meio destes são orientadas as pessoas, sem esmolas e respeitando a dignidade.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.