A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?

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O conceito da uberização pode ser estabelecido como um novo modelo de trabalho que vêm ganhando força no Brasil, que, na teoria, é vista como uma forma de emprego mais flexível, onde o funcionário presta seus serviços seguindo uma demanda e sendo organizado pelas redes contratuais descentrelizadas. Um grande exemplo disso são os entregadores de aplicativo, que seguem uma determinada plataforma e prestam serviços para estas, sem que haja uma regulamentação efetiva que garanta os seus direitos trabalhistas. Hoje, diversas redes tecnológicas seguem esse modelo, desde as redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e entre outros; as plataformas de varejo, como Amazon e Mercado livre até aplicativos de entrega como Ifood e Rappi.

É um fato alarmante de que segundo o IBGE cerca de 13 milhões de pessoas estão desempregadas no país, número que representa cerca de 12,4% da população, dado esse que justifica o estado alarmante das famílias brasileiras que necessitam de uma renda para se sustentarem, á vista disto, muitos encontram como opção os aplicativos citados a cima, onde podem receber uma renda extra e flexibilidade de horários. Sabe-se que as leis trabalhistas foram sacionadas em 1943 com o propósito de regular as relações de trabalho no Brasil. Contudo, tais leis não garantem proteção à aqueles que se adaptam à uberização, ou seja, não recebem um salário fixo, sem direito a férias e amparo de salubridade, ou seja, o trabalhador se encontra em um estado de precarização, já que para receberem benefícios suficientes precisam passar por uma jornada desumana.

À vista disso, podemos destacar que em função da era da tecnologia que o mundo está passando, os internautas estão cada vez mais expostos à uma maior gama de negócios. O documentário “Uberização econômica na prática” realizado pelo Fantástico, que analisa essa situação, refletindo a dificuldade daqueles que dependem do trabalho para sua sobrevivência.

Sendo assim, medidas são necessárias para a alteração desse cenário, pede-se que o ministério da educação intervenha, formulando uma nova lei que acolha os funcionários informais. o Ministério da educação também deverá proporcionar debates e visibilidade a tal assunto, assim, o Brasil receberá impostos e o trabalhador enfim terá seus direitos justos.

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6 Correções

  1. Boa noite, só estou tentando conseguir pontos.
    Pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos, pontos e pontos.

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  2. Em minha opinião, a introdução dava pra ser mais centralizada no assunto, com poucas linhas abordando em foco o que seria falado no decorrer do texto, mas foi usado muitos exemplos que deveriam ser usados no desenvolvimento.
    Faltou abordar mais sobre o lado positivo dos trabalhadores em uber, visto que seu tema fala sobre os dois lados.

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  3. Você está cometendo quase os mesmos erros que eu cometia. Vou te dar uma dica: Leia as redações nota 1000 e perceba que cada parágrafo possui cerca de 3 pontos finais. Após cada ponto há um conectivo (nesse viés, contudo, entretanto, etc.) que recapitulam o ponto anterior. Vou dar um exemplo ainda dentro do seu tema, baseando em como eu faria a redação agora que sei disso:
    ————————–INTRODUÇÃO———————–
    O conceito de uberização pode ser estabelecido como um novo modelo de trabalho que vêm ganhando força no Brasil. *Esta prática* se tornou tendência após a pandemia, principalmente, por se mostrar um regime de trabalho mais flexível. *Nesse viés*, o trabalho desregulamentado vem se mostrando cada vez mais comum entre entregadores de aplicativo, que se valem de horas trabalhadas sem nenhum tipo de amparo pelo sistema legislativo vigente. *Esse cenário*, cada vez mais fomentado pelas big techs, se mostra urgente da necessidade de uma intervenção.
    ———————————————————————-
    Note que eu coloquei 3 pontos finais. A cada ponto final eu coloquei uma ligação, um retorno, entre os assuntos dos pontos finais, chamados conectivos (destacadas pelos *). No fim da introdução eu coloquei pequenos trechos que eu poderia destrinchar em meus desenvolvimentos (D1 e D2).
    Os desenvolvimentos por sua vez, seguirão mais ou menos a mesma lógica: PONTO FINAL –> CONECTIVO –> ARGUMENTAÇÃO
    Vai praticando isso que eu garanto que sua redação melhora.

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  4. Olá, tudo bem? Vou dar meus pitacos sobre o teu texto.
    Só alguns detalhes mais essenciais.

    |1° Parágrafo| Então, logo na primeira frase do primeiro parágrafo tu utilizou um período longo para estabelecer o primeiro contato do leitor com o teu texto. Além de correr um sério risco que incorrer em desvios (como foi o caso) e não ser conciso. Ainda não foi claro.
    “um modelo que pode ser estabelecido”
    “na teoria”
    “seguindo uma demanda e sendo organizado”
    Melhor seria fazer uma afirmação simples.
    Ex: A “uberização” se da através da precarização do trabalho, onde o trabalhador é refém dos contratos descentralizados.
    (Ou talvez trazer alguma relação histórica)
    Não precisar explicar tudo antes do ponto final, se usar um conector pode estabelecer relação com a frase anterior e seguir desenvolvendo o raciocínio.

    |2° e 3° Parágrafos| evitar repetições *(usar sinônimos)*
    “é um fato alarmante”
    “estado alarmante”
    “ou seja” “ou seja”

    Procurar manter os parágrafos com a mesma estética (quantidade de linhas próximas ou iguais, argumentação e problemática divida entre ambos)

    |4° parágrafo| caso seja pro Enem, detalhamento segue essa lógica >>> quem? *como se dará?* que consequências terá?

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  5. Competência 1 – 160 pts
    OBS 1.: Encontrei alguns erros ortográficos em sua redação. “demanda e sendo organizado pelas redes contratuais **descentrelizadas** “, seria “decentralizadas”. “Sabe-se que as leis trabalhistas foram **sacionadas** em 1943…”, seria “sancionadas”. Dica: “Sabe-se” é uma expressão ambígua e evasiva, considere procurar sinônimos como “é sabido”.

    Competência 2 – 120 pts
    OBS 1.: Não consegui achar sua tese, assim sua introdução é composta somente de argumentações e apresentações de fatos.
    OBS 2.: Também seus texto ficou muito desestruturado com a introdução tendo 7 linhas, o desenvolvimento 1 com 8 linhas , o desenvolvimento 2 com 3 linhas e sua conclusão também com 3 linhas. Tente planejar melhor sua redação para que os parágrafos fiquem com o número linhas mais organizados. Como por exemplo ter 7 linhas para a introdução e desenvolvimento 2, 8 para o desenvolvimento 1 e 7 para a conclusão.

    Competência 3 – 160 pts

    Competência 4 – 160 pts
    OBS 1.: Senti falta de alguns conectivos, como no primeiro parágrafo de argumentação.

    Competência 5 – 80 pts
    OBS 1.: Faltou o detalhamento nas duas proposta de intervenção e o efeito na primeira proposta de intervenção.
    OBS 2.: Também recomendo que reveja a estrutura da conclusão confesso que fiquei um pouco perdido lendo.
    Dica: Como ali eram duas proposta com o mesmo agente (Ministério da Educação) você poderia fundir as duas em 1 só. Como por exemplo:

    Sendo assim, medidas são necessárias para a alteração desse cenário, pede-se que o (1) Ministério da educação, (2) órgão responsável pela educação no país, (3) intervenha (4) formulando uma nova lei que acolha os funcionários informais e proporcione debates e visibilidade a tal assunto, (5) para que os jovens tenham a oportunidade de construir uma carreira consistente. Assim, o Brasil continuara à receber impostos e o trabalhador enfim terá seus direitos garantidos.

    1 – Agente
    2 – Detalhamento
    3 – modo/meio
    4 – ação
    5 – Efeito

    Total – 160 + 120 + 160 + 160 + 80 = 680 pts

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