A Uberização do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade

  • 0

Consoante o filósofo contemporanêo Zygmund Bauman, o mundo atual padroniza-se pelo termo cunhado “Modernidade Líguida”, onde a liquídez e sua volatilidade seriam características que vieram desorganizar todas as esferas da vida social como o amor, a cultura, o trabalho, etc, tal qual conhecíamos até o momento. Nessa perspectiva, a uberização do trabalho é um sistema economico que está cada vez mais presente no Brasil, onde ela se enquada na definição Modernidade Líquida, pois ela é caracterizada de ser uma tendência que visa tornar relaçoēs humanas mais facíl e rápida. Logo, em função dessa nova realidade, é imprencídivel que o Estado proporcione debates e mudança nas açoēs governamentais para que essa realidade não se torne um problema.

A príncipio, a falta de debate acerca a uberização do trabalho na era tecnológica é um fator que fragiliza a maximização dessa evolução trabalhista. Segundo o sociológo Jürgen Habermas  a linguagem é uma verdadeira forma de mudança, nesse ângulo, optando em usar a ação comunicativa gera mais razoabilidade, racionalidade e criticidade, representando uma alternativa à uma estratégia que seria voltada a ajudar estruturar uma sociedade sem conflitos e problemas. Assim, com a globalização da tecnologia foram surgindo novas formas de trabalho que precisa de ser mais falada no meio social.

Ademais, torna-se indispensável uma alteração na lei que objetive essa renovada interação trabalhista não se tornar uma precarização. De acordo com o Artigo 6 da Constituição da República Federal do Brasil, os seres humanos tem direitos naturais inalienáveis, na qual o governo tem que garantir. Nessa perspectiva, observa-se que a príncipal problemática acerca o tema é que as pessoas deixa de estar protegida pelas leis de trabalho, então, diante do fato, o Estado tem que mudar esse cenário.

Portanto, em vista do posicionamento assumido, o poder legislativo deve fórmular uma lei que proteja as pessoas que segue esse novo ramo e o Ministério da Educação deverá proporcionar debates na mídia, por meio de investimentos e colaboração de profissionais capacitados, com a finalidade de tornar a uberização do trabalho um meio que ajude à população. Com tal medida, é possível que o país vire uma referência no que tange os meios de trabalhos na era tecnologica e sua contribuição positiva no cenário social.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Bom dia

    Na introdução você começou a redação com repertório, que ficou bom mas não é necessário o aprofundamento da alusão. Você contextualizou bem o tema, mas não apresentou a tese de forma clara. E ao final desse parágrafo também não é legal você colocar que: …Estado proporcione debates… porque isso deve ser colocado na conclusão onde esta inserido a proposta do problema.

    Ainda sim você conseguiu argumentar e trazer bons repertórios nos parágrafos de desenvolvimento. No D1 e D2 não consigo ver nada errado.

    Gostei da sua proposta de intervenção, além das perguntinhas kkk está completa, apenas atente-se ao uso da vírgula e de períodos longos nos parágrafos.

    Continue praticando. BOA SORTE !!

    • 0
  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir conforme meus conhecimentos, ok!?
    Muito bom começar a redação com repertório, mas não precisa se aprofundar muito nele, pois você pode acabar ocupando as linhas da folha de redação com informações pouco necessárias. Você contextualizou bem o tema, mas não apresentou a tese de forma clara, que seria a falta de debate e a aplicação da lei pelo que eu entendi.
    Ainda sim você conseguiu argumentar e trazer bons repertórios nos parágrafos de desenvolvimento.
    Gostei da sua proposta de intervenção e ela está completa, apenas atente-se ao uso da vírgula em algumas situações.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.