A uberização do mercado de trabalho no Brasil

  • 1

É notório que uberização no mercado de trabalho no Brasil trazem benefícios a população, principalmente na questão da praticidade. No entanto, ele tem seus desafios. Nesse viés, há uma configuração de um grave problema, em virtude da má influência midiática e da omissão de leis.

A princípio, a má influência da mídia caracteriza-se como um complexo dificultador. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia – especialmente as redes sociais como Instagram e YouTube – contribui fortemente para empresa-aplicativo ao ser um meio de divulgar, muitas vezes, somente os benefícios da uberização, não demonstrando os efeitos que a nova modalidade de trabalho pode causar aos “funcionários”. Tais como: discriminação social, e alta carga horária para uma boa remuneração. Assim, gerando uma pressão psicológica aos motoristas de aplicativo.

Ademais, a uberização no mercado de trabalho no Brasil evidencia-se na falta de legislação. Nesse sentido, durante o governo de Getúlio Vargas, foi sancionada a CLT tida como um grande avanço para a época. Porém, nos dias atuais há uma necessidade urgente de uma legislação própria para o trabalho sob demanda. Ou seja, ao ser criada uma lei para proteção do trabalhador autônomo, é preciso que haja políticas públicas investimento massivo. Mas, sem que a regulamentação seja projetada para a população, o problema persiste.

Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para isso, o Ministério do Trabalho em,parceria com as midias de massa, deve promover palestras e debates sobre a uberização no mercado de trabalho – a serem webconferenciada nas rede social desse órgão – por meio de entrevista com os motoristas
de aplicativos e psicólogos, a fim que trazer mais lucidez sobre o tema e erradicar esse problema.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite. Sua redação está boa, porém te aconselho a fazer mais alusões, mais citações para enriquecer seus argumentos.
    Na conclusão faltou mais esclarecimento “lucidez sobre o tema”, diga qual o tema? “erradicar esse problema”. Que problema?
    Segue a nota:

    C1: 130 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 110 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 140 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 180 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 160 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 720.

    • 1
  2. Adorei a forma como desenvolveu o tema e os argumentos utilizados. Mas na conclusão, houve um erro ortográfico, no qual deve ser corrigido para “deveriam promover…” pq além de englobar os dois agentes, nao está no modo imperativo, que deve ser evitado nas redaçoes. Ainda na conclusão, você diz no final “… sobre o tema, e erradicar esse problema” faltou detalhar qual é o problema! Evite subjetividade no texto, e aproveite esse momento para detalhar a soluçao do desenvolvimento 1 ou do 2, de forma específica, atentando-se sempre, ao limite de 30 linhas! Boa sorte!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.