Iniciante

A UBERIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

  • 0

No século XVII, a Inglaterra foi pioneira na revolução industrial, processo esse que transformou radicalmente o mundo por meio da incorporação de tecnologias no setor industrial, nos bastidores desse processo, os trabalhadores foram obrigados a viver em situação análoga a escravidão, o que gerou diversos movimentos que foram conquistando direitos trabalhistas aos longos dos anos. No entanto, hodiernamente, os direitos conquistados por essa classe encontrar-se ameaçados para uma parcela de tupiniquins que por causa da instabilidade econômica foram obrigados a buscarem formas alternativas de conseguirem renda como por exemplo aderir ao fenômeno de uberização.

Em primeiro plano, urge analisar que, segundo dados do IBGE, aproximadamente 13,2 milhões de pessoas estão desempregadas, o que acabou forçando os brasileiros a mingrarem para a informalidade, causando dessa forma a adesão em massa dessas plataformas de entrega e mobilidade urbana que atualmente empregam milhões de pessoas no país.

Outrossim, a uberização consiste numa forma de trabalho terceirizado em que o colaborador oferta tanto sua mão de obra quanto o instrumento de trabalho enquanto as empresas-aplicativos disponibiliza seu nome como uma segurança aos consumidores. Assim, os trabalhadores que aderem esse arranjo são classificados como autônomos e terminam abdicando de direitos trabalhistas básicos para não torna-se um número entre tantos outros na taxa de desemprego.

Portanto, considerando as adversas situações que o Brasil enfrenta mediante a questão da uberização do trabalho como por exemplo o alto índice de desemprego e a ameaça aos direitos trabalhistas que essa classe estão sujeitas cabe ao Governo tomar medidas. Dessa forma, a Secretaria do Trabalho deve criar uma lei que irá regumentalizar os direitos dessa classe tal como aparatos de fiscalização, dessa forma melhorando as condições de trabalhos desse grupo.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, irei deixar umas considerações gerais sobre a sua redação. A introdução apresenta muitas informações, isso fica bem notório ao analisar que o 1° parágrafo ficou quase tão extenso quanto os de desenvolvimento, portanto algumas informações da introdução, poderiam ter sido melhores expostas no desenvolvimento.
    A conclusão ficou um pouco avulsa, é importante que os meios estejam bem colocados, como o meio que ira realizar, o intermédio pelo qual será realizado e por fim, uma solução coesa.
    Espero que essas considerações possam te ajudar.

    • 0
  2. Ola!!
    Você apresenta um bom domínio de informações, uma vez que se baseou em dados que dão credibilidade ao texto e desenvolve isso bem. No entanto, o texto dissertativo argumentativo exige que você exponha de alguma maneira um ponto de vista, seu texto acabou ficando expositivo demais e sem argumentações de onde você queria chegar com essas informações
    A dica que eu te dou é utilizar adjetivos, exemplo “Essa perspectiva infeliz..” ou “Essa triste realidade” como formas de vc marcar.
    Pense nos seus parágrafos como mini textinhos com começo, meio e fim
    –> Tópico frasal : Em primeiro plano, é válido ressaltar que…”, depois o seu repertório q justifica o problema que você vai abordar no paragrafo. Depois explica brevemente a relação disso com o tema, fazendo uma afirmação que exponha seu ponto de vista e, por fim, uma frase que fecha o paragrafo “Logo, é perceptível que..”
    – Sua tese precisa ser mais clara, principalmente por causa do projeto de texto
    —> Sobre sua intervenção: CUIDADO! Falar que o governo deve tomar medidas nao resolve o problema, voce deve se extremamente específica e nao genérica. A cartilha do enem sobre a C5 mesmo diz que os corretores NAO devem aceitar esse modelo de intervenção, ou seja, perde muitos pontos. Se dedique a isso pois só ela vale 200 pontinhos
    Continue praticando e se atente aos erros! Assim, em breve, chegará na nota máxima, sucesso !! <3

    • 0
  3. Bom dia! Sua redação está bem feita.
    Evite escrever palavras na redação com final ….ndo. Pois é gerúndio e deve ser evitado na redação do ENEM.
    Seu desenvolvimento e conclusão ficaram incompleto, treine redações completas e com mais critica nos desfecho final ai no meu canal no Youtube.
    Sucesso nas próximas redações…

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 140

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 140

    Nota Final
    640

    • 0
  4. Olá,bom dia !

    Sua redação apresenta um domínio gramatial mediano , com alguns erros de pontuação e concordância verbal . O repertório sociolcultural , mesmo que subdesenvolvido em relação aos argumentos , está bem abastecido de informações atinentes ao tema . O uso dos conectivos está muito bom . A proposta de intervenção foi sintetizada, faltaram detalhes em sua elaboração e , decorrente da primeira observação sobre o uso inadequado da pontuação , houve ambiguidade na intervenção .

    Nota : 650

    • 0
  5. Bom dia! espero que esteja bem.
    Comentário geral: sua redação é boa, mas precisa ser mais aprofundadas em cada paragrafo de desenvolvimento, vc consegui escrever com clareza, mas não deixa claro seu posicionamento sobre o assunto, ficou muito expositivo seu texto, a apresentação quanto ao numero de linha ficou desproporcional, sua Introdução ficou boa, mas ficou maior que os demais parágrafos. há algo no conclusão que me incomodou um pouco que foi ( Dessa forma, a Secretaria do Trabalho deve criar uma lei que irá regumentalizar os direitos dessa classe tal como aparatos de fiscalização, dessa forma melhorando as condições de trabalhos desse grupo.) nesse trecho final ficou meio ambíguo, Que classe? dos trabalhadores ou dos motoristas que usam o Uber? e também há um erro de digitação. a ambiguidade é gerada pela a distância do termo retomado.

    Espero ter ajudado é contribuído para seu conhecimento, Abraços.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.